quarta-feira, novembro 19, 2008

O jornalista Caco Barcelos estará na PUC neste final de semana.

* Nesta quarta-feira, 19 de novembro, em Brasília, a PUCRS assina um convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia - Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) referente à aquisição de equipamentos para o Instituto do Cérebro do Estado do Rio Grande do Sul (Inscer). A solenidade contará com a presença do ministro, Sergio Rezende, do Reitor da Universidade, Joaquim Clotet, do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Jorge Audy, do diretor do Instituto do Cérebro, Jaderson Costa da Costa, e do coordenador do Centro de Memória, Ivan Izquierdo. Na próxima semana, está prevista a assinatura, no Palácio Piratini, de outro convênio, desta vez com o Ministério da Saúde, voltado à construção do prédio do Inscer, que será instalado perto do Hospital São Lucas. O complexo terá o Centro de Diagnóstico e Pesquisa de Imagem Molecular, incluindo a tomografia por emissão de pósitrons (PET-CT), que disponibiliza imagens detalhadas do cérebro. A tecnologia é mais sensível para identificação precoce de câncer e resposta aos tratamentos quimioterápicos. Para a realização dos exames, serão produzidos materiais radioativos. O Inscer terá um cíclotron (acelerador de partículas), que ficará no mesmo local da PET-CT, pois os radioisótopos (como Flúor 18, Carbono 11 e Oxigênio 15) decaem em menos de duas horas (perdem a radioatividade). A expectativa é de funcionamento antes de 2010.
* O Núcleo Empreendedor da PUCRS promove a partir de sexta-feira, 21 de novembro, até domingo, dia 23, o "Fórum do Empreendedorismo". O evento, realizado em parceria com o Sebrae-RS, tem como objetivo apresentar reflexões e experiências relativas ao empreendedorismo no Brasil e no mundo, além de explorar suas potencialidades, limitações, sucessos, formação e capacitação. Dentre os palestrantes estão o professor de empreendedorismo do Centro John H. Muller, no Babson College de Wellesley (EUA), Andrew Zacharakis, e o jornalista Caco Barcellos, empreendedor pela sua trajetória e referência na formação de jovens jornalistas. A atividade ocorre simultaneamente à Feira do Empreendedorismo 2008. Na ocasião haverá a premiação dos vencedores do 2º Torneio Empreendedor da Universidade. As atividades estão inseridas na Semana Global de Empreendedorismo. Inscrições para o Fórum são limitadas, gratuitas, e podem ser feitas pelo telefone 0800-5700800 ou no site www.sebrae-rs.com.br/feiradoempreendedor.
* A Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto da PUCRS (Fefid) realiza neste sábado, 22 de novembro, um reencontro de diplomados. A programação inclui palestra sobre como ser empreendedor na área e um almoço por adesão no restaurante Vila Olímpica, no Parque Esportivo da Universidade, (avenida Ipiranga, 6690 - Porto Alegre). Confirmações pelo e-mail diplomadospucrs@pucrs.br até quinta-feira, 20 de novembro, ou pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 4701.

Nenhum comentário: