quarta-feira, novembro 19, 2008

Vencedor do Prêmio Santander é aluno da PUC

O estudante do curso de Engenharia de Controle e Automação da Faculdade de Engenharia da PUCRS Liangrid Lutiani da Silva foi o vencedor do Prêmio Santander de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação, com o trabalho sobre Tratamento de Efluentes. O anúncio foi feito na terça-feira, em cerimônia realizada em São Paulo. O Reitor, Joaquim Clotet, esteve presente. Foram contemplados dois graduandos e dois doutorandos com projetos de empreendedorismo e três doutores com pesquisas científicas de diversas regiões do Brasil. Cada vencedor recebeu prêmio no valor de R$ 50 mil para viabilização do projeto, além de certificado e troféu. Em parceria com os colegas Karion Guerra, do curso de Engenharia de Computação, e Pamela Catiuscia Rodrigues Martins, do curso de Nutrição da Universidade, o estudante desenvolveu uma proposta de empresa para oferecer uma ferramenta de monitoramento remoto para estações de tratamento de efluentes (ETE) industriais e agroindustriais. De acordo com o estudante, o produto da futura empresa, adaptado a uma ETE, permite o monitoramento das condições da água tratada que retorna ao meio ambiente. Tem como potenciais clientes todas as indústrias que utilizam água em seus processos e precisam se adequar as novas exigências ambientais, assim como entidades públicas responsáveis pelo tratamento de resíduos efluentes, aumentando a eficiência no controle deste descarte.
Realizados pelo Santander, com o desenvolvimento e a gestão do Universia Brasil, os Prêmios Santander de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação estão em sua quarta edição e visam estimular a atitude empreendedora e a pesquisa científica no meio acadêmico. Desde 2005, contemplaram 22 universitários e pesquisadores-doutores de todo o País. Este ano, o número de projetos inscritos cresceu 26% em relação ao ano passado: foram 1.912 contra 1.522 em 2007.
Os Prêmios Santander receberam 398 inscrições de candidatos do Sul do País (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), sendo 323 de Empreendedorismo e 75 de Ciência e Inovação, o que representa 21% do total de inscritos.

Nenhum comentário: