Translate

quarta-feira, julho 22, 2009

*Ingressar na Universidade e buscar estágios é apenas uma forma dequalificar-se até a conquista do diploma. A área de pesquisa, desconhecida ourelegada ao segundo plano por muitos graduandos, é uma alternativa qualificadapara marcar pontos no currículo, seja para seguir essa carreira ou para aprender a familiarizar-se com metodologias e processos, existentes em qualquer profissão. "O aluno que se dedica à investigação científica tem um diferencial. A pesquisa prepara quem quer se dedicar à vida acadêmica e auxilia na busca por colocação no mercado de trabalho", avaliza a professora Cleusa Scrofernecker, coordenadora do recém-criado Espaço Iniciação Científica da PUCRS, ou Espaço IC, como vem sendo chamado.
Dedicado especialmente ao estudante de graduação que deseja experimentar ou aprofundar-se no universo da investigação acadêmica, o local é a mais recente iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), estando vinculado à Coordenadoria de Pesquisa. Inaugurado em junho, está localizado no andar térreo do prédio 15, unindo-se ao ambiente da Central de Atendimento ao Aluno. Uma sala específica, com atendimento pessoal das 8h às 19h30min, foi destinada a informar sobre possibilidades de atuação em projetos, bolsas e orientações de eventos de IC, da PUCRS e de outras universidades. ¿Queremos consolidar a cultura de pesquisa da Universidade, o incentivo e o apoio à ampliação de atividades de Iniciação Científica junto aos alunos de graduação¿, projeta a professora. Ela acrescenta que boa parte do sucesso de um postulante a bolsa se deve à postura pró-ativa, identificando, em sala de aula, sua afinidade com determina das disciplinas e os docentes que mantêm projetos de pesquisa nessa área.

No 1.º Encontro de Bolsistas de Iniciação Científica, realizado em maio na Universidade, houve o lançamento do Espaço IC, com uma palestra sobre Ética e Pesquisa, ministrada pelo professor Ricardo Timm de Souza. Mais de 180 bolsistas compareceram ao evento que serviu para divulgar objetivos e atribuições da nova estrutura. Entre elas, está o suporte ao Salão de Iniciação Científica, principal atividade anual do segmento. Também estão previstas palestras e oficinas, tratando temas como ética, redação científica, apresentações em eventos etc. A primeira capacitação ocorre em julho, para qualificar os bolsistas quanto ao foco e à clareza da exibição de seus trabalhos, em PowerPoint, à banca do Salão, aproveitando da melhor forma o período previsto de dez minutos.
A PUCRS possui um sistema de Iniciação Científica com mais de mil alunos por meio de ações conjuntas com o CNPq (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica ¿ Pibic), Fapergs, FIERGS/IEL, empresas localizadas no Tecnopuc e bolsas da própria Universidade (BPA). Para o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Jorge Audy, "a PRPPG entende que a Iniciação Científica é o principal mecanismo de integração entre a pesquisa, o ensino e a extensão, que constituem a missão central de uma Universidade. A Iniciação prepara os estudantes para os maiores desafios que a sociedade apresenta aos nossos egressos: aprender a aprender, ou seja, pesquisar e resolver problemas em um ambiente complexo e integrado por meio de redes de conhecimento". O Espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h30min, no térreo do prédio 15 do Campus Central da Universidade, na avenida Ipiranga, 6681. Contatos pelo telefone (51) 3353 -7719.

Nenhum comentário: