Translate

quarta-feira, julho 22, 2009


*O roteiro do "Viva o Centro a Pé" será estendido ao bairro Moinhos de Vento no próximo sábado, 25. A saída ocorrerá às 10h, no totem Caminho dos Antiquários, na rua Demétrio Ribeiro, em frente à Praça Daltro Filho, no encontro das ruas Coronel Genuíno e Marechal Floriano. Os participantes da caminhada orientada serão levados ao Moinhos de Vento em ônibus da Carris. O roteiro completo (leia no box) tem duração prevista de duas horas.
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com ou pelo telefone (51)3289-3738. As inscrições por e-mail devem ser feitas até o dia 24, às 14h. É solicitado aos participantes a doação de um quilo de alimento não-perecível. Os alimentos serão destinados a instituições do município. Haverá caixas para o recolhimento no ponto de saída da caminhada.
O passeio será orientado por Silvio Belmonte de Abreu Filho, arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura da Ufrgs (1975), mestre pela Université de Paris I Panthéon-Sorbonne (1979), doutor em Arquitetura pela Ufrgs (2006) com a tese "Porto Alegre como Cidade Ideal: Planos e Projetos Urbanos para Porto Alegre", professor e pesquisador da Ufrgs e representante da Universidade no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA).
Caminho dos Antiquários - A feira Caminho dos Antiquários integra os programas do governo municipal. Com o objetivo de revitalizar a área central, o espaço repleto de lojas de antiguidades foi transformado em uma grande feira a céu aberto. A rua Marechal Floriano, entre a Fernando Machado e a Demétrio Ribeiro, é fechada e as lojas colocam seus produtos na rua. As caminhadas do Viva o Centro a Pé são realizadas duas vezes por mês, sempre aos sábados, orientadas por professores especialistas em história ou arquitetura. Esta edição é realizada pelas secretarias do Planejamento Municipal (SPM) e da Cultura (SMC), Programa Viva o Centro e Gabinete da Primeira-Dama, com apoio da Carris.
RoteiroSaída do totem do Caminho dos Antiquários às 10h, em ônibus da Carris. Parada na Praça Júlio de Castilhos e rua Jardim Cristofel, com caminhada até a hidráulica do Moinhos de Vento (Departamento Municipal de Água e Esgotos), com visitação interna. Depois, roteiro a pé pelas ruas Fernando Gomes, Barão de Santo Ângelo, Hilário Ribeiro, Luciana de Abreu e Santo Inácio até o belvedere do Morro Ricaldone, e praça Maurício Cardoso. A confirmar visitação à Associação Leopoldina Juvenil.


Nenhum comentário: