sexta-feira, outubro 23, 2009

No "Seminário Economia às 5:30" desta segunda-feira, 26 de outubro, o professor da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia PUCRS (Face) Osmar Tomaz de Souza ministrará a palestra "Desenvolvimento e meio ambiente na região metropolitana de Porto Alegre". A atividade é promovida pela Face e será realizada às 17h30min no auditório do 9º andar do prédio 50, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3688.
...
Seminário internacional sobre a história da literatura ocorre na PUCRS

Estão abertas as inscrições para a oitava edição do "Seminário Internacional de História da Literatura", que será realizado entre 27 a 29 de outubro. Renomados pesquisadores e professores do Brasil e do exterior vão debater assuntos da área em conferências, mesas-redondas, sessões de comunicação e workshops.
No dia 29 de outubro às 18h, o jornalista e escritor Laurentino Gomes, autor da obra "1808", fala do tema "O desafio da linguagem na democratização do conhecimento". As atividades ocorrem no auditório do prédio 9, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
Inscrições de trabalhos pelo site www.pucrs.br/eventos/historiadaliteratura ou na na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade, sala 201 do prédio 40, até esta quinta-feira, 15 de outubro. Para participar como ouvinte é possível se inscrever até o dia da atividade.
O seminário é promovido pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Letras. Informações no site citado ou telefone (51) 3320-3680.
...
Biodiversidade e evolução é tema de palestra gratuita
A próxima palestra que integra a exposição (R)Evolução de Darwin, abordará "Biodiversidade e evolução". Será nesta terça-feira, 27 de outubro, às 18h30min, no auditório do prédio 50 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Participa como ministrante o professor da Faculdade Biociências Eduardo Eizirik. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site www.pucrs.br/mct/evolucao. Informações adicionais pelos telefones (51) 3320-3680 ou 3320-3521.
O MCT funciona de terças a domingos, das 9h às 17h, e a e exposição (R)Evolução de Darwin pode ser visitada até o primeiro semestre de 2010. Informações sobre atividades da PUCRS na temática Darwin podem ser encontradas no site citado.
...
Universidade realiza Encontro Brasileiro sobre o Ensino de Engenharia Química
Entre os dias 8 e 11 de novembro a PUCRS promove o "13º Encontro Brasileiro sobre o Ensino de Engenharia Química" (ENBEQ), que reúne todos os cursos de Engenharia Química do Brasil e que pela primeira vez é organizado por uma universidade privada. O objetivo do encontro é instigar discussões nos diversos aspectos da área de Engenharia Química (EQ) e de sua formação profissional. É promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ), com realização bianual, e conta com a participação de docentes dos cursos de graduação e de pós-graduação em de diversas universidades do país, profissionais interessados no ensino de EQ e representantes discentes.
Participarão como palestrantes o professor da Universidade de Baia Blanca (Argentina) Estebán Brignoli e o Diretor da Unidad de Desarrolo Tecnológico da Universidad de Concepción (Chile), entre outros. O encontro tem como tema "Engenharia Química na América Latina" e será realizado no Hotel Continental, em Canela/RS. Outras instituições que realizaram o evento foram UNICAMP, COPPE-UFRJ, UFMG, UFSC, UFRGS, UFSCar, UFU, UEM, UFCG e USP.
As inscrições podem ser realizadas pelo site www.pucrs.br/feng/enbeq. Outras informações pelo telefone (51) 3353-4838.

Nenhum comentário: