sábado, outubro 24, 2009

O Festival de Cinema de Porto Alegre (CEN) segue sua programação até o sábado, 24, quando serão conhecidos os filmes vencedores da sua sexta edição. No total, serão concedidos 16 prêmios para os filmes em competição nas mostras de Longas, Curtas e Médias-metragens e ainda da Mostra Aula de Cinema. Às 19h30, acontece a pré-estreia de Stingray Sam (2009), de Cory McAbee (EUA). Logo após, às 21h, acontece o encontro de premiação do CEN 2009.
O júri oficial, composto por Cezar Migliorin, Christian Saghaard, Maria Helena Bernardes, Maria Henriqueta Satt e Lina Chamie, escolherá o Melhor Longa e o Melhor Curta ou Média-metragem do festival este ano. Além disso, deverá criar seis categorias de premiação, dentro destas duas mostras, e eleger os respectivos filmes escolhidos para receber os prêmios acompanhados por uma justificativa.
Já o júri popular concede os prêmios de 1º e 2º lugar para Melhor Longa, Melhor Curta ou Média-metragem e ainda o melhor filme da Mostra Aula de Cinema, com trabalhos realizados em universidades, cursos e oficinas de cinema. Para completar, os participantes da Oficina de Crítica Cinematográfica - este ano ministrada pelo jornalista Daniel Feix - definem o Melhor Longa a receber o Prêmio da Nova Crítica. Por fim, o filme, pessoa ou acontecimento que melhor traduzir a semana do festival este ano será premiado pela organização do festival com o troféu CineEsquemaNovo.
Os premiados do CEN 2009 participarão de uma mostra itinerante nas lojas da Livraria Cultura de Porto Alegre, São Paulo (Bourbon Pompéia), Campinas, Recife e Brasília, entre os dias 29 e 31 de outubro. A sexta edição do Festival de Cinema de Porto Alegre ocorre de 17 a 24 de outubro. O dia do encerramento contará ainda com um debate entre cineastas, a partir das 16h na Sala P. F. Gastal, da Usina do Gasômetro. Confira a programação completa no site www.cineesquemanovo.org. (Coletiva.Net)

Nenhum comentário: