quarta-feira, outubro 21, 2009

"Uma nova aventura está começando". Foi com essa frase que o coordenador do Núcleo Empreendedor e responsável pelo Torneio Empreendedor, Luís Humberto Villwock, deu a largada para a terceira edição do evento. A recepção aos participantes contou com a presença do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS, Jorge Audy. Para ele, o torneio deriva de um dos eixos estratégicos da gestão atual da Universidade, a busca pela inovação e o empreendedorismo. "Vocês estão aqui porque a semente do empreendedorismo foi lançada, agora, esperamos que germine e todos possam desenvolver seus projetos. Quem tem vontade de fazer a diferença atua na linha de frente e é capaz de gerar riqueza para o país. Espero que vocês aprendam muito e se divirtam. Boa sorte a todas as equipes", falou Audy aos estudantes que estiveram presentes no Campus Central da Universidade na manhã do último sábado, 17 de outubro.
Foram 39 equipes inscritas, totalizando 127 acadêmicos de 22 cursos diferentes: administração de empresas, administração - ênfase em comércio internacional, administração - ênfase em empreendedorismo e sucessão, administração - ênfase em gestão de tecnologias da informação, administração - ênfase em marketing, arquitetura, ciência da computação, direito, economia, engenharia civil, engenharia de computação, engenharia de controle e automação, engenharia elétrica - eletrônica, engenharia de produção, geografia, nutrição, odontologia, pedagogia, publicidade e propaganda, química, serviço social e turismo.
Villwock explicou a dinâmica da competição e falou a respeito de empreendedorismo no país. "O empreendedorismo sofreu uma mudança de paradigmas. Não é mais por necessidade, mas por oportunidade que se abre uma empresa e se constrói um projeto. O Brasil está na quinta colocação entre 42 países com perfil empreendedor e o jovem é o que mais aposta nessa ideia. Por isso, nós estamos na terceira edição do Torneio, acreditamos em vocês e nos projetos que prezam a inserção social, preservação ambiental, sustentabilidade, inovação. Todos têm chance para ser tornar empreendedor de sucesso, e nós vamos disponibilizar os instrumentos para que isso se torne realidade. Mostrem as suas boas ideias para a sociedade e sejam promotores de mudanças".
Para as estudantes Gisele Palavro, 6º semestre de Nutrição, e Tatiana Hossein, 6º semestre de Pedagogia, integrantes da mesma equipe, o Torneio vai ser uma possibilidade para colocar em prática uma ideia que surgiu quando elas participaram do Projeto Rondon. "Estamos amadurecendo o negócio, que será relacionado com gestão de projetos educacionais", relata Gisele. Paola Falceta, 6º semestre de Serviço Social, percebeu que falta capacitação de professores para promoção de saúde e prevenção de drogas, então ela voltou sua ideia para a gestão social. "Na área em que vou atuar o empreendedorismo não é uma constante, não temos o impulso para abrir uma empresa ou consultoria, mas eu me interessei desde o início e espero chegar longe no Torneio", fala Falceta.
Liangrid Lutiani, estudante de Engenharia de Controle e Automação, pode ser considerado um veterano em competições e é um exemplo de perseverança. Ele participou do 1º Torneio Empreedendor com a colega Pâmela Martins, do curso de Nutrição; na edição passada ficou na terceira colocação. Liangrid desenvolveu uma tecnologia para estações de tratamento de efluentes industriais e agroindustriais e conquistou o Prêmio Santander de Empreendedorismo e Inovação, em nível nacional. Dessa vez, repete a dupla com Pâmela e traz um projeto para estruturar a Associação dos Alunos Empreendedores da PUCRS. "Vamos dar apoio aos alunos, trocar ideias e experiências, além de incentivar abertura do próprio negócio e auxiliar no planejamento. Como disse o professor Villwock, participar do Torneio muda nossas vidas, são outros valores a partir de agora", finaliza Lutiani.
Os consultores do Sebrae/RS, Carlos Henrique Corrêa e Marcos Lutero, prestaram assessoria às equipes, que foram divididas em dois grandes grupos e receberem as primeiras orientações para elaborar o plano de negócios. O curso de capacitação terá continuidade nos próximos dois sábados, 24 e 31 de outubro. No dia 6 de novembro, as dez equipes semifinalistas serão anunciadas no site www.pucrs.br/eventos/torneioempreendedor. Elas farão uma apresentação do plano à comissão de professores que vai avaliar e escolher os três vencedores. A solenidade final, com premiação de R$ 19 mil em bolsas de estudo e o direito a pré-incubação na Incubadora Multissetorial de Empresas de Base Tecnológica da PUCRS - Raiar, que integra o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Universidade (Idéia) e a Rede Inovapuc, acontece em 17 de novembro. O 3º Torneio Empreendedor tem apoio d e CaixaRS, Sebrae/RS, Idéia/Raiar e Fijo.
Para acompanhar o 3º Torneio Empreendedor no Twitter, o endereço é twitter.com/3torneioemp.

* Texto produzido por alunos da disciplina de Assessoria de Imprensa da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS
...
Famecos promove Curso de Desenho de Imprensa
Reconhecer a teoria e desenvolver na prática o desenho de imprensa, que tem como principal produto a charge, são alguns dos objetivos do Curso de Extensão Desenho de Imprensa. A atividade será ministrada pelo chargista Neltair Abreu, o Santiago, e a promoção é da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos). Os encontros, voltados a estudantes de comunicação social e público em geral, serão realizados entre os dias 7 e 28 de novembro, sempre aos sábados, das 9 à 12h. Dentre os conteúdos previstos estão "Contexto Histórico da Charge"; "Teoria e Prática" e "Mostra de Charges Históricas e Discussão".
As inscrições podem ser realizadas na Pró-Reitoria de Extensão, sala 201 do prédio 40, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Estudantes da Universidade e diplomados têm desconto. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3680, pelo site www.pucrs.br/cursoseeventos e e-mail proexsecretaria@pucrs.br.
...
O duplo na Literatura analisa Carlos Fuentes
O próximo encontro do ciclo de palestras "O Duplo na Literatura: 200 anos de Nicolai Gogol e Edgar Allan Poe" abordará o tema "O duplo em Carlos Fuentes". Ministrada pela professora da Faculdade de Letras da PUCRS (Fale) Regina Kohlrausch, a atividade ocorre na quinta-feira, dia 22 de outubro, das 17h30min às 19h, na Arena do Centro de Referência para o Desenvolvimento da Linguagem (Celin), 2º andar do prédio 8, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca, mediante doação de um livro de literatura. Informações adicionais e programação pelo telef one (51) 3353-8280.
...
Dieta de Darwin é tema de curso
A Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da PUCRS (Faenfi) realiza na segunda-feira, 9 de novembro, das 19h30min às 22h30min, o curso de extensão "A dieta de Darwin". Ministrada pela professora da Faenfi Raquel Dias e pela chef Juliana Machado, a atividade busca resgatar a importância que a alimentação teve na evolução da espécie humana e mostrar a vida de Darwin através do livro de receitas criado por Emma Darwin, esposa do cientista. Durante as aulas práticas, os alunos irão assistir a preparação de alguns pratos baseados no livro de Emma, além de degustá-los.
Informações e inscrições na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre) ou pelo telefone (51) 3320-3680.
...
Centro de Microscopia e Microanálises inaugura novas instalações
Nesta quinta-feira, 22 de outubro, o Centro de Microscopia e Microanálises da PUCRS (CEMM) comemora seus dez anos inaugurando novas instalações. O Centro teve sua área duplicada, o que possibilita ampliar a realização de pesquisas alocadas no local, duplicar as vagas do curso de extensão que oferece na área, disponibilizar o local para a realização de aulas de graduação para até 20 alunos, além de instalar equipamentos que antes não contavam com um espaço especial. O CEMM também ganhou uma área de preparação de amostras.
O Centro tem como objetivo atender a comunidade universitária nos trabalhos relacionados à microscopia eletrônica dos cursos de graduação e pós-graduação, além de melhorar a qualidade das pesquisas desenvolvidas na Universidade. O evento será às 10h na sala 1, bloco B do prédio 30, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações complementares no site www.pucrs.br/cemm e telefone (51) 3353-4490.
...
Quinta-Feira é + Comércio Internacional aborda seguro de crédito à exportação
O projeto "Quinta-Feira é + Comércio Internacional" desta quinta-feira, 22 de outubro, terá a palestra "Seguro de Crédito à Exportação: ferramenta útil em tempos modernos". A atividade ocorre às 18h e será ministrada pelo diretor comercial para região sul da Credit Insurance Brokers Hugo W. Carson. O encontro é organizado pelo coordenador do Departamento de Administração da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS (Face), Sandro Cé, com encontros previstos a cada quinze dias.
A entrada é franca e o evento ocorre no auditório do 9º andar do prédio 50, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações pelo telefone (51) 3320-3547.
...
Gestão em farmácia é tema de palestra
A Faculdade de Farmácia da PUCRS realiza na próxima quinta-feira, 29 de outubro, palestra do programa "Conversando com Diplomados". Na ocasião, o farmacêutico José Vicente de Souza, diplomado pela Universidade em 2006, falará sobre o como a gestão em farmácia pode se tornar uma aliada do farmacêutico. A atividade ocorre das 19h30min às 21h na sala 704 do prédio 12A, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações adicionais pelo telefone (51) 3353-4601 ou e-mail farmacia@pucrs.br. A entrada é franca.

Nenhum comentário: