sábado, junho 21, 2008

Um atentado aos nossos ouvidos

Rodaika: que vozinha...

Voz, na televisão, é tão importante quanto a imagem - mas parece que isso não vale no nosso Estado. Ligue a tevê e confira: no Jornal do Almoço tem aquela Rosana não sei do quê: a moça, além de não ser nenhuma miss, (até aí tudo bem) parece que fala pela barriga, ou que tem uma batata quente entalada na boca. Na TVCOM, Canal 36, a coisa é ainda pior: uma menina que tem o exótico nome de Rodaika (parece marca de pneu) apresenta uma voz tão esganiçada, tão aguda, que nem dá pra chamar de voz e sim de cacofonia. E um outro garoto, que apresenta o programa Patrola, na RBS, simplesmente agride os nossos ouvidos - na minha opinião, ele e essa Rodaika são as vozes mais belas da televisão brasileira. Eles e o Jerry Lewis.
Porém, o pior mesmo é quando a gente fala do tempo. Hoje, os meteorologistas estão com tudo, são quase astros da mídia. Pois tem um, de sobrenome Kuhn (deveria ser proctologista), o "homem do tempo", que todo santo dia (deve acordar às 3 da manhã) está nas rádios da RBS, dando o boletim e apresentando suas previsões, sempre usando o "eu" para tudo. Bom, esse sujeito é o cúmulo, e a gente não sabe se dá risada ou desliga o rádio - comparativamente, o som que ele emite é parecido com os guinchos dos babuínos do Quênia quando estão melindrados ou ofendidos - vou usar essa figura na falta de outra pior.
Admiro dois tipos, nesses casos - os que têm bons dentes e os que têm boa voz. Acho, entretanto, que esse pessoal de televisão e do rádio deveria passar antes pelo consultório de uma fonoaudióloga, para educar a voz e não agredirem tanto os telespectadores. No meu tempo de guri, diziam que, pra engrossar a fala, a gente deveria comer giz. Demóstenes, o grego, o falastrão, um tribuno do porte do Pedro Simon (verdade!), era gago de nascença, mas aprendeu a falar direitinho colocando pedrinhas na ponta da língua e fazendo discursos para as ondas do mar:"Trabalhadores atenienses!". Fácil assim. (Conselheiro X.)

Um comentário:

Unknown disse...

Concordo totalmente contigo, especialmente em relação a Rodaika e ao Iko Thomas, do Patrola (aliás, programinha bem chato). E pensar que deve ter tanta gente boa que merecia uma oportunidade na TV.
Sou morador da Guilherme Alves e gostei muito do blog.