sábado, agosto 02, 2008

* Você sabe o que significa oxímoro, dêixis e anáfora? São alguns dos recursos de linguagem que serão explicados nos encontros do projeto "O que é?", organizado pela Faculdade de Letras da PUCRS (Fale). A atividade busca apresentar temas relacionados à Lingüística e Literatura, por meio de aulas expositivas e dinâmicas, utilizando exemplos práticos para esclarecer dúvidas. Todos os temas foram levantados por professores da Fale, a partir de dificuldades expostas pelos alunos em sala de aula. Os encontros serão realizados sempre das 18h às 19h na sala 305 do prédio 8, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). O próximo será no dia 5 de agosto e abordará Fone e fonema, fonética e fonologia, ministrado pela professora Letícia Farias. No dia 19 de agosto, o assunto será Dêixis e Anáfora e no dia 28 de agosto serão explicadas as Formas da narrativa: autobiografia, autoficção, diário, romance epistolar. Também haverá palestras nos meses de setembro, outubro e novembro. As inscrições, gratuitas, serão feitas nos horários e datas dos encontros. Outras informações e a programação completa podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3676, ramal 8277.
* A PUCRS sediará no próximo sábado, dia 9 de agosto, das 8h às 18h, o "Workshop Nutrição Esportiva & Treinamento". A atividade gratuita é realizada pela Probiótica Laboratórios, atuante no mercado de suplementos alimentares, e tem apoio do curso de Nutrição da Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da Universidade (Faenfi). Na ocasião, serão abordados temas como importância da nutrição esportiva, marketing esportivo, técnicas avançadas de treinamento, entre outros. Também será realizada mesa-redonda com os palestrantes Marcelo Bella, especialista em Marketing Esportivo, Fernando Marques, bodybuilder e treinador, Rodolfo Peres, professor e nutricionista esportivo, Erico Caperuto, médico fisiologista do esporte, e Paulo Muzy, médico ortopedista, traumatologista, fisiologista e biomecânico do exercício. O encontro será realizado será realizado no auditório térreo do prédio 50, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Inscrições podem ser feitas na secretaria do curso de Nutrição, 8º andar do prédio 12. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3646.
* O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS realiza mais uma edição do ciclo de conferências "Projetos de Filosofia - Pensadores". Na próxima sexta-feira, dia 8 de agosto, será apresentada a palestra Levinas: uma introdução ao seu pensamento, ministrada pelo professor Pergentino Pivatto. O encontro ocorre às 14h30min no auditório do 9º andar do prédio 50, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). O ciclo, que será realizado até outubro, busca apresentar ao público, em linguagem acessível, as pesquisas desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade e sua relevância para os desafios da contemporaneidade. A entrada é franca mediante doação de um brinquedo novo (R$1,99). Informações adicionais pelo e-mail filosofia-pg@pucrs.br ou pelo telefone (51) 3320-3554.
* O "Diário do Campus", revista eletrônica da PUCRS exibida na televisão e na Internet, estréia um novo formato nesta segunda-feira, 4 de agosto. O programa vai ao ar às 20h50min na UNITV, canal 15 da NET, e também diariamente na capa do site da PUCRS. A nova proposta editorial surgiu em comemoração aos cinco anos de programa e também do Centro de Produção Multimídia da Faculdade de Comunicação Social (Famecos), onde o Diário do Campus é produzido, em parceria com a Assessoria de Comunicação da PUCRS (Ascom). A idéia é aproximar cada vez mais a comunidade acadêmica - professores, estudantes e funcionários - das notícias da Universidade, através de uma afinidade estética com a identidade visual da PUCRS, além da adoção de uma linguagem mais voltada ao público jovem. Uma das novidades são os novos canais de interatividade, como a criação do quadro ¿Eu no Diário¿, em que o público da Instituição pode enviar vídeos caseiros com dicas de leitura ou contando como é a sua faculdade ou local de trabalho. Há cinco anos são os próprios estudantes da Faculdade de Comunicação Social que apresentam, produzem, editam e finalizam o conteúdo da revista eletrônica, com a orientação de professores e com o suporte de técnicos. De acordo com o coordenador do Centro de Produção Multimídia, Eduardo Pellanda, a idéia é que os alunos tenham a oportunidade, dentro da universidade, de colocar em prática, diariamente, o que aprendem em sala de aula. Além disso, a redação onde os estudantes trabalham é também um centro de pesquisa em produção audiovisual, que experimenta novas possibilidades digitais no fluxo de produção. O projeto deu tão certo que, em cinco anos, mais de 50 estudantes já passaram pelo estágio e, a maioria deles, atualmente, têm excelentes colocações no mercado de trabalho. Sugestões de pauta, críticas, elogios e outras mensagens podem ser encaminhadas ao e-mail diariodocampus@pucrs.br.
* A PUCRS dará início ao segundo semestre letivo de 2008 nesta segunda-feira, 4 de agosto, recebendo cerca de 30 mil alunos de graduação e pós-graduação. No dia 21 de agosto é a vez dos novos alunos serem recebidos de forma divertida no "Stand Calouros", um ambiente de lazer, troca de experiências e acolhida. É um espaço de convivência entre os acadêmicos, onde eles podem esclarecer dúvidas, conversar, realizar atividades de arte, música, jogos e integração com a comunidade universitária.

Nenhum comentário: