sexta-feira, setembro 05, 2008

* O Acampamento Farroupilha abre oficialmente domingo, 7, às 18h, com o acendimento da Chama Crioula na área central do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia). Mas o público já pode conferir as atrações do evento, que está com a infra-estrutura quase concluída. No local, estão acampadas 386 entidades. Além dos piquetes, o Acampamento conta com restaurantes, bares, quiosques com lanches, padaria, açougue e feira de artesanato. Também podem ser conferidas atrações musicais e provas campeiras.
A praça de alimentação do evento apresenta como novidade dois restaurantes típicos. Um de culinária gaúcha tradicional, localizado próximo ao Centro de Eventos. Outro de culinária litorânea, que fica próximo a uma das entradas do evento, perto do Galpão das Cuias. O cardápio apresenta anchovas, filés e tainhas na brasa. Ao todo, são 28 pontos de comercialização. A feira de artesanato terá 60 estandes comerciais, dez a mais do que na edição anterior. Pela primeira vez, será instalada uma cozinha experimental, onde serão elaborados pratos típicos para que o público confira o preparo. No mesmo local, foi montada uma área de paisagismo, com a representação dos símbolos gaúchos, tema da Semana Farroupilha deste ano: a Bandeira, o Hino e as Armas; Erva-mate e Chimarrão; o Quero-quero (ave); a flor Brinco-de-princesa; o Cavalo Crioulo; a planta medicinal Macela e o churrasco. A feira oferecerá artigos de couro, artesanato, facas, malharia, vestuário típico adulto e infantil, móveis rústicos, utensílios da culinária gaúcha, livros e discos nativistas.
A feira do livro é outra novidade na programação do Acampamento Farroupilha. Serão quatro expositores associados à Câmara Rio-Grandense do Livro, além de uma barraca do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Denominada de Piquete da Leitura, a área fica localizada em um espaço em frente ao Centro de Eventos da Cultura Gaúcha, sobre o espelho d´água. Terá exclusivamente livros centrados na temática gauchesca e será complementado por um espaço para a realização de apresentações culturais, onde ocorrerão encontros com autores, saraus, rodas de chimarrão e contações de histórias, entre outras atividades. Funcionará das 10h às 22h.
* A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) abre postos volantes neste final de semana para imunizar as pessoas que ainda não participaram da Campanha Nacional de Vacinação para Eliminação da Rubéola do Brasil. Amanhã, 6, equipes da Vigilância em Saúde estarão numa grande ação no Complexo Beira-Rio para realizar a vacinação nos torcedores que vão assistir ao jogo Inter x Portuguesa. A atividade será das 14h às 18h30. O Programa de Saúde da Família Castelo também estará com posto volante na comunidade e na Creche Castelo, das 8 às 17h. No domingo, 7, haverá vacinação no Parque Farroupilha (Redenção), das 9h às 16h, com atividades para atrair o público de 20 a 39 anos. Haverá atrações cênicas, e balões serão distribuídos às crianças para lembrar os pais que precisam se vacinar. A SMS também abre o posto de vacinação no Acampamento Farroupilha, na administração do Parque Harmonia, no mesmo horário.
* O projeto "Fé & Cultura" realiza na próxima terça-feira, 9 de setembro, a palestra "Educação, Cultura e Universalização" - Objetivos da Unesco para o Milênio", com os professores da PUCRS das Faculdades de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH), Ricardo Mariano, e Teologia (Fateo), Érico Hammes. O projeto realiza encontros mensais que buscam reforçar a importância do diálogo sobre o progresso da ciência e sobre sua aplicação para o bem da humanidade, aprofundar os princípios da fé católica, e ajudar nas tarefas da pesquisa, da docência, da educação e da sua própria gestão. O encontro tem entrada franca e começa às 18h15min no auditório do prédio 9, no Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Outras informações pelo site www.pucrs.br/feecultura ou e-mail feecultura@pucrs.br.
* O Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Informática da PUCRS realiza mais uma palestra dos "Seminários PET-Inf". A atividade, ministrada pelo professor Alfio Martini, acontece nesta segunda-feira, dia 8 de setembro, às 14h, e abordará o tema "Notas Introdutórias sobre Interoperabilidade Formal". O encontro esclarecerá os conceitos fundamentais necessários para a descrição e integração da arquitetura de sistemas heterogêneos, assumindo que as diversas partes da arquitetura desse sistema são descritas por meio de especificações formais (especificação que usam alguma variante da linguagem da lógica matemática). Os seminários do PET-Inf são eventos onde professores, mestrandos e doutorandos realizam apresentações técnicas ligadas à informática, que abrangem conteúdos de artigos, experiências, realizações e projetos de pesquisas na área da computação. As apresentações são divididas por áreas, organizadas em blocos temáticos, proporcionando uma maior extensão das discussões sobre os temas. A entrada é franca e não é necessária inscrição prévia. O encontro ocorre no auditório 517 do prédio 32, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações complementares pelo site www.inf.pucrs.br/~petinf ou pelo e-mail petinf-l@inf.pucrs.br.
* O Programa de Pós-Graduação em Direito da PUCRS, por meio do Departamento de Propedêutica Jurídica e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Fundamentais, promove o painel internacional "Dignidade da Pessoa Humana" na próxima terça-feira, 9 de setembro, às 19h. Será no auditório térreo do prédio 11, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). O encontro contará com importantes nomes da área, como o professor-adjunto de Direito Público, Filosofia do Direito, História do Direito Público e Sociologia Jurídica da Universidade de Heidelberg Stephan Kirste, que abordará o tema "Pessoa e Dignidade"; o doutor em Direito pela Universidade de Granada, com méritos e menção de Doutor Europeu (2001), Miguel Azpitarte, que abordará a "Dignidade da Pessoa Humana" e a "Tutela dos Direitos Fundamentais"; e o Doutor Honoris Causa pelas Universidades de Tessalônica, Granada, Lima, Brasília e Lisboa, Peter Häberle, que falará sobre "Dignidade da Pessoa Humana, Cultura e Democracia". Inscrições e informações adicionais na Pró-Reitoria de Extensão, sala 201 do prédio 40, e pelo site www.pucrs.br/cursoseeventos.
* O Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS, em conjunto com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH), promove o simpósio "A Globalização do Pensamento Libertário: imagens e representações de Garibaldi em movimentos internacionais". O objetivo principal do evento é registrar a passagem do bicentenário de nascimento de Garibaldi, como personagem destacado na história latino-americana e européia, ao integrar ações internacionais que analisarão diferentes contextos em que atuou. Haverá painéis com especialistas de várias partes do mundo, além da presença de Anitta Garibaldi Jallet, bisneta de Garibaldi, professora das Universidades de Siena e LUISS e diretora administrativa do Museu da Família Garibaldi, em Roma. O público-alvo abrange professores universitários, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores em História, Antropologia, Ciências Sociais, Letras e Comunicação Social e outros profissionais, como museólogos e arquivistas, e a comunidade em geral. As atividades realizadas na Universidade representam a última etapa de um grande evento internacional, cujo primeiro momento desenvolveu-se na Universidade de Urbino, na Itália, em novembro do ano passado, e o segundo desenvolveu-se na University of South Caroline, em Colúmbia, nos Estados Unidos, no mês de abril deste ano. O Simpósio ocorre de 10 a 12 de setembro de 2008, no auditório do prédio 9, no Campus Central da Instituição (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Inscrições e informações adicionais sobre a programação, organização e mapas de localização podem ser obtidas no site www.pucrs.br/eventos/garibaldi.
* A dificuldade em encontrar doadores de sangue está hoje sendo contornada pelo amadurecimento de uma técnica para retirada de baço em pacientes portadores de uma doença rara, que se caracteriza pela formação de anticorpos que agem contra os próprios tecidos do organismo. A doença faz com que o sangue não coagule por falta de plaquetas, abrindo uma janela para hemorragias e infecções, podendo estar associada ao lúpus e HIV. A pesquisa, desenvolvida por um grupo de especialistas do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da PUCRS, coordenada pelo professor e médico do Hospital São Lucas da PUCRS, Plínio Carlos Baú, aplicou o método denominado embolização, - procedimento que bloqueia o fluxo sangüíneo da artéria esplênica (que irriga o baço), evitando assim, a necessidade de transfusão de sangue antes e depois da cirurgia de retirada do órgão. Os especialistas conquistaram o primeiro lugar nacional, na categoria especial, entre os 342 trabalhos que concorreram no Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica, realizado, recentemente, em Búzios, no Rio de Janeiro. No período de outubro de 1999 a março de 2006, 27 pacientes foram submetidos ao procedimento pré-operatório, pela mesma equipe. Deste grupo, 10 passaram pela técnica antes da cirurgia e ficaram livres da transfusão sangüínea, sendo que os outros 17 pacientes necessitaram de hemácias e plaquetas. O primeiro caso realizado com sucesso foi o de uma paciente em final de gestação de alto risco que não poderia passar por uma cirurgia e nem receber transfusão. Os médicos optaram pela embolização, introduzindo um cateter na artéria esplênica, que irriga o baço.A cada 10 mil pessoas, uma sofre desta doença rara, cujo nome científico é Púrpura Trombocitopênia Imune (PTI), causada por mecanismos ainda desconhecidos de auto-imunidade, o que possibilita a diminuição da contagem de plaquetas e sangramentos, na maioria das vezes, com manifestação hemorrágicas leves ou moderadas na pele (manchas arrocheadas) e na mucosa. O diagnóstico é feito através de hemograma e verificação de plaquetas.

Nenhum comentário: