terça-feira, setembro 02, 2008

* A Faculdade de Direito da PUCRS promove a 6ª edição do "Grupo de Estudos Novum Organum? Temáticas entre Direito e Literatura". A atividade terá como tema a análise e discussão da obra de Thomas Mann. O grupo, fundado em 2005, realiza leituras de obras literárias a partir de uma pesquisa transdisciplinar, já tendo debatido obras de Machado de Assis, José Saramago, Sófocles, Eurípides, Dostoievski, Kafka, Shakespeare e Albert Camus. As reuniões do grupo ocorrem no período de 10 de setembro até 10 de dezembro, com encontros quinzenais. Inscrições e informações na Pró-Reitoria de Extensão, na sala 201 do prédio 40, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre) ou pelo telefone (51) 3320-3680.
* A 21ª edição do SET Universitário, promovido pela Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos), já está com as inscrições abertas. As atividades ocorrem de 22 a 24 de setembro, no prédio 7 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). De todos os eventos voltados para alunos de Comunicação e de Cinema do Brasil, poucos são tão tradicionais quanto o SET Universitário. Desde 1988, a Instituição recebe milhares de estudantes de diversos municípios gaúchos e de outros estados, que têm a oportunidade de trocar experiências com professores, pesquisadores e profissionais que atuam fora da academia. Todos buscam sintonia com as tendências da área, além de aprofundar as possibilidades de reflexão e de experimentação. A cada edição, ocorrem palestras, oficinas e a Mostra Competitiva - concurso que premia os alunos autores dos melhores trabalhos desenvolvidos em atividades acadêmicas e os professores orientadores. A Mostra Competitiva é um dos principais propósitos do evento, pois tem o objetivo de valorizar a produção, o empenho e o talento dos alunos. O concurso destina-se aos discentes de cursos superiores de Comunicação e de Cinema/Audiovisual que tenham desenvolvido suas obras em alguma atividade acadêmica (disciplinas, laboratórios, estágios etc.) nos dois semestres anteriores ao da realização do evento. Inscrições no site www.pucrs.br/famecos/set.
* O Programa de Crédito Educativo da PUCRS (Credpuc) está com inscrições abertas até o dia 25 de setembro. O benefício destina-se a alunos de graduação de todos os níveis, carentes de recursos financeiros, próprios ou familiares, mesmo com matrícula trancada. Os selecionados podem obter 50% de crédito sobre as mensalidades, exceto a primeira. O Credpuc é renovável semestralmente. Para o início do reembolso há um ano de carência, a contar da data da formatura. Informações adicionais na Sala de Apoio Especial ao Estudante, sala 111 do prédio 15, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 4627, ou no site http://http://www.pucrs.br/beneficios. As inscrições são feitas exclusivamente no site citado.
* O Laboratório de Mercado de Capitais da PUCRS (Labmec) promove a palestra "Introdução ao Mercado de Ações". Ministrado por Paulo Aguzolli, operador da XP Investimentos, o evento tem por objetivo apresentar a Bolsa de Valores para o público em geral. A atividade aborda assuntos relativos ao funcionamento da Bolsa e a negociação de ações, além de alguns pontos do mercado financeiro nacional. O encontro acontece nesta quarta-feira, 3 de setembro, das 18h às 19h, na sala 705 do prédio 50, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Inscrições e informações adicionais no site http://www.labmec.com.br/ ou pelo telefone (51) 3384-4449.
* O Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS, em conjunto com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH), promove o simpósio "A Globalização do Pensamento Libertário: imagens e representações de Garibaldi em movimentos internacionais". O objetivo principal do evento é registrar a passagem do bicentenário de nascimento de Garibaldi, como personagem destacado na história latino-americana e européia, ao integrar ações internacionais que analisarão diferentes contextos em que atuou. Haverá painéis com especialistas de várias partes do mundo, além da presença de Anitta Garibaldi Jallet, bisneta de Garibaldi, professora das Universidades de Siena e LUISS e diretora administrativa do Museu da Família Garibaldi, em Roma. O público-alvo abrange professores universitários, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores em História, Antropologia, Ciências Sociais, Letras e Comunicação Social e outros profissionais, como museólogos e arquivistas, e a comunidade em geral.
As atividades realizadas na Universidade representam a última etapa de um grande evento internacional, cujo primeiro momento desenvolveu-se na Universidade de Urbino, na Itália, em novembro do ano passado, e o segundo desenvolveu-se na University of South Caroline, em Colúmbia, nos Estados Unidos, no mês de abril deste ano. O Simpósio ocorre de 10 a 12 de setembro de 2008, no auditório do prédio 9, no Campus Central da Instituição (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Inscrições e informações adicionais sobre a programação, organização e mapas de localização podem ser obtidas no site www.pucrs.br/eventos/garibaldi.
* O Projeto Sobremesa Musical desta quarta-feira, 3 de setembro, terá a participação do Octeto de Madeiras e Percussão da Orquestra Filarmônica da PUCRS. Na ocasião, serão executadas as canções "Deixa", de Baden Powell e Vinicius de Moraes, "Rosa" e "Lamentos", de Pixinguinha, "O Bêbado e a Equilibrista", de João Bosco e Aldir Blanc, e também um especial "The Beatles". A atividade tem entrada franca e acontece das 13h às 13h30min no átrio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), prédio 9 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Os arranjos são de Davi Coelho. A promoção é do Instituto de Cultura Musical. Outras informações e sugestões para os próximos eventos no site http://www.pucrs.br/icm ou pelo telefone (51) 3320-3582.

Nenhum comentário: