quinta-feira, setembro 04, 2008

* A PUCRS, em cerimônia no Salão Nobre da Reitoria, assinou convênio com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS). Por meio da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (Face), a parceria busca a elaboração e execução de projetos de extensão, pesquisa e desenvolvimento nas diversas áreas de formação profissional dos acadêmicos da Universidade. "A PUCRS trabalha com diversas instituições do Estado para qualificar pessoas que colaboram com elas. Para nós é um prazer receber a ABRH para consolidar este relacionamento. A Universidade está engajada no valor das pessoas e na colaboração delas para o progresso", enfatizou o Reitor Joaquim Clotet. O presidente da ABRH-RS, Pedro Luiz Fagherazzi, destacou seu desejo de que a parceria possa gerar bons frutos e a necessidade do trabalho em conjunto para que o impacto na sociedade gaúcha seja mais evidente. "A importância da PUCRS dentro da comunidade empresarial se mantém crescente. Para as empresas, é importante que as universidades continuem mantendo a qualidade na formação de seus alunos, área de referência na PUCRS."
* O Laboratório de Mercado de Capitais da PUCRS (Labmec) promove a palestra "Como operar com o Mercado em queda". A atividade será ministrada pelo operador da XP Investimentos Leonardo Rocha, no dia 10 de setembro, às 18h. O encontro tem como objetivo ensinar as formas de operação no mercado acionário mesmo com o ele em queda. Serão apresentadas várias formas de operação e instruções sobre como os operadores profissionais usam a queda para contabilizar ganhos, além de várias operações de proteção. A palestra, gratuita, tem vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.labmec.com.br/. Outras informações pelo telefone (51) 3384-4449.
* A Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da PUCRS (Faenfi) lançou a primeira edição da "Revista Ciência & Saúde", veículo eletrônico oficial de divulgação científica. A publicação on-line terá periodicidade semestral e pode ser acessada no site http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faenfi. A Revista destina-se à divulgação de artigos técnico-científicos relacionados à área da saúde, desenvolvidos na Faenfi ou em instituições afins, e recebe, até o dia 22 de setembro, material para avaliação e possível veiculação na próxima edição, prevista para dezembro. Podem ser enviados para o site mencionado, mediante cadastro na página, trabalhos redigidos em português, espanhol e inglês. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3646.
* A Faculdade da Informática da PUCRS (Facin) recebeu nesta quarta-feira, 3 de setembro, a visita de Robert Morris, vice-presidente de pesquisa da área de serviços da IBM, que ministrou a palestra "Services Scientist, Management and Engineering". O evento contou com a participação dos integrantes da IBM, Huong Morris (EUA), César Ozaki, Lúcio Morosini e Bruno Stone. A apresentação mostra a tendência de boa parte do mundo, onde o setor de serviços é o mercado que mais emprega atualmente. Foram exibidos, portanto, alguns dos principais aspectos de pesquisa na área de serviços dentre eles, modelos formais e estocásticos. O professor Avelino Zorzo, diretor da Facin, deu às boas-vindas à equipe da empresa. "Esta visita é muito importante para a visibilidade do Estado como um todo. Mostramos que aqui há uma instituição como a PUCRS que produz pesquisas de qualidade." Após a conversa prestigiada por professores e alunos da Pós-Graduação em Ciência da Computação, Morris e equipe foram convidados a visitar o Parque Tecnológico da Universidade (Tecnopuc). "O vice-presidente ficou impressionado com a relação que temos entre Universidade-Empresa e Governo e com a estrutura que o Parque apresenta", complementa Zorzo. A IBM dispõe de cerca de 300 a 400 mil colaboradores. Seus laboratórios de pesquisa estão em atividade nas cidades de Nova Iorque (EUA), Califórnia (EUA), Austin (EUA), Haifa (Israel), Zurique (Suíça), Tóquio (Japão), Pequim (China), Nova Deli (Índia) e Bangalore (Índia).

Nenhum comentário: