sábado, novembro 29, 2008

O Japão e sua cultura no parque da Redenção


O encerramento das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil ocorre neste final de semana, 29 e 30, junto ao Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha. Das 10h às 17h, a comunidade japonesa do Estado oferecerá aos visitantes atrações culturais como apresentações do Minato Daiko (os milenares tambores japoneses), o Taikô, danças típicas, karaokê e a legítima culinária oriental: sushi, yakitori, yakissoba e doces típicos.
No domingo, às 11h, a primeira-dama do município, Isabela Fogaça, a filha Francesca, e Yukari Hinohara farão um show de músicas em japonês. Também haverá oficinas de caligrafia japonesa, ikebana e demonstração da cerimônia do chá.
O evento é uma promoção da Sociedade Nipo-Brasileira do Rio Grande do Sul- Nikkei-RS e da Associação dos Expositores do Brique de Sábado (Assobrisa), com apoio da Secretaria Municipal da Produção,Industria e Comércio e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
"Essa será sem dúvida a maior festa de integração do Centenário. Todo ano fazemos nosso Domingo no Parque, mas queríamos que em 2008 fosse especial, por isso, o evento tomou proporções maiores. Nossa intenção é compartilhar um pouco da nossa cultura e retribuir o carinho recebido ao longo deste ano de celebrações", destacou Guilherme Takeda, presidente do Nikkei-RS.
Artesanato - O Japão moderno herdou e conserva com delicadeza e esmero as maisdelicadas e complexas práticas artesanais na confecção de multicoloridas peças de arte, artesanato, cerâmicas, instrumentos musicais, minimalistas origamis. No centenário da Imigração Japonesa, as semelhanças entre Brasil e Japão se mostraram mais fortes. Dois destinos, duas culturas, duas histórias, irmãos unidos por vontade, mútua admiração, confiança e respeito. Da amizade entre japoneses e brasileiros surgiu uma nova e peculiar maneira de se trabalhar e se dedicar às tarefas com cuidado e zelo quase sagrados. Das mãos hábeis, da paciência e sabedoria de seus anciãos e do coração e alma dos artistas e artesãos japoneses aflorou, tal qual uma flor perfumada de cerejeira, uma vocação, que até hoje permanece, de fazer com arte e simplicidade as obras mais sutis e elaboradas. Mostra disso estará em exposição e venda de artesanato das diversas técnicas como origamis e kirigame organizada pela Assobrisa a Associação dos Expositores do Brique de Sábado.


Nenhum comentário: