sexta-feira, novembro 28, 2008

Visita a cemitérios em roteiro cultural no sábado


As inscrições para o próximo roteiro do Viva o Centro a Pé, neste dia 29, sábado, estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelos telefones 3289-3738 e 8114-5504 ou pelos e-mails vivaocentro@yahoo.com.br e vivaocentroape@gmail.com. Por cerca de duas horas, os participantes vão percorrer o Cemitério da Santa Casa e o Cemitério Evangélico, quando serão abordados aspectos históricos e devocionais das obras de arte que compõem o acervo.
A saída será às 10h, no totem do Caminho dos Antiquários, na Praça Daltro Filho, em frente à Demétrio Ribeiro, no encontro das ruas Coronel Genuíno e Marechal Floriano. O percurso até os cemitérios será realizado em ônibus da Carris. Em caso de chuva, o passeio será transferido para o sábado seguinte. Quem quiser, poderá doar alimentos não-perecíveis, que serão encaminhados a instituições do município.
Quem orienta - O roteiro será orientado pela pesquisadora de Arte Funerária e professora Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho, mestranda em Artes Visuais no IA/Ufrgs e especialista em Patrimônio Cultural pelo IAD/UFPel. Participa da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais e integra a Association of Gravestone Studies (Massachusetts - USA).
Antiquários - O Caminho dos Antiquários integra o Viva o Centro, um dos 21 programas estratégicos do governo municipal. Com o objetivo de revitalizar a área central, o espaço repleto de lojas de antiguidades foi transformado em uma grande feira a céu aberto. A Rua Marechal Floriano é fechada entre Fernando Machado e a Demétrio Ribeiro, e as lojas colocam os produtos na rua.
As caminhadas do Viva o Centro a Pé são realizadas duas vezes por mês, sempre aos sábados, orientadas por professores especialistas em história ou arquitetura. A realização é das secretarias do Planejamento Municipal e da Cultura, do Programa Viva o Centro e do Gabinete da Primeira-dama. Mais informações podem ser obtidas no site www.portoalegre.rs.gov.br/vivaocentro

Nenhum comentário: