quinta-feira, novembro 27, 2008

"Casa Genial" economiza energia elétrica

Um passeio ao Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) pode resultar em contas mais baixas para pagar no final do mês e atitudes ecologicamente corretas. Nesta quinta-feira, 27 de novembro, às 17h30min, na área de exposições do MCT, será lançada a "Casa Genial", uma residência completa, de 51 m², com dormitório, sala de estar, cozinha, escritório, lavanderia e banheiro, para incentivar os visitantes a utilizarem a energia elétrica de forma racional. A criação tem parceria com a Eletrobrás, que financiou parte do projeto. Como o MCT recebe muitos estudantes, o coordenador de exposições, Luiz Marcos Scolari, destaca que a idéia é contribuir na conscientização dos futuros consumidores.
O espaço terá eletrodomésticos, ar-condicionado, utensílios e móveis. Haverá, por exemplo, dois refrigeradores (um deles com o selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, da Eletrobrás) para mostrar a diferença no consumo. Segundo o vice-diretor dos Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica, Calibração e Ensaios (Labelo), Álvaro Theisen, ao trocar refrigeradores e
freezers antigos (mais de 15 anos de vida) por aparelhos novos com a etiqueta A do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), em geral, o consumidor recebe o retorno do investimento da compra em menos de 18 meses apenas com a redução da conta de luz.
Quem passeia pelo Museu verá os medidores de energia em funcionamento e poderá fazer a comparação. Notará o quanto um banho demorado pesa no orçamento. Os ambientes terão lâmpadas incandescentes e fluorescentes. Será utilizada ainda a iluminação fluorescente dimerizada (com sensor que capta a iluminação natural), que auto-regula sua iluminação conforme a intensidade da luz solar no ambiente. Na Casa Genial, a simulação incluirá uma lanterna, substituindo a luz das janelas. Depois da visita orientada, os interessados irão para o escritório, equipado com recursos multimídia, onde assistirão a uma apresentação e calcularão as despesas mensais e anuais com os equipamentos domésticos. "Mostraremos essas informações num contexto maior, relacionando-as com o consumo da cidade e do País, para indicar o impacto ambiental da economia de energia", explica o engenheiro eletricista Manoel Coelho, que presta serviços ao MCT e participou da elaboração do projeto da Casa Genial. Além da equipe do Museu, a iniciativa contou com o apoio do Labelo, atuante nos ensaios de eficiência energética do País, e da Divisão de Obras.Eficiência energética de equipamentos
O consumidor pode identificar qual equipamento proporciona economia de energia. Por exemplo, se a opção é adquirir um refrigerador com degelo automático (frost-free), a etiqueta do Inmetro informa a classe de eficiência energética (de A, mais eficiente, até E). Os que recebem a letra "A" podem utilizar o selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), da Eletrobrás, no formato de uma medalha. O consumo de energia elétrica está ligado aos hábitos. Um televisor ligado dez horas por dia durante um mês pode consumir o equivalente a um refrigerador médio. Uma geladeira tem o seu consumo aumentado proporcionalmente ao tempo que permanece aberta.

Nenhum comentário: