terça-feira, dezembro 30, 2008

A Editora da PUC está lançando um livro com imagens dos indígenas brasileiros.
*Diante dos novos desafios apresentados com a transmissão da TV Digital no Rio Grande do Sul, a Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos) promove um curso de extensão sobre o assunto. Durante as 30 horas de discussão do tema "TV Digital: novas oportunidades tecnológicas e profissionais", jornalistas, publicitários, engenheiros e radialistas terão encontros pautados pela discussão do contexto cultural, atividades práticas de edição em alta definição e criação de matéria jornalística interativa.Além disso, será abordada a adaptação do conteúdo para dispositivos móveis. As aulas serão ministradas pelos professores da Famecos Eduardo Pellanda, Roberto Tietzman e André Pase, com experiência no manejo de novas tecnologias e pesquisa na área. Em 2008, realizaram atividade pioneira na graduação de Jornalismo registrada em
http://cyberfam.pucrs.br:16080/tvdigital.
Para participar, é necessário ter conhecimentos básicos de edição não-linear de vídeo e conhecimento sobre o funcionamento de uma emissora de TV. As aulas serão ministradas em janeiro, de 5 até 8 e de 12 até 15. De segunda até quarta, as aulas começam às 14h com encerramento às 18h, enquanto nas quintas os encontros vão das 14h até 17h.A inscrição é realizada na Pró-Reitoria de Extensão, sala 201 do prédio 40, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações complementares pelos telefones (51) 3320 3506 e (51) 3320 3543 ou no site www.pucrs.br/cursoseeventos.
*A Editora Universitária da PUCRS (Edipucrs) está lançando "Séculos Indígenas no Brasil: Catálogo Descritivo de imagens", obra de cultura nacional que busca mostrar a imagem e a voz do índio brasileiro. Organizada pelo cineasta Frank Coe - também diretor de "Lutzenberger: For Ever Gaia (2007)", sobre a luta do ambientalista gaúcho José Lutzenberger - e pelo historiador e profissional da Fundação Nacional do Índio (Funai) André Raimundo Ferreira Ramos, com 165 páginas de lindas fotos, depoimentos de historiadores, trechos de cartas e músicas, a obra busca mostrar como ocorreu a formação étnica brasileira e a tradição milenar dos povos indígenas. A distribuição está ocorrendo gratuitamente em escolas e universidades de todo o país. A realização é da Fundação Darcy Ribeiro, Núcleo de Estudos e Pesquisa em Cultura Indígena da PUCRS (Nepci) e Karioka Multimedia."O livro também contribuirá com as secretarias de educação estadual e municipal e organizações de ensino médio e fundamental, aos índios universitários, mais de 5 mil hoje no país, para estudantes, pesquisadores e professores de universidades, entre outros interessados", explica o coordenador do Nepci, Irmão Marista Édison Hüttner. Segundo o Educacenso de 2007, o Brasil possui mais de 178 mil estudantes indígenas matriculados em 2.517 escolas indígenas em 24 estados do país. A obra pode ser vista e lida também em versão on-line, com design inédito, no site www.pucrs.br/edipucrs/nepci/seculosindigenas. Outras informações pelo e-mail ehuttner@pucrs.br.
*O Centro de Inovação Microsoft-PUCRS, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), realiza cursos de verão no período de férias. As inscrições podem ser realizadas na Proex, na sala 201 do prédio 40, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Os cursos disponíveis são os seguintes:

Nenhum comentário: