Translate

quarta-feira, setembro 23, 2009

A próxima edição da caminhada orientada Viva o Centro a Pé, no sábado, 26, vai percorrer as construções do arquiteto alemão Theodor Wiederspahn, que deixou sua marca em diversos prédios conhecidos e históricos da cidade.
Com saída às 10h, do totem do Caminho dos Antiquários, na Demétrio Ribeiro em frente a Praça Daltro Filho, no encontro das ruas Coronel Genuíno e Marechal Floriano, o roteiro terá duração de duas horas.
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com. O valor é 1 kg de arroz, feijão ou leite em pó. As doações serão encaminhadas a instituições do município. Existem caixas para o recolhimento no ponto de saída das caminhadas. As inscrições por mail devem ser feitas até o dia 25, às 14h.
Wiederspahn - O arquiteto Theodor Wiederspahn nasceu na Alemanha em 19 de fevereiro de 1878 e migrou para o Brasil em 1908, onde faleceu em 1951, aos 74 anos. Deixou sua marca e estilo em vários prédios conhecidos e históricos de Porto Alegre, como a Delegacia Fiscal (atual Margs), Correios e Telégrafos (atual Memorial do RS), Banco da Província (atual Santander Cultural), Hotel Majestic (atual Centro de Cultura Mário Quintana), Edifício Chaves, Cinema Guarany, antiga Cervejaria Bopp (que se transformou, após sucessivas fusões e vendas, numa unidade da Cervejaria Brahma, que foi desativada em 1998), Central Telefônica Ganzo, Edifício Ely, Faculdade de Medicina da UFRGS, Hospital Moinhos de Vento, e outros.
O passeio será orientado por Cláudio Calovi Pereira, professor de História da Arquitetura e Projeto Arquitetônico da Faculdade de Arquitetura da Ufrgs, doutor em Arquitetura pelo M.I.T. (Cambridge, EUA). Cláudio também atua como orientador nos programas de mestrado e doutorado do Propar-Ufrgs.
Caminho dos AntiquáriosA feira Caminho dos Antiquários é parte integrante de programas do governo municipal. Com o objetivo de revitalizar a área central o espaço, já repleto de lojas de antiguidades, foi transformado em uma grande feira a céu aberto. A rua Marechal Floriano, entre a Fernando Machado e a Demétrio Ribeiro, é fechada e as lojas colocam seus produtos na rua.
As caminhadas do Viva o Centro a Pé são realizadas duas vezes por mês, sempre aos sábados, orientadas por professores especialistas em história ou arquitetura. A realização é da Secretaria do Planejamento Municipal (SPM), da Cultura (SMC), e Programa Viva o Centro e Gabinete da Primeira Dama, com apoio da Cia Carris. Visite o site: www.portoalegre.rs.gov.br/vivaocentro

Nenhum comentário: