segunda-feira, março 29, 2010


Edipucrs participa de evento que debaterá o futuro do setor de livros no País
De 29 a 31 de março a Editora Universitária da PUCRS (Edipucrs) estará presente no 1º Congresso Internacional do Livro Digital, em São Paulo, realizado pela Câmara Brasileira do Livro em parceria com a Frankfurter Buchmesse, responsável pela maior e mais importante feira editorial do mundo, realizada em Frankfurt. O evento debaterá os desafios e oportunidades que o futuro reserva ao setor de livros do País. Os principais representantes do segmento estarão presentes e irão tratar não apenas do presente e do futuro do livro, mas também da convergência das mídias e dos novos modelos de negócio.
Há três anos a Edipucrs vem inovando o mercado editorial com o lançamento das publicações eletrônicas. Hoje já são cerca de 70 e-books publicados, além de sete anais e 25 revistas eletrônicas. Os livros digitais são elaborados em diversos formatos: PDF, DOC, HTML, EXE, etc. Alguns são interativos, com imagens, vídeos, links, áudios. Outros ainda mantêm um caráter parecido com o do impresso. No entanto, essa tecnologia, que não pretende ocupar o espaço da publicação tradicional, disponibiliza gratuitamente à comunidade acadêmica e toda a sociedade em geral acesso ao livro.
Durante a Feira do Livro de Porto Alegre de 2008 a Editora realizou a primeira sessão de autógrafos de e-books. Como as obras só existiam na internet, foi criado um marcador de páginas imitando um laptop com dois lançamentos do ano. O plano agora é oferecer alternativas de navegação, diretamente no texto ou por meio de esquemas, permitindo uma leitura mais dinâmica. O acesso às obras pode ser realizado pelo site www.pucrs.br/edipucrs no link "Publicações Eletrônicas" de qualquer computador ou celular com internet. Os downloads poderão ser feitos sem nenhum custo.
...
Especialização em Prática em Terapia Intensiva na Faenfi
A Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da PUCRS (Faenfi) promove o curso de especialização "Prática em Terapia Intensiva". Coordenada pela professora Maria Cristina Lore Schilling, a iniciativa tem como objetivo capacitar os enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas para o tratamento de pacientes críticos.
O curso tem um enfoque predominantemente prático, com diversas atividades desenvolvidas nas Unidades de Terapia Intensiva do Hospital São Lucas. As inscrições acontecem até 23 de abril no site www.pucrs.br/faenfi. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3646 ou pelo e-mail faenfi-pg@pucrs.br.
...
Exposição retrata Arquitetura Moderna em Porto Alegre
Até o dia 2 de abril a PUCRS apresenta a exposição fotográfica "Arquitetura Moderna em Porto Alegre". A mostra busca valorizar a produção arquitetônica moderna na Capital gaúcha. A exposição também presta uma homenagem ao livro de mesmo nome dos arquitetos Alberto Xavier e Ivan Mizoguchi, publicação que se tornou um referencial no assunto.
As fotos foram feitas pelo arquiteto e fotógrafo Marcelo Donadussi, formado na PUCRS, e retratam 13 prédios constantes no livro, mostrando seu estado de conservação e principalmente a qualidade arquitetônica dessas edificações. A organização é dos arquitetos Guilherme de Almeida, João Gallo e Marcos Bueno, diplomados da Faculdade de Arquitetura da PUCRS, e o projeto gráfico é do designer Pedro Biz. A mostra pode ser visitada no átrio do prédio 9 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre) e tem entrada franca.
...
Laboratório de Geoprocessamento recebe visitas de escolas
O Laboratório de Tratamento de Imagens e Geoprocessamento (LTIG), do curso de Geografia da PUCRS, agenda visitas gratuitas para alunos do ensino fundamental, de 5a a 8a série, e ensino médio. Os estudantes podem observar, em imagens de satélites, parques e outros pontos da cidade de Porto Alegre. Por meio de um simulador, é possível a conexão com diversos sensores que estão na órbita terrestre. O objetivo é proporcionar aos visitantes noções sobre imagens de satélites geoprocessadas e georreferenciadas e enfatizar o potencial da ciência geográfica na análise do espaço. As visitas ocorrem de quarta a sexta-feira, à tarde. Informações e agendamentos podem ser obtidos, a partir das 14h, pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 4192 ou no site www.pucrs.br/ffch/lab-geo.
...
Especialização em Toxicologia Aplicada
O Instituto de Toxicologia da PUCRS (Intox) está com inscrições abertas para o curso de especialização em Toxicologia Aplicada. A atividade é direcionada a profissionais com formação em Medicina, Farmácia, Biomedicina, Medicina Veterinária, Química e Engenharia Química, entre outras, e tem como objetivo capacitar e incentivar a pesquisa na área. Os encontros ocorrerão nas sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã. Inscrições até 31 de março no site www.pucrs.br/toxico, clicando no link "Especialização". Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3677.

Nenhum comentário: