terça-feira, março 30, 2010


Evento internacional na PUCRS debaterá doenças da população idosa
Os principais problemas que afetam a saúde dos idosos serão avaliados em um importante encontro em abril na PUCRS. O "12º Simpósio Internacional de Geriatria e Gerontologia" abordará temas como doenças osteomusculares, infecções respiratórias, problemas metabólicos, diferentes tipos de câncer, quedas, insônia e demais problemas relacionados ao envelhecimento. O evento ocorrerá de 15 a 17 de abril no auditório térreo e sala anexa do prédio 50 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). As inscrições estão abertas e podem ser feitas na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), na sala 201 do prédio 40. Informações no Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG), pelo telefone (51) 3336-8153, ou no site www.pucrs.br/eventos/simposioigg.
Participa como convidado Enrique Vega Garcia, da Organização Mundial de Saúde (OMS). Ele avaliará a situação do envelhecimento nos países Latino-Americanos e o papel dos centros colaboradores, entre eles a OMS, na promoção da saúde dos idosos. O médico Cristian Mercado, do Chile, falará sobre tratamento fisioterápico de incontinência urinária e fragilidade. Haverá debates também relacionados a doenças como a Aids nessa parte da população, o acidente vascular cerebral, a depressão e a demência que vem com o Alzheimer. Raul Lorda, do Uruguai, tratará de questões como o exercício físico e o envelhecimento.
O Brasil conta hoje com aproximadamente 19 milhões de idosos entre os 190 milhões de habitantes, o que equivale a 10,15% da população. O brasileiro que vivia aproximadamente 40 anos no início do século passado, vive hoje 73 anos. "O ritmo de crescimento da população idosa entre nós é mais intenso que em muitos países do primeiro mundo e está ocorrendo em um nível sem precedentes", explica o médico e geriatra Newton Terra, diretor do IGG. Ele acredita que em 2025 o País terá cerca de 30 milhões de pessoas com mais de 60 anos e passará a ter a sexta população em número de idosos no mundo.

Nenhum comentário: