terça-feira, março 30, 2010


Ivo Pitanguy realiza aula inaugural da Faculdade de Medicina
Na manhã desta terça-feira, 30 de março, o médico Ivo Pitanguy, precursor e referência na área de cirurgia plástica reparadora e estética no mundo, ministrou a aula inaugural da Faculdade de Medicina da PUCRS. Centenas de pessoas, entre estudantes das áreas da saúde, pesquisadores e médicos lotaram o anfiteatro Irmão José Otão, no 2º andar do Hospital São Lucas.
Pitanguy abordou o tema "Medicina, equilíbrio entre ciência, arte e humanismo", falando sobre a evolução da medicina desde a época pré-histórica e primitiva até os dias atuais. Alguns hábitos curiosos do período primitivo, como esculpir em cerâmicas algumas patologias, como o lábio leporino, e o fato de médicos da antiga China não poderem examinar as mulheres e terem uma boneca com dimensões humanas para que elas indicassem onde sentiam dor, foram mencionadas pelo cirurgião. Também falou sobre o pai da medicina Hipócrates de Cós, que viveu em 430 a.C. Dos dias atuais, destacou o desenvolvimento de novas técnicas que reduzem deformidades físicas específicas e a incessante busca da eterna juventude e da imortalidade.
A estudante do quarto ano de Medicina, Paula Flores Schlickmann, estava ansiosa para assistir a palestra. "Li muito sobre ele e queria conhecê-lo. Acredito que a experiência de Pitanguy no tratamento dos pacientes com humanismo possa me ajudar". Arthur Herter, estudante do sexto ano, assistiu ao evento em pé. "Quero aprender além da cirurgia, a partir da vivência dele na área", disse. Após mais de 40 minutos de conversa, Pitanguy encerrou declarando que a solidificação da cirurgia plástica no século 20 foi o resultado do empenho dos profissionais que contribuem para o avanço constante da medicina.

Honoris Causa
Nesta quarta-feira, 31 de março, Ivo Pintaguy receberá o título de Doutor Honoris Causa pela PUCRS. A solenidade será às 10h30min no Teatro do prédio 40 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 Porto Alegre). Estarão presentes autoridades da administração superior, além de alunos e professores.
Professor convidado em aproximadamente uma centena de instituições entre hospitais, universidades e associações de Cirurgia Plástica de 48 países, Pitanguy já proferiu ao longo de sua vida profissional mais de mil conferências e demonstrações cirúrgicas. É membro titular da Academia Nacional de Medicina, do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Academia Brasileira de Letras, além de membro benemérito da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e de várias associações médicas.
Tem os títulos de Doutor Philosophiae Honoris Causa, conferido pela Universidade de Tel Aviv, de Israel; Chancellier des Universités de Paris, França; Membro honorário da Societá Medica di Bologna, vinculada à Universidade de Bologna e da Associação Médica da Argentina, entre outras condecorações nacionais e de países diversos. É autor de cerca de 800 trabalhos científicos em revistas brasileiras e internacionais e publicou uma série de livros. A obra "Plastic Surgery of the Head and Body" foi premiada na Feira do Livro de Frankfurt e se tornou uma importante fonte didática e científica.
"A proposta de Doutor Honoris causa para o professor Ivo Pitanguy tem origem na sua grande contribuição para a humanidade", explica o diretor da Faculdade de Medicina da PUCRS, Ivan Antonello. Para ele, Pitanguy desenvolveu e contribuiu para dezenas de técnicas operatórias inovadoras, é um homem que soube conciliar ao longo do tempo ciência, arte e humanismo. O título que o cirurgião receberá trata-se da distinção honorífica de maior reconhecimento acadêmico de uma universidade, outorgado a quem reconhecidamente reúne tantas virtudes.

Breve biografia
Cirurgião plástico nascido em Belo Horizonte, Minas Gerais. Pitanguy estudou na Faculdade de Medicina de Belo Horizonte e graduou-se na Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro (RJ) em 1945. É pós-graduado em cirurgia geral nos Estados Unidos, onde adquiriu sólida base de cirurgia plástica. Professor titular do Departamento de Cirurgia Plástica da Pontifícia Universidade Católica do RJ e do Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas, Pitanguy integrou a clínica à 38ª Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do RJ, implantando uma estrutura pioneira de formação profissional e de ensino. Desta estrutura faz parte o curso de pós-graduação em cirurgia plástica, com duração de três anos, que já formou mais de 500 profissionais do Brasil e de 40 países.
Possibilitando também o acesso aos benefícios da cirurgia plástica à população menos favorecida, o trabalho na Santa Casa ressalta a importância social da especialidade. Por sua iniciativa neste campo, foi agraciado pelo Papa João Paulo II com o Prêmio Cultura pela Paz. A Unesco, por meio do Instituto Internacional de Promoção e Prestígio, lhe concedeu também o Prêmio pela Divulgação Internacional da Pesquisa Médica, além dos diversos títulos e honrarias já citados.


Nenhum comentário: