quinta-feira, abril 01, 2010



Instituto Idéia e Incubadora Raiar recebem empresas para pré-incubação

O diretor do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da PUCRS (Idéia), Carlos Nelson dos Reis, e a gerente da Incubadora Raiar, Moema Nunes, receberam, na manhã desta segunda-feira, 29 de março, os empresários Valéria Dos Santos, Nikolas Carraro e José Barbosa, da MateTur, e Fabrício Freitas, da OdontoHome, formalizando o início do processo de pré-incubação das duas empresas. Ambas foram vencedoras do 3º Torneio Empreendedor em 2009 e premiadas com essa oportunidade.
O ato marcou o início de nova fase para os processos de pré-incubação na PUCRS. A partir de agora, a Incubadora passa a operacionalizar essas ações. Além do acesso a pesquisas e projetos da Universidade, os empresários irão contar com o Serviço de Apoio à Gestão Empresarial (Sage) da Incubadora Raiar, que presta assessoria nas áreas de gestão, design e comunicação social. Durante um ano, as empresas terão apoio para reestruturar seu plano de negócio, realizando análises financeiras e mercadológicas, a fim de identificar a viabilidade do projeto. Após os primeiros seis meses, as empresas irão passar por avaliação.
A MateTur surgiu com o objetivo de oferecer serviço na área receptiva de Porto Alegre, disponibilizando transfers, traslados, roteiros turísticos, emissão de bilhetes aéreos e venda de produtos turísticos para o Brasil e exterior. A OdontoHome busca realizar atendimento móvel em odontologia, contando com consultório completo para extrações dentárias, tratamento periodontal, instruções de higiene bucal, tratamento endodôntico, restaurações e atendimentos de urgência. As duas empresas ficarão instaladas na estrutura física do Idéia, localizada na torre do prédio 30, no Campus da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Serão disponibilizados aos empresários móveis, computadores, acesso à rede da Universidade e acesso à internet, entre outros.
Liana RigonIncubadora RaiarEndereço: Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 94 / Porto Alegre, RSTelefone: (51) 3320-3673, ramal 27

...
Projeto Trocando Ideias define temas para debate

Nesta segunda-feira, 5 de abril, haverá o primeiro encontro do Grupo de Convivência "Trocando Ideias". Na ocasião, serão definidos os temas para debate ao longo do semestre. A atividade é destinada a pessoas com idade a partir dos 50 anos e ocorre a cada 15 dias.
O projeto é vinculado a Faculdade de Serviço Social da PUCRS, por meio do Núcleo de Pesquisa em Demandas e Políticas Sociais, e a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (Prac). O encontro acontecerá a partir das 14h30min, na sala 411 do prédio 50 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações pelo telefone (51) 3353-4114.
...
Desenvolvimento rural sustentável é debatido no Seminário Economia às 5:30
No próximo encontro do seminário "Economia às 5:30", o tema abordado será "Instituições e Políticas de Desenvolvimento Rural Sustentável no Vale do Taquari". A atividade ocorre na segunda-feira, 5 de abril, e o ministrante é o professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) Leonardo Beroldt.
O seminário é promovido pela Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS (Face) e será realizado às 17h30min no auditório do 9º andar do prédio 50, no Campus da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3688.
...
Museu abre no feriado de Páscoa

O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) estará aberto ao público no feriado prolongado de Páscoa. É uma opção para quem ficar na Capital nos dias 1º, 2, 3 e 4 de abril. Quem for ao local poderá conhecer mais de 700 experimentos interativos e atrações como o giroscópio (simulador de gravidade), simuladores de vulcões, terremotos, evolução da terra e das marés e experimentos na área de comunicação, como o estúdio de televisão e videofones, entre outras atrações. Mais do que um passeio, é uma aula prática de biologia, física, matemática, comunicação, geografia e história.
Entre as atrações, a exposição temporária "Corrida Contra a Dengue". A principal atração do evento é o jogo interativo que permite aos visitantes a atuação como agentes de saúde destruindo os focos da doença.
O MCT funciona de terças-feiras a domingos, das 9h às 17h, no prédio 40 da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Outras informações pelo site www.pucrs.br/mct ou pelo telefone (51) 3320-3521.
...
Curso de extensão sobre futebol
A Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto da PUCRS (Fefid) está com inscrições abertas para o curso de extensão "Jogando na PUCRS". A iniciativa, coordenada pelo professor Daniel Ricardo Kruse, possui turmas femininas e masculinas. As atividades serão desenvolvidas no Parque Esportivo, com vivências práticas das regras do futebol e do futsal, fundamentos técnicos como chute, passe, condução, domínio e marcação, treinamento de goleiro, orientação tática no futebol e no futsal, movimentação defensiva e ofensiva e sistemas de jogo.
As inscrições estão disponíveis na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade, na sala 201 do prédio 40 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações complementares pelo telefone (51) 3320-3680.
...
História promove especialização à distância

A Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da PUCRS (FFCH) está com inscrições abertas para o curso de especialização em História, intitulado "Compreendendo o mundo contemporâneo". As atividades serão realizadas à distância, por meio de fóruns e recursos do Moodle (Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem da PUCRS), onde serão disponibilizados materiais (áudio, vídeo e texto) para download.
O estudo será voltado à história do tempo presente, buscando compreender fenômenos atuais como violência, globalização e movimentos sociais por intermédio de uma abordagem histórica. O coordenador da especialização, professor Jurandir Malerba, destaca o amplo potencial e interesse social do curso. "Além de atingir o público da área, queremos despertar um interesse geral, de jornalistas a engenheiros, explica. Por essa razão, foi escolhida a modalidade de educação à distância, que possibilita a participação a partir de qualquer ambiente com acesso à internet, bem como a flexibilidade de horários.
O curso, composto por 13 disciplinas sequenciais, confere aos aprovados o grau de especialista em História Contemporânea. As atividades serão finalizadas em novembro de 2011. Informações no site www.ead.pucrs.br/cursos/mundocontemporaneo.
...


Nenhum comentário: