segunda-feira, março 29, 2010


Ivo Pitanguy recebe a imprensa nesta terça-feira
O médico Ivo Pitanguy, um dos mais importantes da atualidade, precursor e referência na área de cirurgia plástica reparadora e estética no mundo, falará com a imprensa nesta terça-feira, 30 de março, a partir das 9h45min, no anfiteatro Irmão José Otão, 2º andar do Hospital São Lucas (avenida Ipiranga, 6690 - Porto Alegre). Às 11h, ele participa da aula inaugural da Faculdade de Medicina, em que debaterá o tema "Medicina, equilíbrio entre ciência, arte e humanismo".
Na quarta-feira, dia 31 de março, Pitanguy receberá o título de Doutor Honoris Causa pela PUCRS. A solenidade será às 10h30min no Teatro do prédio 40 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Estarão presentes autoridades da administração superior, além de alunos e professores.
Professor convidado em aproximadamente uma centena de instituições entre hospitais, universidades e associações de Cirurgia Plástica de 48 países, Pitanguy já proferiu ao longo de sua vida profissional mais de mil conferências e demonstrações cirúrgicas. É membro titular da Academia Nacional de Medicina, do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Academia Brasileira de Letras, além de membro benemérito da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e de várias associações médicas.
Tem os títulos de Doutor Philosophiae Honoris Causa, conferido pela Universidade de Tel Aviv, de Israel; Chancellier des Universités de Paris, França; Membro honorário da Societá Medica di Bologna, vinculada à Universidade de Bologna, e da Associação Médica da Argentina, entre outras condecorações nacionais e de países diversos. É autor de cerca de 800 trabalhos científicos em revistas brasileiras e internacionais e publicou uma série de livros. A obra "Plastic Surgery of the Head and Body" foi premiada na Feira do Livro de Frankfurt e se tornou uma importante fonte didática e científica.
"A proposta de Doutor Honoris Causa para o professor Ivo Pitanguy tem origem na sua grande contribuição para a humanidade", explica o diretor da Faculdade de Medicina da PUCRS, Ivan Antonello. Para ele, Pitanguy desenvolveu e contribuiu para dezenas de técnicas operatórias inovadoras, é um homem que soube conciliar ao longo do tempo ciência, arte e humanismo. O título que o cirurgião receberá trata-se da distinção honorífica de maior reconhecimento acadêmico de uma universidade, outorgado a quem reconhecidamente reúne tantas virtudes.

Breve biografia
Cirurgião plástico nascido em Belo Horizonte, Minas Gerais. Pitanguy estudou na Faculdade de Medicina de Belo Horizonte e graduou-se na Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro (RJ) em 1945. É pós-graduado em cirurgia geral nos Estados Unidos, onde adquiriu sólida base de cirurgia plástica. Professor titular do Departamento de Cirurgia Plástica da Pontifícia Universidade Católica do RJ e do Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas, Pitanguy integrou a clínica à 38ª Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do RJ, implantando uma estrutura pioneira de formação profissional e de ensino. Desta estrutura faz parte o curso de pós-graduação em cirurgia plástica, com duração de três anos, que já formou mais de 500 profissionais do Brasil e de 40 países.
Possibilitando também o acesso aos benefícios da cirurgia plástica à população menos favorecida, o trabalho na Santa Casa ressalta a importância social da especialidade. Por sua iniciativa neste campo, foi agraciado pelo Papa João Paulo II com o Prêmio Cultura pela Paz. A Unesco, por meio do Instituto Internacional de Promoção e Prestígio, lhe concedeu também o Prêmio pela Divulgação Internacional da Pesquisa Médica, além dos diversos títulos e honrarias já citados.

A confirmação de presença no encontro de Ivo Pitanguy com a imprensa pode ser feita com a Assessoria de Comunicação Social da PUCRS, pelos telefones (51) 3320-3503 ou (51) 3353-4313.


Nenhum comentário: