segunda-feira, abril 05, 2010

PUCRS lança laboratório de informática de alto desempenho
Um laboratório capaz de qualificar as pesquisas nas áreas de Física, Química, Biologia e das novas ciências, como a Bioinformática, permitindo resultados mais precisos em menos tempo será inaugurado na PUCRS no próximo dia 22 de abril, às 11h. O Laboratório de Alto Desempenho (LAD), vinculado ao Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (Ideia), integrará grupos de pesquisa, funcionando como um laboratório de capacitação de recursos na área de alto desempenho, mais rápido e ágil.
Muitas vezes as ferramentas que são utilizadas em uma área podem ser aplicadas em outra completamente diferente. De acordo com o coordenador do LAD, professor César De Rose, os equipamentos instalados no laboratório são de última geração e vão permitir o compartilhamento de recursos. "Os modelos que analisam a estrutura de materiais usados por engenheiros na construção de pontes, por exemplo, podem ser aplicados na odontologia para verificar a qualidade e a estrutura de próteses dentárias. Outro exemplo é a aplicação de técnicas de computação gráfica em diversas áreas, como Medicina e Física", elucida De Rose.
O ganho de tempo é outro ponto forte do LAD. À medida que as ferramentas estiverem instaladas e otimizadas para executarem tarefas nestas grandes máquinas, as outras áreas que utilizam o mesmo recurso para diferentes fins se aproveitarão dessas melhorias na qualidade de resultados e redução no tempo de execução. Uma simulação realizada por um grupo de pesquisa da Faculdade de Física, que normalmente levaria um mês, pode ser realizada em três dias. "Tem-se a expectativa de aumentar ainda mais os ganhos demonstrados atualmente em até vinte vezes do que já foi obtido, dependendo do caso", esclarece o coordenador.
"Com esse laboratório a Instituição avança na consolidação dos meios e instrumentos para a qualificação da pesquisa científica e tecnológica na Universidade e para a sociedade como um todo", afirma o diretor do Ideia, Carlos Nelson dos Reis. Além de serem treinados com cursos regulares, os usuários também poderão promover atividades para o público interno e externo da Universidade. As máquinas, especialmente construídas para lidar com aplicações que demandem grande poder computacional, possuem centenas de processadores e uma grande capacidade de armazenamento de dados (disco). Elas vão ficar à disposição dos pesquisadores que podem solicitar esta utilização como serviço ao Ideia.
O laboratório está localizado na sala 120 do prédio 32, (entrada pela lateral do prédio), no Campus da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre) e sua composição tem aportes econômicos da Petrobrás, Dell, Microsoft, HP e outros, bem como recursos de agências de fomento como Fapergs, CNPq e Finep.

Processamento de Alto Desempenho (PAD)
O Processamento de Alto Desempenho (PAD) é uma ferramenta indispensável em diversas áreas de pesquisa. Alguns ramos da ciência não se sustentariam sem essa alta capacidade computacional. O termo e-Science define a ciência que se torna viável somente por meio do uso intensivo de recursos de informática, como simulações sociais, física de partículas, matemática computacional e bioinformática, que necessitam de grande poder de processamento e de armazenamento de dados.
A Universidade possui diversos grupos de pesquisa instalados nos cursos de Informática, Engenharia, Matemática, Física, Química e Biologia. Estudantes dessas Faculdades recorriam a máquinas de grupos parceiros (geralmente no exterior) ou tentavam, por meio de recursos aos órgãos governamentais, a aquisição de equipamentos próprios para realização de tarefas que exigissem alto poder computacional. Com a implantação do LAD, os usuários terão um modelo centralizado de laboratório, que disponibilizará computadores mais poderosos, capazes de obter resultados mais exatos, em menor tempo.

Nenhum comentário: