segunda-feira, abril 05, 2010

Universidade inaugura Laboratório de Inteligência Comercial Internacional
Foi inaugurado na quarta-feira, 31 de março, o Laboratório de Inteligência Comercial Internacional (Labicin), na PUCRS, uma parceria com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Centro Internacional de Negócios (CIN) e a Fundação Irmão José Otão (Fijo). O laboratório é planejado para ampliar a interação com o mundo empresarial, considerando que a aproximação com o mercado de trabalho é um dos objetivos da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (Face).
O Labicin também pretende atender demandas de internacionalização das indústrias do Estado com a realização de estudos e pesquisas no mercado internacional. A equipe é liderada pelo coordenador do curso de Comércio Internacional, Sandro Cé. Estiveram presentes o Reitor, Joaquim Clotet, o presidente da Fiergs, Paulo Tigre, representantes da Fijo, estudantes, pós-graduandos e professores da Face, entre outros. "Estou satisfeito com a importante parceira que inauguramos. Esse espaço ajudará no crescimento do RS e das indústrias, além de melhorar o conhecimento dos estudantes e ampliar as pesquisas dos professores", disse Clotet.
Tigre lembrou que muito se tem falado sobre inteligência comercial, e que o estado tem uma grande capacidade exportadora. "O desafio é conquistar novos rumos e gerar novos espaços para a economia do RS. Saber o que o mercado pede e conhecer bem o que temos para atender essa demanda é fundamental", afirmou, ao ressaltar uma das missões do novo laboratório.
Cé revelou que o laboratório já está com três estudos de mercados finalizados, que identificaram produtos portadores de futuro em quatro países da União Europeia, nos setores de alimentos, biomedicina, e Tecnologia da Informação. "Veremos a tendência desses produtos nesse mercado", projeta o coordenador. Além disso, foram atendidas oito empresas gaúchas, nos setores de máquinas agrícolas, setor químico, construções metálicas e de componentes automotivos, entre outros.
Com o Labicin, o contato com instituições internacionais e o fortalecimento das relações de comércio locais será facilitado. A intenção é que o espaço se torne uma referência para a comunidade acadêmica e público externo, e que atue também no treinamento e na capacitação em comércio internacional. Está instalado na sala 1002 do prédio 50 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre) e desenvolve atividades desde setembro, com quatro alunos de graduação do curso e uma mestranda, analista de negócios.

Nenhum comentário: