quarta-feira, abril 07, 2010

Especialistas discutem a saúde do recém-nascido
De 8 a 10 abril, o Serviço de Neonatologia do Hospital São Lucas realiza o "2º Simpósio Internacional de Neonatologia de Porto Alegre". O evento, que acontece no auditório do prédio 40 do Campus da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), apresentará os temas "controvérsias na reanimação neonatal", "tratamento da hipertensão pulmonar", "inteligência do recém-nascido", "ventilação não convencional", "UTI Neonatal: novos paradigmas", "assistência individualizada ao prematuro e sua família".
Estarão presentes como palestrantes Jorge Cesar Martinez (Universidad del Salvador/Buenos Aires e coordenador do Comitê de Prevenção de Erros Médicos da Organização Mundial da Saúde), Mikko Hallman (Oulu/Finlândia), Jeffrey Maisels (Oakland/EUA) e Steven Ringer (Harvard/EUA), entre outros especialistas brasileiros.
O evento tem o apoio do Programa de Pós-Graduação em Pediatria/Saúde da Criança, Fundação de Amparo à Pesquisa do RS (Fapergs) e Sociedade de Pediatria do Estado. Informações complementares no site www.pucrs.br/hsl/simposio.
...
Cursos de Histórias em Quadrinhos e Charge
A partir deste sábado, 10 de abril, a Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS realiza os cursos "História em Quadrinhos: História, Análise e Crítica" e "Charge - Desenho de Imprensa". As inscrições podem ser feitas na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade, sala 201 do prédio 40 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações complementares pelo telefone (51) 3320-3680. As aulas acontecem sempre aos sábados.
Ministrado por Guilherme Sfredo Miorando e Samir Machado de Machado, o curso de História em Quadrinhos mostrará vídeos e documentários sobre a história dos quadrinhos, além de realizar debates sobre o tema. As aulas de Charge, com Neltair Abreu, o Santiago, mesclarão teoria com a prática, abordando a história da charge, discussões entre o grupo e aplicação dos conteúdos. Além disso, durante os quatro encontros, os alunos desenvolverão desenhos individuais.
...
Curso Requisitos de Software: Conceitos e Práticas para Equipes Ágeis
A Faculdade de Informática da PUCRS (Facin) está com inscrições abertas para a nova edição do curso "Requisitos de Software: Conceitos e Práticas para Equipes Ágeis". Durante as aulas os participantes aprendem a reconhecer deficiências da comunicação humana no processo de captação de análise de requisitos. Além disso, são oferecidas técnicas para elaboração de um Product Backlog simples e eficiente. As inscrições podem ser feitas na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), na sala 201 do prédio 40 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações pelo telefone (51) 3320-3680.
...
Ivo Pitanguy na UNITV

O programa "UNITV - Entrevistas e Debates" apresenta nesta quinta-feira, 8 de abril, às 22h, entrevista com o cirurgião plástico Ivo Pitanguy. O famoso médico, ícone na área de cirurgia plástica estética e reparadora, conversa com o jornalista Carlos Alberto Carvalho. Pitanguy, que foi agraciado pela PUCRS com o título de Doutor Honoris Causa, lembra o início de sua carreira, fala sobre a banalização da cirurgia plástica e a importância da família, entre outros assuntos. A atração pode ser assistida na UNITV - TV Universidade, canal 15 da NET Porto Alegre, ou pelo site www.unitv.tv.br nos seguintes dias e horários alternativos: 9 de abril, às 19h; 10 de abril, às 22h; 11 de abril, às 22h e 12 de abril às 13h30min.
...
Laboratório de Geoprocessamento recebe visitas de escolas
O Laboratório de Tratamento de Imagens e Geoprocessamento (LTIG), do curso de Geografia da PUCRS, agenda visitas gratuitas para alunos do ensino fundamental, de 5a a 8a série, e ensino médio. Os estudantes podem observar, em imagens de satélites, parques e outros pontos da cidade de Porto Alegre. Por meio de um simulador, é possível a conexão com diversos sensores que estão na órbita terrestre. O objetivo é proporcionar aos visitantes noções sobre imagens de satélites geoprocessadas e georreferenciadas e enfatizar o potencial da ciência geográfica na análise do espaço. As visitas ocorrem de quarta a sexta-feira, à tarde. Informações e agendamentos podem ser obtidos, a partir das 14h, pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 4192 ou no site www.pucrs.br/ffch/lab-geo.
...
Especialização em Prática em Terapia Intensiva na Faenfi
A Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da PUCRS (Faenfi) promove o curso de especialização "Prática em Terapia Intensiva". Coordenada pela professora Maria Cristina Lore Schilling, a iniciativa tem como objetivo capacitar os enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas para o tratamento de pacientes críticos.
O curso tem um enfoque predominantemente prático, com diversas atividades desenvolvidas nas Unidades de Terapia Intensiva do Hospital São Lucas. As inscrições acontecem até 23 de abril no site www.pucrs.br/faenfi. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3646 ou pelo e-mail faenfi-pg@pucrs.br.
...
Faculdade de Letras aplica TOEFL
A Faculdade de Letras da PUCRS (Fale) aplicará o exame de proficiência de língua inglesa TOEFL, na modalidade Internet-based test, no dia 10 de abril. A prova avalia a competência de candidatos a universidades e centros de estudos em países de língua inglesa. Os interessados podem inscrever-se e pagar a taxa com cartão de crédito pelo site www.ets.org. A próxima avaliação está marcada para o dia 24 de abril.
O teste será aplicado às 10h, no Laboratório de Línguas da Fale, localizado no 5º andar do prédio 8, no Campus da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). É necessário levar documento com foto e comprovante de inscrição. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3528.
...

Nenhum comentário: