terça-feira, abril 06, 2010


Catedral Metropolitana no roteiro de caminhada pelo Centro
A próxima edição da caminhada orientada do Viva o Centro a Pé será em 10 de abril, sábado, com orientação do arquiteto Luiz Merino Xavier. O roteiro de aproximadamente duas horas terá saída às 10h do Caminho dos Antiquários, passando pela rua Fernando Machado, avenida Duque de Caxias, Pinacoteca Ruben Berta (com interiores) e Catedral Metropolitana.
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com ou pelo telefone 3333-1873. O valor é um quilo de feijão ou arroz, óleo de cozinha ou uma lata de leite em pó. As doações serão encaminhadas a instituições do município. As inscrições por e-mail devem ser feitas até 9 de abril, sexta-feira, às 14h. Em caso de chuva, a atividade será transferida para o sábado seguinte.
Quem orienta - Luiz Merino Xavier é arquiteto da Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural (EPAHC), mestre em Planejamento Urbano e Regional e consultor de patrimônio cultural do Projeto Monumenta, da Secretaria Municipal da Cultura (SMC).
Caminho dos Antiquários - Para revitalizar a área central, o espaço repleto de lojas de antiguidades foi transformado em uma grande feira a céu aberto. A rua Marechal Floriano é fechada entre a Fernando Machado e a Demétrio Ribeiro, e as lojas colocam os produtos na rua.
As caminhadas do Viva o Centro a Pé são realizadas duas vezes por mês, sempre aos sábados, orientadas por professores especialistas em história ou arquitetura. A promoção é das secretarias do Planejamento Municipal (SPM) e da Cultura (SMC), do Programa Viva o Centro e do Gabinete da Primeira-dama.








Nenhum comentário: