sexta-feira, março 04, 2011


Foto: Jonathan Heckler/PMPA
O city tour Linha Turismo funcionará regularmente na segunda-feira, 7, dia normalmente reservado para a manutenção preventiva do ônibus, e na terça-feira, 8, feriado de Carnaval. Com isso, ficam ampliadas as opções de lazer para quem estará na cidade neste período das festas de Momo. Os serviços de manutenção no ônibus serão realizados na quarta-feira de Cinzas, 9, dia em que o city tour não irá circular.
O Linha Turismo oferece duas opções de roteiros: Centro Histórico, com saídas às 9h e às 15h30, e Zona Sul, com saídas às 10h30 e 13h30. Para qualquer um deles, o ticket custa R$ 15 e o passageiro ficará acomodado em poltronas numeradas. No primeiro piso do veículo as janelas panorâmicas permitem uma visão ampla de todos os locais percorridos. Mas é nas poltronas do andar superior, aberto, que a maioria dos passageiros prefere se acomodar e ter uma vista dos atrativos a quase quatro metros de altura.
Curiosidades - O ônibus oferece serviço de áudio operado em três idiomas (português, inglês e espanhol), câmeras de segurança, acessibilidade universal e o acompanhamento de um guia de turismo especializado que agrega ao passeio explicações sobre monumentos e prédios históricos, a origem e a importância de ruas e bairros no crescimento e formação da cidade. O passageiro fica sabendo, por exemplo, que a ponte dos Açorianos já foi a ligação entre as zonas Norte e Sul da cidade e que jazigos de figuras importantes da história rio-grandense estão no cemitério da Santa Casa. Ou, ainda, que na Usina do Gasômetro funcionou uma antiga termoelétrica, inaugurada em 1928, e que Porto Alegre foi a primeira do continente a receber a obra vanguardista do premiado arquiteto português, Álvaro Siza, cujos conceitos arrojados estão no prédio do Museu Fundação Iberê Camargo.
Roteiros - No Roteiro Centro Histórico, pela área mais central da Capital, o ônibus realiza um passeio de 80 minutos, num percurso de 28 quilômetros, passando por 11 bairros e cerca de 20 atrativos históricos, naturais e culturais da capital. Entre eles, o Parque da Redenção, o centro histórico da Praça da Matriz e do Mercado Público, a Casa de Cultura Mário Quintana, o Parque Moinhos de Vento, o Centro Cultural Usina do Gasômetro e o Parque Marinha do Brasil, na orla do lago Guaíba. O Roteiro Zona Sul passa por cerca de 30 atrativos históricos, culturais, naturais e de lazer de bairros da Zona Sul, como Cristal, Assunção, Tristeza, Ipanema, Vila Nova, Belém Velho, Glória e Medianeira. Entre eles, a área do Caminho dos Antiquários, no Centro Histórico, os estádios de futebol do Internacional e do Grêmio, o Museu da Fundação Iberê Camargo, o Hipódromo do Cristal, os clubes de vela do bairro Assunção, o Morro do Osso, o Calçadão de Ipanema, a casa do jogador Ronaldinho Gaúcho e a Igreja da Glória, praças, monumentos e paisagens naturais, além de atrativos da rota Caminhos Rurais como a casa de produtos coloniais La Pipa Nostra, o Sítio Dom Guilherme, a hospedaria e casa de eventos Belém do Horto e Santuário Mãe de Deus, no Morro da Pedra Redonda, uma das grandes atrações do passeio.
O bilhete de ingresso deve ser adquirido diretamente na Central de Atendimento, na Travessa do Carmo, 84 – bairro Cidade Baixa, onde se localiza o terminal de embarque e desembarque do ônibus. Informação pelos telefones 3289 6744 e 3289 6745.

Nenhum comentário: