sexta-feira, agosto 08, 2008


* A Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da PUCRS (Faenfi) promove a "1ª Jornada dos Formandos de Nutrição - PUCRS". O evento vai abordar temas como obesidade infantil, manejo nutricional na cirurgia bariátrica, nutrição e oncologia, entre outros. Também será realizado jantar por adesão em comemoração ao dia do Nutricionista, com acadêmicos, diplomados e professores. A atividade, que acontece nos dias 27, 28 e 29 de agosto, será realizada no auditório do prédio 32, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Outras informações e inscrições pelo site www.pucrs.br/faenfi.
* A Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS (Face) e o Centro de Pastoral e Solidariedade da Universidade promovem mais uma edição do projeto "Sinergia Digital". A ação busca a integração social de crianças e adolescentes carentes através da inclusão digital. Neste semestre, poderão participar das aulas os ex-alunos que freqüentaram o projeto em 2005, 2006 e 2007, com seleção a partir de critérios como notas, participação, comprometimento, presença e responsabilidade. Também serão selecionadas 14 crianças da Clínica Esperanças, que receberão treinamento na área da informática, além de participar de atividades de cunho evangelizador, jogos e momentos de integração. As aulas serão realizadas até o dia 29 de novembro, com previsão de formatura para 13 de dezembro. Outras informações no Centro de Pastoral e Solidariedade, prédio 17 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), pelo site www.pucrs.br/sinergiadigital ou pelo telefone (51) 3320-3576.
* O Laboratório de Mercado de Capitais da PUCRS (Labmec) realiza o curso "Aprenda a Investir na Bolsa de Valores - Ênfase em Análise Fundamentalista e Técnica". As aulas serão ministradas pelo professor Leandro Rassier e serão divididas em dez módulos. O objetivo é apresentar os benefícios de um planejamento financeiro pessoal e explicar o funcionamento do mercado de ações, através de atividades práticas de como analisar empresas, precificar ações, montar uma carteira segura de investimentos e possibilitar investimentos de ações a curto prazo. A atividade acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de agosto, das 15h às 19h, e é voltada aos profissionais liberais, executivos, investidores, professores e estudantes. Inscrições podem ser feitas através do site http://www.labmec.com.br/ ou na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Outras informações pelo telefone (51) 3384-4449 ou (51) 3320-3500, ramal 7753.
* A Editora Universitária da PUCRS (Edipucrs) está relançado o "Programa de Apoio a Bibliografia". Além dos benefícios previamente oferecidos, como 30% de desconto na compra de livros da Edipucrs e de outras editoras universitárias, poderão ser solicitadas obras de qualquer editora comercial, que serão disponibilizadas com o maior desconto possível. O objetivo do programa, que existe desde o primeiro semestre de 2008, é facilitar o contato do estudante com o livro e colaborar com o professor, oferecendo apoio às obras indicadas nos planos de ensino das disciplinas nos cursos dos campi Porto Alegre, Viamão e Uruguaiana. Para participar, o professor deverá preencher uma ficha on-line que está disponível no site www.pucrs.br/edipucrs. As obras indicadas na bibliografia das disciplinas serão adquiridas pela Livraria Edipucrs e repassadas aos alunos e professores, em promoção especial. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3906, e-mail livraria@pucrs.br ou pelo site citado.
* A revista eletrônica "Textos & Contextos", lançada pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUCRS, já está disponível na web. O veículo, que é uma publicação semestral, divulga resultados de pesquisas, relatos de experiências e resenhas bibliográficas. Ela busca mediar o debate de idéias no Serviço Social e em áreas afins, tendo sido avaliada como conceito "A" em nível nacional pelo sistema Qualis, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e indexada pelo Sistema Internacional Latindex. As editoras da são a diretora da Faculdade de Serviço Social, Jussara Maria Rosa Mendes, e a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Beatriz Gershenson Aguinsky. A publicação pode ser acessada através do site www.pucrs.br/textos.
* O Departamento de História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da PUCRS (FFCH) promove mais uma edição do ciclo de palestras "História e Historiografia: Breves Reflexões". No mês de agosto, a história do Brasil será o tema dos encontros. O evento, que ocorre desde abril deste ano, já abordou história antiga, medieval, moderna e contemporânea. Na terça-feira, dia 26 de agosto, Maria José Barreras fala sobre Sérgio Buarque, Gilberto Freyre e Caio Prado: seus diferentes olhares sobre o Brasil Colonial. No dia 27, o ciclo de palestras continua com a mediação de René Gertz, abordando Centro e Periferia no Brasil Império. Ainda no mesmo dia, Migração e identidades: presença italiana no Brasil e no Rio Grande do Sul será o tema exposto por Núncia Constantino. Encerrando as atividades deste mês, no dia 28, A elite e povo na República Brasileira é tratada em palestra novamente proferida por René Gertz. Todas as atividades acontecem das 17h45min às 19h, no auditório do prédio 5, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca, mediante doação de 1 quilo de alimento não-perecível. As inscrições devem ser feitas na hora e local de cada atividade. Informações complementares na secretaria da FFCH, pelo telefone (51) 3320-3555.

Nenhum comentário: