quinta-feira, agosto 07, 2008



* O Laboratório de Mercado de Capitais da PUCRS (Labmec) realiza o "Curso de Análise Técnica". A atividade busca demonstrar como entender o mercado acionário através da análise técnica. O encontro será focado no entendimento das principais ferramentas gráficas existentes, como formações gráficas, suporte e resistência, rastreadores e osciladores de mercado. O curso é voltado aos profissionais liberais, executivos, investidores, professores e estudantes que tenham interesse em iniciar ou que já tenham começado suas operações no mercado financeiro. O ministrante será o professor Fernando Pisa. A aula acontece no próximo sábado, dia 9 de agosto, das 8h às 12h e das 13h às 18h, no Labmec, 7° andar do prédio 50, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.labmec.com.br/. Outras informações pelo telefone (51)3320-3500, ramal 7753.
* No dia 21 de agosto os novos alunos serão recebidos pela PUCRS no "Stand Calouros", um ambiente de lazer, troca de experiências e acolhida. A atividade será realizada no Centro de Eventos da Universidade, prédio 41 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). O "Stand" é um espaço de convivência entre os acadêmicos, onde eles podem esclarecer dúvidas, conversar, realizar atividades de arte e música, jogar e interagir com a comunidade universitária. Na ocasião, os estudantes também receberão um kit (agenda e camiseta). A administração superior da Instituição fará a recepção aos novos alunos nos turnos da manhã e noite, de acordo com escala previamente combinada, seguida por uma apresentação do vídeo institucional da Universidade. As atividades são organizadas pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (Prac), com o apoio das unidades acadêmicas. Informações complementares pelo telefone (51) 3320-3708, site www.pucrs.br/standcalouros e e-mail futuroscalouros@pucrs.br. Os calouros que não retiraram seu kit durante o "Stand" devem procurá-lo na Prac, sala 109 do prédio 1.
* A PUCRS realiza nesta sexta-feira, dia 8 de agosto o seminário gratuito "Atualização em DST/HIV/AIDS e Controle Social de Políticas Públicas em Saúde pelos Terreiros". A atividade é destinada a representantes de conselhos de saúde e pesquisadores, lideranças religiosas de terreiros, militantes de movimentos sociais negros, gestores e trabalhadores em saúde. O evento é promovido pelo Grupo de Pesquisa Processos e Organizações dos Pequenos Grupos, da Faculdade de Psicologia da PUCRS, em parceria com a Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde / Núcleo-RS e a Comunidade Terreiro Ilê Axé Iyemonjá Omi Olodo.
O encontro acontece no auditório do 9º andar prédio 11, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). As vagas são limitadas e a inscrição deve ser feita pelo e-mail nedio.seminotti@pucrs.br. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 7747.
* A Faculdade de Biociências da PUCRS recebe inscrições para o curso de extensão "Educação Sexual na Escola: (re)visitando aspectos da biologia e focando questões polêmicas". A atividade busca abrir um espaço para discutir e refletir sobre questões da sexualidade na escola, rever aspectos da biologia, propondo metodologias e recursos para esse trabalho. É dirigido a educadores e acadêmicos e aberto a toda comunidade escolar. As aulas têm início no dia 15 agosto e serão realizadas às sextas-feiras, das 18h45min às 22h, e aos sábados, entre 8h30min e 11h30min, na sala 603 do prédio 12, no Campus Central da Instituição (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Entre as atividades estão previstas leituras, filmes, jogos e debates. Inscrições e informações complementares por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40, ou pelo telefone (51) 3320-3680.
* O Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da PUCRS está com inscrições abertas, até 25 de agosto, para o Curso de Especialização em Direito e Cultura Indígena. A atividade, destinada a profissionais das mais diversas áreas do conhecimento, tem como objetivo proporcionar uma compreensão sobre a cultura e as formas de contato existentes entre as populações indígenas e outros povos, além de criar um foro permanente de estudo e discussão para oferecer soluções aos problemas enfrentados pelos índios nos mais diversos setores. O curso foi idealizado por Édison Hüttner, coordenador do Núcleo de Cultura Indígena. Os encontros serão realizados às sextas-feiras (tarde e noite) e aos sábados (manhã), com início previsto para 5 de setembro. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3537, pelo site www.pucrs.br/direito/pos/especializacaoculturaindigena ou e-mail mestradodir@pucrs.br.
* Nesta quarta-feira, 6 de agosto, a PUCRS recebeu o acervo do arquiteto alemão Theodor Alexander Josef Wiederspahn, notabilizado por obras como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Edifício Ely (Tumelero), Casa de Cultura Mario Quintana e Memorial do Rio Grande do Sul, todos no Centro de Porto Alegre. Alemão, Wiederspahn migrou para o Brasil no início do século XX. No acervo há 687 pastas com projetos e estudos, além de desenhos e aquarelas feitos pelo arquiteto. O coordenador-geral do Delfos, professor Luiz Antonio de Assis Brasil, destacou que a Universidade recebe o material como um bem precioso, que transcende a arquitetura e atinge a cultura do Rio Grande do Sul e do País. "Nós contamos com o privilégio de ter esse arquiteto aqui em nosso Estado. Esse acervo está no melhor lugar onde poderia estar." A assinatura do contrato de cessão do material para a PUCRS ocorreu no Salão Nobre da Reitoria. O Reitor Joaquim Clotet recebeu os familiares do arquiteto. Estiveram presentes, ainda, os diretores das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo, Paulo Regal, e de Filosofia e Ciências Humanas, Draiton Gonzaga de Souza, além do diretor da Biblioteca Central, César Mazzillo, e de Günter Weimer, professor convidado do pós-graduação da Arquitetura, que escreveu a biografia de Wiedespahn, a ser lançada na Feira do Livro de Porto Alegre deste ano. Depois da cerimônia, os participantes conhecerem o Delfos - Espaço de Documentação e Memória Cultural, no 7º andar da Biblioteca Central Irmão José Otão, que guardará os acervos da PUCRS e será inaugurado em dezembro. Vera Maria Lütz Uber, neta de Wiederspahn, teve uma surpresa agradável. "Ouvi falar do local, mas está acima das expectativas da família", comentou, com a concordância da irmã Marion Lütz Kroeff. Elas também enfatizaram o fato de o material ficar disponível para consulta. Assis Brasil, e a coordenadora executiva do Delfos, Alice Moreira, apresentaram o espaço e o trabalho desenvolvido pela Faculdade de Letras e Biblioteca, com a participação de 17 alunos (contando somente os da PUCRS).

Nenhum comentário: