terça-feira, agosto 05, 2008

* Voluntários que desejam participar do estudo que visa avaliar modificações no estilo de vida e risco cardiovascular da Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da PUCRS têm até o dia 31 para entrar em contato. É necessário ter entre 30 e 60 anos, e estar com o peso acima do ideal, pressão arterial elevada, ter glicose e colesterol e não praticar qualquer atividade física. Os selecionados terão acompanhamento nutricional e participarão de um programa de condicionamento física por três meses. Informações pelo Tel.: 3320-3938, das 8 às 11 horas.
* Exame de Proficiência de Língua Inglesa Toefl, na modalidade Internet-Based Test acontece no próximo dia 23 de agosto, na Faculdade de Letras da PUC (campus da avenida Ipiranga). O exame avalia a competência de candidatos a universidades e centros de estudos em países de língua inglesa. Os interessados podem inscrever-se e pagar a taxa correspondente pelo site http://www.ets.org/. Até 8 de agosto.
* Curso de Especialização em Direito e Cultura Indígena tem inscrições abertas até o próximo dia 25 de agosto, como parte do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da PUCRS. O objetivo é proporcional uma compreensão maior sobre a cultura e as formas de contato existentes entre as populações indígenas e outros povos. Os encontros serão às sextas-feiras à tarde e noite, e sábado pela manhã, com início previsto para o dia 5 de setembro. Informações pelo Tel.: 3320-3537
* 35 CTG (avenida Ipiranga, ao lado do Bourbon Shopping) realiza neste sábado, 16, a sua Festa das Etnias 2008. O evento, gratuito, inicia às 19 horas, com apresentações de danças alemãs, polonesas, ucranianas, argentina, espanholas, libanesas e brasileiras, e comemora o Dia do Folclore - 23 de agosto. O 35 CTG tem como patrão Luis Carlos Maffei. Vá conferir.
* Dom Dadeus, Arcebispo de Porto Alegre, estará presente na Missa Festiva dos 40 Anos de instalação da Paróquia São Luiz Gonzaga (rua Guilherme Alves, próximo ao supermercado Gecepel). A missa inicia às 10 horas, seguida de um almoço comunitário, já tradicional. Entre os convidados, estão antigos párocos da igreja, como o Padre Irineu. O atual padre responsável é Paulo Kunrath. Informações pelo Tel.: 3336-1065.
* A Faculdade de Informática da PUCRS (Facin) promove o "2º Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquiteturas e Reutilização de Software" (SBCARS). O evento reúne pesquisadores, estudantes e profissionais com uma ampla gama de interesses em engenharia de software. O SBCARS está organizado em uma única trilha, composta por sessões técnicas, sessões da indústria, palestras internacionais, mini-cursos e sessões de demonstração de ferramentas, que buscam contribuir para o aprimoramento científico e tecnológico dos seus participantes. As atividades serão realizadas no período de 20 a 22 de agosto no auditório térreo da Facin, prédio 32 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). As inscrições do Simpósio serão realizadas via formulários eletrônicos que podem ser obtidos no site www.inf.pucrs.br/sbcars2008, que também fornece todas as informações necessárias às pessoas interessadas. As inscrições via web podem ser feitas até 19 de agosto ou durante o evento, no local onde será realizado.
* A Faculdade de Informática da PUCRS (Facin) realiza, de 11 a 15 de agosto, o curso "Introdução a Engenharia de Requisitos". As aulas serão ministradas das 8h às 11h30min e abordarão conceitos básicos em engenharia de requisitos, como importância dos requisitos no processo de software, processos de engenharia de requisitos e técnicas de casos de uso para especificação de requisitos, entre outros. A atividade é coordenada pela professora Miriam Sayão. O curso tem como pré-requisito ter conhecimentos básicos em engenharia de software e é voltado aos profissionais de empresas atuantes em gerenciamento de projetos de software, alunos de graduação ou graduados em Informática, Sistemas de Informação ou Engenharia da Computação. Informações e inscrições na Pró-Reitoria de Extensão, sala 201 do prédio 40, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), pelo telefone (51) 3320-3680 ou (51) 3320-3543.
* O Centro de Pesquisa Clínica do Hospital São Lucas da PUCRS seleciona pessoas que tenham diagnóstico de artrite reumatóide para participar de pesquisas com um novo medicamento. Estão sendo recrutados voluntários que façam tratamento com metotrexato. Mais informações pelos telefones (51) 3339.9022 ou 9988.8822, a partir das 11h.
*A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a implantação do curso de "Doutorado em Ciências Criminais", do Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da Faculdade de Direito da PUCRS (Fadir). A atividade será oferecida em 2009 e é destinada a mestres em Ciências Criminais e demais áreas do Direito, em Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas. Com o novo curso, a Universidade passa a contar com 40 opções de mestrado e doutorado.As inscrições deverão ser feitas, no período de outubro e novembro, na secretaria do Programa, sala 1030 do prédio 11, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681- Porto Alegre). Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3537.
* Você sabe o que significa oxímoro, dêixis e anáfora? São alguns dos recursos de linguagem que serão explicados nos encontros do projeto "O que é?", organizado pela Faculdade de Letras da PUCRS (Fale). A atividade busca apresentar temas relacionados à Lingüística e Literatura, por meio de aulas expositivas e dinâmicas, utilizando exemplos práticos para esclarecer dúvidas. Todos os temas foram levantados por professores da Fale, a partir de dificuldades expostas pelos alunos em sala de aula. Os encontros serão realizados sempre das 18h às 19h na sala 305 do prédio 8, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). O próximo será no dia 5 de agosto e abordará Fone e fonema, fonética e fonologia, ministrado pela professora Letícia Farias. No dia 19 de agosto, o assunto será Dêixis e Anáfora e no dia 28 de agosto serão explicadas as Formas da narrativa: autobiografia, autoficção, diário, romance epistolar. Também haverá palestras nos meses de setembro, outubro e novembro. As inscrições, gratuitas, serão feitas nos horários e datas dos encontros. Outras informações e a programação completa podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3676, ramal 8277. * A PUCRS sediará no próximo sábado, dia 9 de agosto, das 8h às 18h, o "Workshop Nutrição Esportiva & Treinamento". A atividade gratuita é realizada pela Probiótica Laboratórios, atuante no mercado de suplementos alimentares, e tem apoio do curso de Nutrição da Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da Universidade (Faenfi). Na ocasião, serão abordados temas como importância da nutrição esportiva, marketing esportivo, técnicas avançadas de treinamento, entre outros. Também será realizada mesa-redonda com os palestrantes Marcelo Bella, especialista em Marketing Esportivo, Fernando Marques, bodybuilder e treinador, Rodolfo Peres, professor e nutricionista esportivo, Erico Caperuto, médico fisiologista do esporte, e Paulo Muzy, médico ortopedista, traumatologista, fisiologista e biomecânico do exercício. O encontro será realizado será realizado no auditório térreo do prédio 50, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Inscrições podem ser feitas na secretaria do curso de Nutrição, 8º andar do prédio 12. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3646.
* O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS realiza mais uma edição do ciclo de conferências "Projetos de Filosofia - Pensadores". Na próxima sexta-feira, dia 8 de agosto, será apresentada a palestra Levinas: uma introdução ao seu pensamento, ministrada pelo professor Pergentino Pivatto. O encontro ocorre às 14h30min no auditório do 9º andar do prédio 50, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). O ciclo, que será realizado até outubro, busca apresentar ao público, em linguagem acessível, as pesquisas desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade e sua relevância para os desafios da contemporaneidade. A entrada é franca mediante doação de um brinquedo novo (R$1,99). Informações adicionais pelo e-mail filosofia-pg@pucrs.br ou pelo telefone (51) 3320-3554.

Nenhum comentário: