segunda-feira, janeiro 12, 2009

Mamãe, eu quero mamar




Ernani Ssó (*Extraído do http://www.coletiva.net/)

Hans Locher, um cozinheiro suíço, quer servir pratos feitos com leite de mulheres em seu restaurante. Era o que faltava. Depois da cozinha conceitual, ou seja lá como chamam, que serve aqueles pratos feitos de espumas coloridas, a cozinha psicanalítica. Sou um reacionário. Ainda prefiro filé com fritas.
Amamentação a qualquer custo
A jornalista inglesa Kate Garraway sugeriu para seus milhões de telespectadores que todas as mulheres deveriam dar de mamar aos filhos e filhas de outras mulheres. Disse mais, bem mais, na verdade: as mulheres deveriam dar de mamar umas às outras.
Não sei se se trata de uma campanha de prevenção lésbica ao câncer, ou proposta para salvar o mundo. Veja bem, se todas as mulheres mamassem umas nas outras, apenas os homens estariam sujeitos à fome. Metade do problema estaria resolvida. Mas não deve ser nada disso. Acho que a Kate estava apenas sugerindo uma instalação pra uma dessas bienais.
PETA
A PETA (People for The Ethical Treatment of Animals) é uma organização inglesa em que baixou o espírito da inolvidável Palmira Gobbi. Mexeu com os animais, os ativistas da PETA viram bicho. Agora encavacaram com os sorvetes Ben & Jerry, muito populares na Inglaterra e nos Estados Unidos. Querem que a fábrica passe a utilizar leite de mulheres em vez do leite das vacas.
Tracy Reisman, porta-voz da PETA, declarou: "Se eles, o Ben e o Jerry, substituíssem o leite de vaca pelo leite das mulheres, todo mundo sairia ganhando. Inclusive as vacas".
Não, não, Tracy, os bezerros é que sairiam ganhando. Ou ela está insinuando que a ordenha não passa de assédio sexual? Embora gaúcho, não sou grande entendido em vaca, mas posso apostar que a úbere não é zona erógena. Ou é, Santiago?
Mas, enfim, fiquei curioso. A PETA recomenda a ordenha dessas mulheres de modo manual? Feita por mulheres ou por homens? Qualquer homem ou só os maridinhos? A mão de obra deve ser especializada? O ordenhador precisa diploma como os jornalistas? A PETA recomenda cursos de especialização com a Pamela Anderson? Não haverá uma dissidência, digamos a PETA do B, que é contra as máquinas de tirar leite? As ideologias, sabe-se, têm mais divisões do que o espaço entre a flecha e o alvo, conforme aquele velho paradoxo grego.
Peitos enquadrados na lei
Não há legislação na União Européia que proíba o leite de mulher na preparação de pratos ou produtos alimentícios. Rolf Etter, do laboratório de controle de alimentos de Zurique, disse: "O leite humano não está na lista de espécies proibidas de ceder seu leite para o consumo também humano. Macacos e primatas estão proibidos. Mulher, não".
Ainda bem que macacos estão proibidos. Eu não mamaria num macaco nem depois de quinze dias de jejum. Mas em macaca, pode? O Tarzã não só cresceu forte e bonito, como poliglota. Não lembram? Ele falava a língua dos chimpanzés, dos elefantes, de várias tribos africanas e dos ingleses. É pouco? Sabia latim também, o que muito me surpreendeu em Tarzã e o império perdido. Acho que os criacionistas deviam revisar seus conceitos.
Abaixo do Equador
Como toda moda dos estranja cedo ou tarde bate por aqui, estou à espera da onda láctea. Acho que mais uma vez a Europa vai se curvar ao Brasil. Mais uma vez mostraremos o charme, o veneno e o leite da mulher brasileira.
Adriana Lima e Gisele Bündchen doarão litros de leite aos flagelados de Santa Catarina ou Bangladesh? Adriana Galisteu será apojada ao vivo na tevê? Ana Maria Braga dará de mamar, simbolicamente, claro, ao papagaio aquele? Estrelinhas globais posarão pra revistas masculinas em ensaios em galpões ou nas dependências da Corlac?
Há também as primeiras damas e senhoras da nossa melhor sociedade empenhadas em campanhas beneficentes. Elas poderão fazer doação de leite, oferecendo os seios aos necessitados. Aposto que haveria filas maiores que as dos sopões das organizações de caridade. Seria bonito. Sem falar que esses seios serviriam para alguma coisa, além de local de aplique de próteses de silicone e bolinas extracurriculares.
O sabor do leite materno
Não lembro, mas os entendidos garantem que o leite feminino tem um sabor que lembra o suco de melancia. Chega de saudade. Prefiro cerveja no verão e vinho no inverno.

Nenhum comentário: