sexta-feira, janeiro 16, 2009

*O Centro Cultural Usina do Gasômetro (Avenida João Goulart, 551) apresenta, até domingo, 18, às 20h30, o espetáculo Planetário, de Eduardo Severino Cia. de Dança e Grupo Tato. O espetáculo integra o projeto Usina das Artes, da Secretaria Municipal de Cultura (veja programação completa aqui).
Os ingressos custam entre R$10 (melhor idade, assinantes Correio do Povo, estudantes e classe artística) e R$20 e podem ser adquiridos antecipadamente no café da chaminé da Usina do Gasômetro, das 10h às 12h e das 13h às 20h, com 20% de desconto, ou no local, uma hora antes do início do espetáculo.
* A Feira do Brechó pode ser visitada até amanhã, 17, das 8h às 19h30, no setor quadrante do andar térreo do Mercado Público. São dez expositoras vendendo artigos de moda retrô, acessórios de época, louças, cristais, móveis, brinquedos e antiguidades em geral (Veja vídeo). O objetivo da prefeitura é incentivar a participação dos expositores dos antiquários no desenvolvimento da economia e motivar o interesse pela cultura, mercado da arte e antiguidades da cidade. A feira é organizada pela Associação dos Brechós de Porto Alegre e promovida pela Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), estando em sua quinta edição.
*Encerrado o período de recursos, foi confirmada a inscrição de 41.950 candidatos às 318 vagas abertas pelos Concursos Públicos Nº 440 a 462 da prefeitura de Porto Alegre. Desse total, 12,3% disputam as vagas destinadas a afro-descendentes e 0,6% as destinadas aos Portadores de Necessidades Especiais (PNEs).
Segundo a secretária de Administração, Sonia Vaz Pinto, o número de inscrições superou as expectativas iniciais e vai permitir suprir a carência de candidatos para exercer os cargos de provimento efetivo que são permanentemente abertos devido à ampliação da rede de serviços prestados à população e em substituição às aposentadorias. “Nossa meta é iniciar em março o processo de convocação dos aprovados que irão atuar, principalmente, em áreas estratégicas como a Saúde, Educação e Segurança Urbana". Destacou.
A Secretaria Municipal de Administração de Porto Alegre deverá publicar, no início da próxima semana, no Diário Oficial de Porto Alegre — Dopa (http://www2.portoalegre.rs.gov.br/dopa/) e em jornais de grande circulação, os locais e horários das provas, que estão marcadas para o próximo dia 25. A informação também estará afixada nos painéis dos concursos existentes em frente ao Edifício Intendente José Montaury — Rua Siqueira Campos nº 1300 — e, em caráter meramente informativo, através da Internet: www.portoalegre.rs.gov.br/concurso/.
INSCRITOS POR CARGO
A empresa organizadora do concurso publicou no seu site a relação de candidatos inscritos por cargo. A listagem poderá ser visualizada por intermédio do link: http://www.conesul.org.br/doc_concursos/portoalegre1592008/inscritos_por_cargo.pdf
* Durante os meses de verão, a Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME) promove, em diferentes locais da cidade, atividades esportivas e recreativas para a comunidade que não pode sair da Capital. Na Zona Sul, a Ativação Esportiva do Lami, que ocorre na Avenida Beira-Rio, 79, no sábado e domingo, das 14h às 19h, pretende diversificar as opções de lazer de crianças, adolescentes e adultos. Neste final de semana, ocorrem Torneio de vôlei de duplas nas categorias mista (até 12 anos), masculina (de 13 a 15 anos) e força livre (masculina e feminina), torneio de tênis de mesa, desafio esportivo de basquete. No domingo, o ônibus Brincalhão faz a alegria de crianças.
Ainda no final de semana, haverá partidas do tradicional Circuito de Vôlei de Praia nas quadras de areia do Parque Marinha do Brasil, na Avenida Borges de Medeiros. Os jogos, válidos pelas quinta e sexta etapas masculina e terceira feminina, começam a partir das 15h. As inscrições podem ser feitas até 30 minutos antes de começar a competição.
*Diversos cursos de especialização diferentes, criativos e inéditos são oferecidos pela PUCRS pela primeira vez e estão com inscrições abertas. A relação completa pode ser conferida no site www.pucrs.br/pos/especializacao. Entre os destaques estão "Farmacotécnica Homeopática", da Faculdade de Farmácia, que formará farmacêuticos para trabalhar em farmácias de manipulação homeopáticas e indústrias farmacêuticas homeopáticas; e "Fatores Humanos na Aviação", da Faculdade de Ciências Aeronáuticas, voltado a pilotos e que busca aprimorar, por exemplo, práticas e ferramentas de gestão de segurança e psicologia na aviação.
Outras especializações oferecidas em 1º edição são:

Fisioterapia Dermato Funcional: Curso de Fisioterapia
Mercado de Capitais: Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia
Educação de Jovens e Adultos na Educação Básica e Educação Infantil - Gestão e Docência: Faculdade de Educação
Análise de Conjuntura e Cenários Econômicos: Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia
Política Internacional: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Comércio Internacional: Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia - Campus Uruguaiana
Gestão de Tributos e Planejamento Tributário Estratégico e Gestão e Empreendedorismo na área de alimentos: Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia
Residência Multiprofissional em Saúde - Premus: Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia
Sexologia Clínica: Faculdade de Medicina
Microeletrônica: Faculdade de Engenharia
Assistência Farmacêutica e Diagnóstico Laboratorial: Faculdade de Farmácia;
Perícias e Avaliação de Bens: Faculdade de Engenharia e Arquitetura
Espaço Urbano: Geografia e Interdisciplinaridade: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Produção Animal: Faculdade de Zootecnia, Veterinária e Agronomia do Campus Uruguaiana
Pastoral Urbana: Faculdade de Teologia
Informações completas podem ser obtidas no site citado.
* A Faculdade de Engenharia da PUCRS (Feng) recebe inscrições para o curso de mestrado em Engenharia Elétrica, com área de concentração em "Sinais, Sistemas e Tecnologias de Informação". As aulas são focadas para o desenvolvimento de produtos e processos com tecnologias inovadoras, em temas avançados de processamento de sinais e tecnologias da informação, na criação e fixação de propriedade intelectual no país. O procedimento pode ser realizado até 23 de janeiro, por meio do
site www.pucrs.br/feng/ppgee. Informações adicionais também pelo telefone (51) 3320-3540.
*Entrou em operação nesta semana a 13ª sinaleira sonora da cidade. O equipamento, instalado na esquina da Avenida Júlio de Castilhos com a Rua Doutor Flores, garante maior autonomia e segurança à travessia de pessoas com deficiência visual (veja abaixo os outros locais de funcionamento) (Veja vídeo).
A iniciativa da prefeitura é uma parceria da Secretaria Especial de Acessibilidade e Inclusão Social (Seacis) com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O titular da Seacis, Tarcízio Cardoso, resume a importância do projeto: “Quando se fala em cidadania, devemos lembrar de todos. Se é para todos, inclui os cegos também. Por isso a importância de atitudes como essa. Nossa parceria com a EPTC é prioridade, pois os deficientes visuais são mais de 7% da população da Capital”.
Vistoria - Para garantir maior segurança a frequentadores do Centro Popular de Compras e do seu entorno, em especial a pessoas com deficiência visual, técnicos da Área de Acessibilidade da Secretaria Especial de Acessibilidade e Inclusão Social (Seacis) recomendam alterações no ambiente externo e dentro do CPC. De acordo com o coordenador da Área, arquiteto João Toledo, a vistoria realizada na quinta-feira, 15, sugere medidas como a colocação de piso tátil junto ao terminal de ônibus, substituição do local de instalação de orelhões e melhorias no acesso ao Centro. Essas recomendações foram encaminhadas à Empresa Pública de Transporte e Circulação e Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) e serão efetivadas.
Toledo explica que a vistoria da Seacis tem a preocupação de contribuir para o aperfeiçoamento do projeto original, especialmente no que se refere às condições de mobilidade, segurança e condução e garantir maior segurança a pessoas com deficiência que visitem o local. Pessoas com deficiência física que se utilizam de cadeiras de rodas, por exemplo, contam com dois elevadores acessíveis.
Sinaleiras sonoras em funcionamento na Capital: Av. Dante Ângelo PillaAv. Cavalhada, em dois pontos: próximo ao Instituto Stª Luzia, e à Escola Estadual Cônego Paulo de Nadal Av. Eduardo Prado nº 349 Av. Dom Pedro II esquina com Américo Vespúcio Av. Praia de Belas, próximo à Igreja Pão dos Pobres Estação Rodoviária, em frente ao Hotel Continental Avenida Borges de Medeiros, em três pontos: esquina com Rua Riachuelo, Avenida Salgado Filho e Siqueira CamposRua Uruguai, esquina com Siqueira CamposAv. Julio de Castilhos, em dois pontos: esq. Terminal Praça Parobé, no Largo Visconde de Cairu, e esq. com Rua Doutor Flores.

Nenhum comentário: