segunda-feira, março 30, 2009




*Dando continuidade ao Projeto A Hora do Bicho, no mês de abril a vez é do tucanuçu, espécie de tucano ameaçada de extinção, na categoria vulnerável. A destruição das florestas e à caça para confecção de troféus e amuletos têm sido os maiores vilões no processo de extinção dessa espécie.
Este Projeto, promovido pela Fundação Zoobotânica do RS, visa divulgar espécies que fazem parte do acervo do Parque Zoológico, buscando a conscientização da sociedade, sobre a importância da preservação e conservação da fauna, tanto nativa como exótica.
O Projeto A Hora do Bicho iniciou em 2004 apoiando a coleta seletiva do lixo realizada no Zoológico, tendo divulgado em suas edições anteriores espécies da fauna nativa do RS, fauna brasileira e africana e aves brasileiras, todas ameaçadas de extinção.
Em sua 5ª edição está sendo divulgada a série “Os filhotes”, através das seguintes espécies:Cujubi (janeiro), Javali (fevereiro), Cisne-branco (março), Tucanuçu (abril), Macaco-aranha (maio), Ratão-do-banhado (junho), Chimpanzé (julho), Lhama (agosto), Hipopótamo (setembro), Lobo-guará (outubro), Flamingo (novembro), Sagüi-pincel-preto (dezembro).


Tucanuçu
Esta é a maior espécie de tucano. O bico é a sua principal característica, útil para apanhar e descascar frutos e para intimidar outros animais. Os tucanos vivem em bandos, porém separam-se aos pares na época da reprodução. Fazem seu ninho em ocos de árvores ou em galerias de barrancos. Quando alimentam-se de frutos , os tucanos regurgitam a semente e, com isso, ajudam no plantio de árvores de mata nativa.
Sua reprodução ocorre no final da primavera. A fêmea coloca de 2 a 4 ovos e o casal se reveza no choco. Os filhotes, quando nascem, têm um bico imenso e um corpo pequeno e só abrem os olhos após 3 semanas. Saem do ninho com aproximadamente seis semanas.
O Zoológico gaúcho mantém um casal e três filhotes num recinto amplo.

Espécie: Ramphastos toco
Família: Ramphastidae
Ordem: Piciformes
Incubação: 17 dias
Alimentação: Frutos, insetos e pequenos vertebrados
Habitat: Florestas, campos e cerrados.
Distribuição: América do Sul

Nenhum comentário: