domingo, novembro 01, 2009

O renomado sociólogo francês Michel Maffesoli fará a abertura do "10º Seminário Internacional da Comunicação", organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS em conjunto com a Universidade René Descartes Paris V/Centre de l´Étude sur l´Actuel e le Quotidien (V/CEAQ). A atividade, que tem como tema "Comunicação e Imaginário", será realizada a partir da próxima terça-feira, 3 de novembro, até quinta-feira, dia 5.
Maffesoli, professor na Sorbonne - Paris V e diretor do Centro de Estudos sobre o Atual e o Quotidiano (CEAQ), é conhecido por suas análises sobre a pós-modernidade, o imaginário e, principalmente, pela popularização do conceito de tribo urbana. "Auguste Comte, pensador da pós-modernidade: o Grande Ser e a cibercultura" será o tema abordado por ele em sua apresentação na terça-feira, dia 3, às 19h, no teatro do prédio 40 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
O professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e diretor da Biblioteca Nacional Muniz Sodré também participa e falará sobre o imaginário ativo na cultura nacional, também no dia 3.
O seminário reunirá renomados palestrantes também nos dias 4 e 5 de novembro, que tratarão de temáticas como "Imaginário, mídia e cotidiano", "Imaginário, sociedade e tecnologia", e "Imaginário, cultura e pós-modernidade". Haverá, ainda, no turno da tarde, grupos de trabalho sobre jornalismo, mídias sonoras, publicidade e propaganda, comunicação e cultura, entre outros temas. A coordenação geral é da professora Cristiane Freitas Gutfreind. As inscrições estão encerradas.

Pensador recebe título de Doutor Honoris Causa pela Universidade
O título de Doutor Honoris Causa pela PUCRS será outorgado ao sociólogo Michel Maffesoli também na terça-feira, dia 3. Ele receberá a honraria às 10h30min no auditório do prédio 9, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Estarão presentes autoridades da administração superior, além de alunos e professores.
A proposta do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) se dá no ano da França no Brasil. O título de Doutor Honoris Causa é concedido à personalidade que tenha se distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos. Trata-se da distinção honorífica de maior reconhecimento acadêmico de uma universidade, outorgado a quem reconhecidamente reúne tantas virtudes.

Nenhum comentário: