segunda-feira, março 14, 2011

Congresso Internacional de Ciências Criminais

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da Faculdade de Direito da PUCRS realizará, em abril, o "2º Congresso Internacional de Ciências Criminais - Criminologia e Sistemas Jurídico-Penais Contemporâneos". O objetivo é estimular o debate em torno de questões referentes ao direito penal, ao processo penal e à criminologia.
O evento contará com a presença de diversos professores e pesquisadores do Brasil, Espanha, Itália, Portugal e Reino Unido. O Congresso acontece de 6 a 8 de abril, com atividades pela manhã, tarde e noite. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no site www.pucrs.br/eventos/cienciascriminais ou na secretaria da Pró-Reitoria de Extensão, na sala 201 do prédio 40 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 19h. Informações também pelo telefone (51) 3320-3680.






...
Painel avalia os conflitos no Oriente Médio
O Departamento de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da PUCRS (FFCH) promove na próxima terça-feira, 15 de março, um painel sobre os conflitos no Oriente Médio. A palestra abordará aspectos políticos, estratégicos e socioculturais dos conflitos atuais em vários países da região. Participam os professores Fernanda Bittencourt, Hermílio Santos e Maria Izabel Mallmann. Será às 19h30min, no auditório do prédio 5 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca. Informações pelo telefone (51) 3320-3555.




...
Sacramentos de iniciação cristã
Estão abertas as inscrições para a "Preparação aos Sacramentos de iniciação cristã: Batismo, Primeira Eucaristia e Crisma". O projeto "Creio em Ti" oportuniza aos técnicos administrativos, professores e universitários da PUCRS a inserção na Comunidade Eclesial e um caminho de educação na fé por meio do conhecimento, experiência e celebração dos sacramentos.
Os encontros começam no dia 4 de abril, no Centro de Pastoral e Solidariedade, sala 104 do prédio 17 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações pelo site www.pucrs.br/pastoral, pelos telefones (51) 3320-3576 e (51) 3353-4027 ou na sala 101 do prédio 17.





...
Fefid promove curso Bailando na PUCRS

Estão abertas, até a próxima terça-feira, 15 de março, as inscrições para o curso "Bailando na PUCRS". Promovida pela Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto (Fefid), a atividade ensina passos básicos, deslocamentos, caminhadas e giros de forró, bolero, rock e samba de gafieira. O curso é ministrado pelo professor Luis Felipe Silveira e voltado para alunos maiores de 14 anos.
Os alunos serão divididos em três turmas: A e B para o nível iniciante 1 e C para o nível iniciante 2 (quem já participou da 1ª edição do curso ou tem experiência em dança de salão). As aulas acontecem nas segundas e quartas-feiras, das 12h15min às 13h15min (turma A), das 18h30min às 19h30min (turma B) e das 19h30min às 20h30min (turma C).
As inscrições podem ser feitas no Centro de Educação Continuada, sala 112 do prédio 15 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações pelo telefone (51) 3320-3727, no site www.pucrs.br/educacaocontinuada ou na Fefid, pelo telefone (51) 3320-3683.






...
PUCRS inscreve para especialização em Bioética

Terminalidade da vida, cuidados paliativos e ortotanásia; direitos dos pacientes, vulnerabilidade e dignidade humana; pesquisa com células-tronco, seres humanos e animais; responsabilidade com o meio-ambiente e com as futuras gerações. Essas serão algumas das discussões propostas pelo novo curso de especialização em Bioética, que está com inscrições abertas. A atividade, interdisciplinar, é promovida pelo Instituto de Bioética da PUCRS e é inédita na modalidade especialização no Estado.
Serão apresentadas diferentes visões sobre o tema, como aspectos antropológicos, filosóficos, jurídicos, médicos, biológicos, teológicos e espirituais. "Debates como a ortotanásia ou o uso de animais em pesquisas necessitam discussões além da área da Medicina porque envolvem uma decisão social e moral, pertinente a todo cidadão responsável. As aulas são destinadas a profissionais de todas as áreas", explica a diretora do Instituto, Jussara de Azambuja Loch. A intenção, segundo Jussara, é instigar os alunos a formar e fundamentar opiniões sobre a Bioética e incentivar a argumentação e o raciocínio crítico. "Discutiremos todas as formas de vida - ambiente e animais", completa.
Para a coordenadora, Lívia Pithan, o curso consolida uma produção acadêmica sobre Bioética existente na Universidade há muitos anos, mesmo antes da criação do Instituto, que existe há três. São conflitos que atingem toda a humanidade, e por isso não podem ser tratados apenas por uma perspectiva disciplinar. "Haverá troca de conhecimento entre docentes de diferentes áreas, não apenas entre aluno e professor. Esta especialização promove o encontro de várias disciplinas", explica.
A duração é de um ano. Os encontros têm início em 15 de abril e ocorrerão às sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã e tarde, com uma semana livre ao mês. As inscrições podem ser feitas pelo site www.pucrs.br/ib, no link "Especialização". Informações complementares pelos telefones (51) 3320-3679 e (51) 3320-3727.

Nenhum comentário: