segunda-feira, março 14, 2011


Especialização inédita em Bioética recebe inscrições

Terminalidade da vida, cuidados paliativos e ortotanásia; direitos dos pacientes, vulnerabilidade e dignidade humana; pesquisa com células-tronco, seres humanos e animais; responsabilidade com o meio ambiente e com as futuras gerações. Essas serão algumas das discussões propostas pelo novo curso de especialização em Bioética, que está com inscrições abertas. A atividade, interdisciplinar, é promovida pelo Instituto de Bioética da PUCRS e é inédita na modalidade especialização no Estado.
Serão apresentadas diferentes visões sobre o tema, como aspectos antropológicos, filosóficos, jurídicos, médicos, biológicos, teológicos e espirituais. "Debates como a ortotanásia ou o uso de animais em pesquisas necessitam discussões além da área da Medicina porque envolvem uma decisão social e moral, pertinente a todo cidadão responsável. As aulas são destinadas a profissionais de todas as áreas", explica a diretora do Instituto, Jussara de Azambuja Loch. A intenção, segundo Jussara, é instigar os alunos a formar e fundamentar opiniões sobre a Bioética e incentivar a argumentação e o raciocínio crítico. "Discutiremos todas as formas de vida, ambiente e animais", completa.
Para a coordenadora, Lívia Pithan, o curso consolida uma produção acadêmica sobre Bioética existente na Universidade há muitos anos, mesmo antes da criação do Instituto, que existe há três. São conflitos que atingem toda a humanidade, e por isso não pode ser tratado apenas por uma perspectiva disciplinar. "Haverá troca de conhecimento entre docentes de diferentes áreas, não apenas entre aluno e professor. Esta especialização promove o encontro de várias disciplinas", explica.
A duração é de um ano. Os encontros começam em 15 de abril e ocorrerão às sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã e tarde, com uma semana livre ao mês. As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de abril pelo site www.pucrs.br/ib, no link "Especialização". Informações complementares pelo telefone (51) 3320-3679 ou (51) 3320-3727.






...
Palestra trata do tema Diálogo das culturas, Culturas do diálogo
Os Programas de Pós-Graduação em Filosofia e em Direito da PUCRS promovem a palestra "Diálogo das culturas. Culturas do diálogo" ministrada pelo professor da Universidade de Tübingen, na Alemanha, Jürgen Wertheimer. Será nesta quinta-feira, 10 de março, a partir das 14h15min, no auditório do prédio 50 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca e haverá tradução. Informações pelo telefone (51) 3320-3555.

Saiba mais
Jürgen Wertheimer é professor Catedrático de Literatura Alemã Contemporânea e Literatura Comparada na Universidade de Tübingen. Estudou, de 1969 a 1973, Germanística, Literatura Comparada, Estudo Anglísticos e História da Arte em Munique, Siena e Roma. Realizou a Livre-Docência de 1984 a 1985. Foi, de 1986 a 1987, Professeur associé de Littérature allemande em Metz (França). Desde 1992, é Co-Editor da Revista de Literatura Comparada "Arcadia". Atuou como Professor Visitante (1994/1995) na Universidade de Paris 8. De 1996 a 2004, foi o organizador da Tübinger Poetik-Dozentur. Prof. Wertheimer é co-fundador do Projeto "Wertewelten" (Mundos de valores).






...
Conferência sobre ressurgimento e unificação italiana

Nesta quinta-feira, 10 de março, o Departamento de História e o Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS promovem a conferência "Ressurgimento e Unificação Italiana". O encontro começa às 10h, com a palestra "Renascimento e Unificação", ministrada pelo professor da Universidade de Roma Giuseppe Monsagrati. Haverá também mesa redonda com especialistas da PUCRS, Ufrgs e Universidade de Florença sobre pensamento político, estado italiano, nação e nacionalidade, unidade e expansão além-mar e mais temas.
Na mesma data a Editora Universitária da PUCRS (Edipucrs) lança a obra "Garibaldi, História e Literatura: Perspectivas Internacionais", organizada pelas professoras do curso de História Núncia Constantino e Cláudia Fay. O evento será no auditório do prédio 5 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca. Informações pelo telefone (51) 3320-3534.






...
Credpuc recebe inscrições

Até o dia 31 de março estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Crédito Educativo da PUCRS (Credpuc). O financiamento é destinado a alunos de graduação de todos os níveis, mesmo com matrícula trancada. Os estudantes podem obter 50% de crédito sobre as mensalidades, exceto a primeira.
Informações no Setor de Créditos e Benefícios da Central de Atendimento ao Aluno, térreo do prédio 15 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), pelo telefone (51) 3353-3936 ou no site www.pucrs.br/beneficios. O Setor de Créditos e Benefícios funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h15min.

Nenhum comentário: