terça-feira, março 15, 2011

PUCRS traz método de ensino de empreendedorismo FastTrack ao Estado

A Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS (Face), em parceria com o Instituto Endeavor e a Fundação Kauffman (EUA), promove o curso de extensão "Bota pra Fazer - Crie seu Negócio de Alto Impacto". Baseado no método de ensino de empreendedorismo FastTrack, o curso é inédito no Estado. No País, a Instituição é a segunda Universidade a aplicar o formato. As aulas da primeira turma irão ocorrer de 8 de abril a 30 de julho de 2011, às sextas-feiras, das 19h30min às 22h50min, e aos sábados, das 8h às 11h30min e das 14h às 16h40min, no prédio 50 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). O curso será coordenado pelo professor Luis Humberto de Mello Villwock.
O FastTrack, desenvolvido pela Fundação Kauffman - entidade especializada em empreendedorismo - e testado por mais de 300 mil norte-americanos, é um método de aprendizado não tradicional e experimental, com sessões de treinamento prático. Tropicalizado com o nome "Bota pra Fazer", o curso de quatro meses potencializa a geração de futuros empreendedores, utilizando práticas inovadoras, experimentadas por renomados empresários brasileiros. Os alunos são reunidos em uma plataforma virtual de padrão global que possibilita o acesso à rede de empreendedores de alto impacto de todo o mundo, articulada pelo Instituto Endeavor e pela Fundação Kauffman.
Renata Chilvarquer, coordenadora nacional de Educação Empreendedora do Instituto Endeavor, observa que a PUCRS já se consagrou no ensino do empreendedorismo. "O ecossistema criado principalmente pela existência do Tecnopuc é fantástico e muito alinhado com a nossa proposta", avalia Renata. Cerca de 20 professores da PUCRS irão compor o quadro docente e receberão treinamento com Marcelo Nakagawa, professor de empreendedorismo do Instituto Endeavor. O objetivo dessa aproximação dos professores com o método é trazer ainda mais dinamismo ao ensino.
A primeira edição do curso terá 145 horas/aula e os participantes terão certificação das três instituições. Informações sobre o curso podem ser obtidas no Centro de Educação Continuada da PUCRS, sala 112 do prédio 15 do Campus, pelo telefone (51) 3320-3727, pelo e-mail educacao.continuada@pucrs.br ou pelo site www.pucrs.br/educacaocontinuada.
Bota pra Fazer Panorama nacional
O novo formato de ensino proposto pela metodologia FasTrack aborda a linguagem denominada "De empreendedor para empreendedor", com experimentações práticas de ações empresariais, dicas sobre investimentos e captação de recursos, além de fontes de busca de informações qualificadas para o negócio e exemplos extraídos exclusivamente da realidade brasileira. No Brasil, o Instituto Endeavor está firmando parceria com 18 universidades para aplicar o novo método. "70 alunos já estão participando do programa. Nossa expectativa é chegar ao final de 2011 com dois mil participantes", projeta Renata.
A PUCRS foi uma das 16 instituições de ensino do País convidadas a participar da adaptação do método à realidade brasileira. Representada pelo professor coordenador do projeto, a Universidade foi uma das primeiras a manifestar interesse em trazer o novo formato ao seu Estado. Todo o trabalho de adaptação ao público brasileiro está no livro fornecido aos participantes do curso. "As experiências relatadas são de empresários nacionais e estão relacionadas com os métodos propostos no FastTrack", explica Villwock.
Até 2008, o Instituto Endeavor dava suporte apenas para empresas consolidadas no mercado, mas que pretendiam um crescimento expressivo. A partir desse ano, com um diagnóstico de ambiente favorável ao empreendedorismo e baseado na pesquisa do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), a qual apontou que apenas 3% da população brasileira teve contato com educação empreendedora, o Instituto decidiu contribuir, adotando a técnica utilizada pelos americanos da Fundação Kauffman: o FastTrack.

Nenhum comentário: