quinta-feira, agosto 07, 2008


Dança ucraniana: beleza, rapidez e ritmo.
* 35 CTG (avenida Ipiranga, ao lado do Bourbon Shopping) realiza no dia 16, sábado, a sua Festa das Etnias 2008. O evento, gratuito e aberto ao público, inicia às 19 horas, com apresentações de grupos de danças danças alemãs, polonesas, ucranianas, argentinas, espanholas, libanesas e brasileiras, em comemoração ao Dia do Folclore - 23 de agosto. O 35 CTG tem como patrão Luis Carlos Maffei. Acesse o link do 35 ao lado, no Blog do Conselheiro.
* Dom Dadeus Gringgs, Arcebispo de Porto Alegre, estará presente na Missa Festiva dos 40 Anos de instalação da Paróquia São Luiz Gonzaga (rua Guilherme Alves, próximo ao supermercado Gecepel), comorados dias 17, domingo. A missa será seguida de um almoço comunitário. Entre os convidados, estarão antigos párocos da igreja, como o Padre Irineu. O atual padre responsável é Paulo Kunrath. Informações pelo Tel.: 3336-1065.

Imagens do Jardim Botânico (1)

Desde quando se chamava Vila Russa e, depois, Vila São Luís, o Jardim Botânico sempre manteve uma estreita ligação com o Arroio Dilúvio (ou Riacho Ipiranga). Os moradores mais antigos ainda se lembram dos banhos e das pescarias que aconteciam em uma época de poucos automóveis, de chão batido, de bondes, de chácaras - enfim, de uma existência quase rural.
O Riacho de 2008 é poluído e já não tem peixes - apenas toneladas de toda espécie de lixo que ali são jogados diariamente e que, na ex- "Capital da Qualidade de Vida", correm para o Guaíba sem nenhum tratamento.
A despeito disso, quem percorrer as suas margens (hoje repletas de moradores de rua) ainda encontrará cenas bucólicas como esta - a de uma bela árvore que se debruça sobre as águas, como a mirar-se vaidosamente.

Imagens do Jardim Botânico

A imagem de uma grande placa de publicidade da rede norte-americana McDonalds (um dos símbolos da cultura de massa e das refeições rápidas), contrasta com a sede de madeira do 35 CTG - baluarte da tradição gaúcha e defensor da vida simples e natural.
A placa, note-se, está no pátio do Bourbon Shopping. Projetada, porém, sobre o espelho das águas do arroio Dilúvio, não deixa de formar uma bela moldura.
* A Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) está com inscrições abertas para os cursos preparatórios à carreira do MP, pelos quais passaram 80% dos promotores que atuam no Estado. A instituição oferece dois formatos: o regular (1210 horas) e o anual (950 horas). As aulas iniciam no dia 11 de agosto.
As inscrições podem ser feitas no site www.fmp.com.br (com exceção do Regular) ou no setor de atendimento da instituição, na Rua Coronel Genuíno, 421, 6º andar, no Centro de Porto Alegre. Informações pelo telefone: (51) 3027-6565.
Alunos e ex-alunos da FMP têm 5% de desconto. Instituições conveniadas também são beneficiadas com abatimentos nas mensalidades, como é o caso da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP/RS). Os funcionários e dependentes da SSP/RS têm 10% de desconto nas mensalidades dos cursos preparatórios da FMP. Os preparatórios da FMP são os únicos reconhecidos como oficiais pelo Ministério Público. Valem como comprovação de prática jurídica, exigida para o concurso de promotor. O quadro de professores é composto por membros do próprio MP, entre outros profissionais de reconhecida experiência. Estudantes do último ano de Direito também são aceitos nos cursos. A grade curricular é dividida em cinco áreas: Direito do Estado, Ciências Penais, Direito Privado, Direito Processual Civil e Direito Processual Penal. Os preparatórios apresentam um novo currículo, revisto e amparado nas modernas atribuições do MP, o que os torna ainda mais atualizados às tendências do concurso.

Com 218 apês, Condomínio IPE surgiu em 1971

De frente para a Ipiranga, o conjunto não conta com elevadores
São três andares, 218 apartamentos (máximo de 16 por andar) de dois, três e quatro dormitórios e seis lojas que estão fechadas. Localizado entre a avenida Ipiranga, a rua Alcebíades Caetano da Silva e a Chile, o Conjunto Residencial Emanuel Domingues foi inaugurado em 1971.
Destinado inicialmente a funcionários públicos, era um projeto do Instituto de Pensionistas do Estado, IPE, que financiava os imóveis pelo esticado prazo de 15 ou 20 anos. Aos poucos, como é natural, passou a ser habitado por um público variado, mas sempre de classe média e, em sua maioria, idosos – no caso dos proprietários. “Já os que alugam são geralmente jovens”, informa Clari Tende, ex-síndica geral e moradora do condomínio há 19 anos.
Anterior ao Felizardo Furtado e ao da Corsan, o Emanuel Domingues não conta com elevadores e nem um sistema permanente de vigilância – que acontece somente à noite, aos finais de semana e nos feriados. Os furtos e roubos, porém, não chegam ainda a ser um problema, apesar da localização junto à avenida, garante a síndica. A infra-estrutura do Residencial é bastante simples: algumas churrasqueiras e uma pequena pracinha para as crianças. Não existem elevadores. Estacionamento existe, mas não em quantidade suficiente.
Erguido em uma época em que o bairro era ainda uma espécie de vila formada por muitas casas de madeiras, terrenos baldios e antigos e pequenos prédios de alvenaria, o Emanuel Domingues (homenagem a um antigo morador do Jardim Botânico, dizem alguns) foi projetado originalmente para ir até a rua Valparaíso (por onde, em 1971, passava o Riacho Ipiranga), o que não aconteceu devido às invasões do local.

Omo e Biotônico Fontoura.

Duas marcas antigas e tradicionais: Biotônico Fontoura e Omo. Resgatamos dois anúncios desses produtos, possivelmente dos anos 40 e 50.
O Biotônico Fontoura é um medicamento fortificante e antianêmico, criado em 1910 pelo farmacêutico brasileiro Cândido Fontoura. Seu slogan inicial era "Ferro para o sangue e fósforo para os músculo e nervos" e seu jingue "Be, á. Bê, e, bé. Bê, i, bi... otônico Fontoura!"
UNILER, UMA DAS MAIORES DO MUNDO
A história da Unilever começa no século XIX, na Inglaterra. William Hesketh Lever – fundador da Empresa que hoje é uma das maiores do mundo na área de alimentos, higiene e beleza – teve uma idéia original e muito bem aceita: dar nome e embalagens individuais aos sabões que fabricava.
Assim nasceu o Sunlight. Numa época em que o sabão era um produto genérico, vendido por peso, ele se tornou um sucesso com seu nome atraente e bela embalagem. Mas claro que não foi só por isso: Sunlight também era mais suave que os outros sabões e protegia as mãos das donas-de-casa.
O sucesso veio rápido e logo a Empresa expandiu sua atuação para outros países. Em 1929, a Lever Brothers ampliou mercados unindo-se a um grupo holandês da área de alimentos. Nascia a Unilever, que no mesmo ano chegaria ao Brasil, com a fundação da Irmãos Lever na cidade de São Paulo. (Assessoria)
* Clique nas imagens para ampliá-las.


* O Laboratório de Mercado de Capitais da PUCRS (Labmec) realiza o "Curso de Análise Técnica". A atividade busca demonstrar como entender o mercado acionário através da análise técnica. O encontro será focado no entendimento das principais ferramentas gráficas existentes, como formações gráficas, suporte e resistência, rastreadores e osciladores de mercado. O curso é voltado aos profissionais liberais, executivos, investidores, professores e estudantes que tenham interesse em iniciar ou que já tenham começado suas operações no mercado financeiro. O ministrante será o professor Fernando Pisa. A aula acontece no próximo sábado, dia 9 de agosto, das 8h às 12h e das 13h às 18h, no Labmec, 7° andar do prédio 50, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.labmec.com.br/. Outras informações pelo telefone (51)3320-3500, ramal 7753.
* No dia 21 de agosto os novos alunos serão recebidos pela PUCRS no "Stand Calouros", um ambiente de lazer, troca de experiências e acolhida. A atividade será realizada no Centro de Eventos da Universidade, prédio 41 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). O "Stand" é um espaço de convivência entre os acadêmicos, onde eles podem esclarecer dúvidas, conversar, realizar atividades de arte e música, jogar e interagir com a comunidade universitária. Na ocasião, os estudantes também receberão um kit (agenda e camiseta). A administração superior da Instituição fará a recepção aos novos alunos nos turnos da manhã e noite, de acordo com escala previamente combinada, seguida por uma apresentação do vídeo institucional da Universidade. As atividades são organizadas pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (Prac), com o apoio das unidades acadêmicas. Informações complementares pelo telefone (51) 3320-3708, site www.pucrs.br/standcalouros e e-mail futuroscalouros@pucrs.br. Os calouros que não retiraram seu kit durante o "Stand" devem procurá-lo na Prac, sala 109 do prédio 1.
* A PUCRS realiza nesta sexta-feira, dia 8 de agosto o seminário gratuito "Atualização em DST/HIV/AIDS e Controle Social de Políticas Públicas em Saúde pelos Terreiros". A atividade é destinada a representantes de conselhos de saúde e pesquisadores, lideranças religiosas de terreiros, militantes de movimentos sociais negros, gestores e trabalhadores em saúde. O evento é promovido pelo Grupo de Pesquisa Processos e Organizações dos Pequenos Grupos, da Faculdade de Psicologia da PUCRS, em parceria com a Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde / Núcleo-RS e a Comunidade Terreiro Ilê Axé Iyemonjá Omi Olodo.
O encontro acontece no auditório do 9º andar prédio 11, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). As vagas são limitadas e a inscrição deve ser feita pelo e-mail nedio.seminotti@pucrs.br. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 7747.
* A Faculdade de Biociências da PUCRS recebe inscrições para o curso de extensão "Educação Sexual na Escola: (re)visitando aspectos da biologia e focando questões polêmicas". A atividade busca abrir um espaço para discutir e refletir sobre questões da sexualidade na escola, rever aspectos da biologia, propondo metodologias e recursos para esse trabalho. É dirigido a educadores e acadêmicos e aberto a toda comunidade escolar. As aulas têm início no dia 15 agosto e serão realizadas às sextas-feiras, das 18h45min às 22h, e aos sábados, entre 8h30min e 11h30min, na sala 603 do prédio 12, no Campus Central da Instituição (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Entre as atividades estão previstas leituras, filmes, jogos e debates. Inscrições e informações complementares por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40, ou pelo telefone (51) 3320-3680.
* O Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da PUCRS está com inscrições abertas, até 25 de agosto, para o Curso de Especialização em Direito e Cultura Indígena. A atividade, destinada a profissionais das mais diversas áreas do conhecimento, tem como objetivo proporcionar uma compreensão sobre a cultura e as formas de contato existentes entre as populações indígenas e outros povos, além de criar um foro permanente de estudo e discussão para oferecer soluções aos problemas enfrentados pelos índios nos mais diversos setores. O curso foi idealizado por Édison Hüttner, coordenador do Núcleo de Cultura Indígena. Os encontros serão realizados às sextas-feiras (tarde e noite) e aos sábados (manhã), com início previsto para 5 de setembro. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3537, pelo site www.pucrs.br/direito/pos/especializacaoculturaindigena ou e-mail mestradodir@pucrs.br.
* Nesta quarta-feira, 6 de agosto, a PUCRS recebeu o acervo do arquiteto alemão Theodor Alexander Josef Wiederspahn, notabilizado por obras como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Edifício Ely (Tumelero), Casa de Cultura Mario Quintana e Memorial do Rio Grande do Sul, todos no Centro de Porto Alegre. Alemão, Wiederspahn migrou para o Brasil no início do século XX. No acervo há 687 pastas com projetos e estudos, além de desenhos e aquarelas feitos pelo arquiteto. O coordenador-geral do Delfos, professor Luiz Antonio de Assis Brasil, destacou que a Universidade recebe o material como um bem precioso, que transcende a arquitetura e atinge a cultura do Rio Grande do Sul e do País. "Nós contamos com o privilégio de ter esse arquiteto aqui em nosso Estado. Esse acervo está no melhor lugar onde poderia estar." A assinatura do contrato de cessão do material para a PUCRS ocorreu no Salão Nobre da Reitoria. O Reitor Joaquim Clotet recebeu os familiares do arquiteto. Estiveram presentes, ainda, os diretores das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo, Paulo Regal, e de Filosofia e Ciências Humanas, Draiton Gonzaga de Souza, além do diretor da Biblioteca Central, César Mazzillo, e de Günter Weimer, professor convidado do pós-graduação da Arquitetura, que escreveu a biografia de Wiedespahn, a ser lançada na Feira do Livro de Porto Alegre deste ano. Depois da cerimônia, os participantes conhecerem o Delfos - Espaço de Documentação e Memória Cultural, no 7º andar da Biblioteca Central Irmão José Otão, que guardará os acervos da PUCRS e será inaugurado em dezembro. Vera Maria Lütz Uber, neta de Wiederspahn, teve uma surpresa agradável. "Ouvi falar do local, mas está acima das expectativas da família", comentou, com a concordância da irmã Marion Lütz Kroeff. Elas também enfatizaram o fato de o material ficar disponível para consulta. Assis Brasil, e a coordenadora executiva do Delfos, Alice Moreira, apresentaram o espaço e o trabalho desenvolvido pela Faculdade de Letras e Biblioteca, com a participação de 17 alunos (contando somente os da PUCRS).

quarta-feira, agosto 06, 2008

Condomínio da Corsan é um dos mais antigos


Mais antigo do que o conjunto Felizardo Furtado, o Condomínio Conjunto Habitacional dos Servidores da CORSAN foi inaugurado em maio de 1974. São três prédios, totalizando 319 apartamentos de um e dois dormitórios, além de um salão de festas, uma churrasqueira, uma quadra de esportes, uma pracinha e uma construção destinada ao setor administrativo.
Entre a Itaboraí e a Felizardo, vizinhando com a Praça Nações Unidas, com oito andares cada, as três construções chamam a atenção de quem passa. Boa parte dos atuais moradores – cerca de 1200 pessoas - estão aqui desde os primeiros anos, como é o caso da síndica-geral (não existem síndicos por prédios), Inajara Silveira.

“Vim para cá em julho de 1974. Lembro que foi feita uma coooperativa dos funcionários da Corsan, que começaram a pagar as prestações dois anos antes, quando do lançamento. Eu comprei o meu de um deles”, recorda ela. “Eles vendiam na planta”.

A construtora responsável era a Gus Livonius, a mesma que fez o condomínio da Felizardo e que hoje, ao que tudo indica, não está mais operando no mercado. Quanto aos terrenos, pertenciam então ao senhor Pedro Pieretti – tradicional família do bairro.

ESTUDANTES – Em estilo antigo, cercado, sólido, com janelas de madeira, pintadas de verde, o Condomínio é formado, basicamente, por proprietários dos imóveis – cerca de 60 ou 70% dos moradores. Estes, em sua maioria, são pessoas de certa idade, “gente que chegou e foi envelhecendo aqui”, informa Inajara, moradora do Jardim Botânico há 40 anos.

Ela recorda que por essa época, metade dos anos setenta, onde hoje está o Supermercado Gecepel havia o Supermercado Dalmás. Na volta, dos comerciantes, lembra do seu Alécio, do seu Camilo, do seu filho Zeca, da Padaria da Esquina com a Barão, da Farmácia Ideal, da Léa”. Habitação tipicamente de classe média, o Condomínio tem alterado o seu perfil nos últimos anos, revela Inajara Silveira.

“Noto que temos muitos estudantes, muitos deles vindos do interior, que alugam os apartamentos entre três ou quatro. Há também gente do interior que compra para os filhos”, afirma.

Mesmo assim, não há maiores problemas de violência ou confusão entre os moradores, grande parte dos quais se conhece e se cumprimenta. Algumas câmeras de vigilância estão instaladas em pontos estratégicos (mas não nos elevadores) e foi contratada uma empresa especializada nisso – a Dielo.

Outra antiga moradora é dona Vírginia Odiva dos Santos, secretária da administração que está aqui desde os anos oitenta. Segundo ela, a procura pelos apartamentos do conjunto é muito superior à oferta, tanto que, hoje, praticamente não resta nenhum que não esteja ocupado. “Com a chegada do Bourbon, valorizou muito”.

A valorização só não é maior pelo fato de só existirem 85 boxes de estacionamento de veículos, o que obriga muitos moradores a deixarem seus carros em estacionamentos pagos situados nas imediações.

O dia de 1938 em que os marcianos chegaram

Welles: a brincadeira do diretor de "Citizen Kane" causou um tremendo pânico.

Além de ator e cineasta genial, Orson Welles protagonizou um dos mais conhecidos episódios de pânico coletivo já registrados nos Estados Unidos.
Foi em 1938, 30 de outubro, data que, nos EUA, é uma espécie de primeiro de abril brasileiro - o dia dos bobos, das brincadeiras e dos trotes. No caso, levava-se ao ar a adaptação do famoso livro de H. G. Wells, The War of the Worlds, "A Guerra dos Mundos", publicado no ano de 1989 e um dos clássicos dos primórdios da ficção científica, narrando a invasão da Terra por seres alienígenas - marcianos, no caso.
Na época acreditava-se na existência de uma civilização marciana e nos famosos "canais" do planeta vermelho. Nesse dia, por volta das 8 horas da noite, a emissora Columbia Broadcasting System, CBS, de Nova Iorque, passou a transmitir ao vivo a adaptação do romance encenada no The Mercury Theatre. Super-realista, muito bem feita, a peça - uma adaptação de Howard Koch - foi tida como um fato verdadeiro, embora vários avisos, antecedendo o programa e mesmo ao longo deste, avisassem que aquilo era apenas ficção. Não adiantou: mal o "Theatre Mercy" iniciou a sua introdução padronizada, tocando músicas de dança, muito ouvidas em hotéis e salões de baile, a música cessou e entrou a voz de um locutor: "Senhoras e senhores, interrompemos a nossa programação de dança para um boletim especial da Intercontinental Rádios News. Aos 20 minutos para as 8 horas, o professor Farrel, do Observatório do Monte Jennings, em Chicago, comunicou haver observado uma série de explosões de gás incandescente a intervalos regulares no planeta Marte. O espectroscópio indica que o gás é hidrogênio e se dirige para a Terra com fantástica velocidade (...)"
Minutos depois, a música seria interrompida novamente para outros boletins, dando conta de que o Governo norte-americano havia solicitado aos observatórios que vigiassem Marte, uma vez que um astrônomo canadense havia confirmado as explosões iniciais e que um abalo, "quase da intensidade de um terremoto", havia ocorrido perto de Princeton. Em breve, as informações se tornaram mais alarmantes: "Informa-se que um enorme objeto flamejante, possivelmente um meteorito, caiu numa fazenda nas vizinhanças do Grovers Mill, Nova Jersey. O rastro de luz no céu foi visto num raio de centenas de quilômetros, e o impacto foi ouvido em Elisabeth, muito ao norte".
O pânico começou a se instalar entre ou ouvintes, que julgavam tratar-se de autênticos boletins jornalísticos, tanto que várias pessoas pegaram seus automóveis e saíram a procurar o local da queda, incluindo aí o próprio diretor do Departamento de Geologia da Universidade de Princeton. O próximo informe era ainda mais alarmante: "O flamejante objeto que caiu do céu não era meteorito, mas um enorme cilindro de 30 metros de diâmetro, semi-enterrado numa cratera. O professor assegura que o cilindro é, positivamente, extraterrestre".
Quando isso foi levado ao ar, os telefones da polícia e dos jornais de inúmeras cidades começaram a estrilar histéricamente, com multidões apavoradas perguntando se aquela história era verdadeira - só o Times recebeu 875 chamadas. O mesmo aconteceu com o escritório da Associated Press de Kansas City. As ligações vinham de diferentes cantos do país - Los Angeles, Salt Lake City, do Texas. Algumas pessoas asseguravam ter visto as chamas e um velhinho, vestindo apenas pijama, correu para a casa do vizinho, dizendo "não querer morrer sozinho."
Em bando, congestionando todas as vias de saída da cidade, os nova-iorquinos amontoavam-se em seus carros para fugir da "invasão marciana". Alguns homens se ofereceram para lutar e "expulsar" o invasor e uma mulher tentou o suicídio ingerindo veneno - só não conseguiu pois o marido conseguiu tomar-lhe os comprimidos das mãos. Em algumas localidades do Alabama o povo se reuniu para rezar e centenas de médicos e enfermeiros se apresentavam para prestar serviços. Pessoas com crises nervosas, muitas delas em estado de choque, baixavam os hospitais - somente na localidade de Newark foram 15.
Nessas alturas o monstro marciano já tinha mostrado a sua cara e já fazia estragos incríveis. Conforme o programa "a batalha que teve lugar esta noite terminou com a nossa derrota (era a voz de um capital do Exército) (...) Sete mil homens esmagados pelos pés de metal do monstro ou reduzidos a cinzas pelo raio quente. (...) O monstro domina a parte central de Nova Jersey (...) As estrada para o norte, para o sul e para o oeste estão congestionadas pelo tráfego humano".
O invasor marciano era mesmo de aparência apavorante - uma espécie de serpente cinzenta, se arrastando sobre tentáculos, a boca em forma de V, "com as salivas pingando dos lábios sem borda, que parecem tremer e pulsar."
Orson Welles, apesar de já conhecido em seu País, ganhou notoriedade mundial com o episódio da "invasão dos marcianos". Ele contava apenas 28 anos de idade e ainda não havia feito o seu célebre filme - Cidadão Kane, de 1941. De qualquer forma a "invasão alienígena" de 1938 mostrou a que ponto as pessoas são influenciáveis e, de certa forma, como isso é contagioso. (Pesquisa: Conselheiro X.)

* O Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Letras da PUCRS (Fale) promove o "1º Colóquio Lingüística & Literatura". A atividade tem como objetivo divulgar os trabalhos feitos pelos estudantes do programa de pós-graduação, incentivar futuras pesquisas nas áreas da lingüística e da literatura e promover a integração de universitários da graduação com os alunos da pós-graduação. O encontro é aberto ao público e acontece de 11 a 14 de agosto, das 9h às 17h. As inscrições são gratuitas, mediante doação de um livro infanto-juvenil, e podem ser feitas até sexta-feira, dia 8 de agosto, na secretaria da Fale, 4º andar do prédio 8, no Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Os livros serão doados a uma escola ou instituição que será escolhida pelo grupo. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3676 ou pelo site www.pucrs.br/fale.
* O Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS (IGG) realiza nesta quinta-feira, 7 de agosto, a palestra gratuita "Demência e Envelhecimento", ministrada pelo médico geriatra Cesar Diogo. O encontro tem vagas limitadas e será realizado das 11h às 12h na sala 2 do IGG, 3º andar do Hospital São Lucas, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6690 - Porto Alegre). Outras informações e inscrições pelo telefone (51) 3336-8153.
* A Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da PUCRS (Faenfi) realiza o "Curso de Extensão de Primeiros Socorros". A atividade tem como objetivo disponibilizar treinamento básico nas Paradas Cardiorrespiratórias (PCR), cuidados de emergência, prevenção de acidentes, entre outros. As aulas ocorrem de 12 a 27 de agosto, nas terças e quartas-feiras, das 18h30min às 22h30min. As inscrições podem ser feitas na Pró-Reitoria de Extensão, sala 201 do prédio 40, no Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Outras informações pelo telefone (51) 3320-3680.
* A Faculdade de Direito da PUCRS, através do Departamento de Direito Público, promove a 10ª edição do "Grupo de Estudos e Pesquisa em Direito Internacional Econômico". Os encontros, que acontecem de 23 de agosto até 29 de novembro, são coordenados pelos professores Ricardo Koboldt de Araújo e Guilherme Pederneiras Jaeger. O objetivo é ressaltar no meio acadêmico a análise e discussão de questões do direito internacional público e privado, vinculadas à economia mundial. A atividade será dividida em três módulos: O Direito do comércio internacional, Os contratos internacionais e Os investimentos internacionais. As aulas acontecerão aos sábados, das 9h às 12h. As inscrições podem ser feitas na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Outras informações pelo telefone (51) 3320-3680 ou pelo site www.pucrs.br/cursoseeventos.
* O Instituto de Cultura Musical da PUCRS (ICM), em parceria com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), promove o projeto "Repensar a Vida". A proposta é executar ações de tratamento penal, inclusão social e cidadania por meio da música. A atividade inclui a formação e execução de oficinas de música aos apenados dos diversos regimes e, também, atividades com os que cumprem pena alternativa de limitação de final de semana, além da criação de um coral. O projeto será inaugurado com a apresentação da Camerata da Orquestra Filarmônica da Universidade aos apenados no dia 6 de agosto, às 15h30min, no Auditório do Presídio Central de Porto Alegre. O concerto, em homenagem ao Dia dos Pais, vai inaugurar uma grande, criativa e ousada parceria, promovida por entidades que acreditam na música como elemento transformador do ser humano. Serão executadas as músicas "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso, "Amigo", de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, "Pai", de Fabio Junior, "Eu sei que vou te amar", de Vinicius de Morais e Tom Jobim, "Guri", de Cesar Passarinho, "Vento Negro", de José Fogaça, e "Amigos para sempre", de A. Lloyd Weber. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3582.

terça-feira, agosto 05, 2008

O significado dos nomes das ruas do JB

Rua 18 de Setembro: nesse dia nasceu Greta Garbo - que não lutou na Guerra do Paraguai...

O Jardim Botânico tem ruas com nomes sonoros e expressivos - Chile, Buenos Aires, Valparaíso, Itaboraí, Barão do Amazonas etc. Veja abaixo o significado de algumas delas, onde muitos de vocês residem ou trabalham.
A rua 18 de Setembro, aquela ao lado do Bourbon e onde está a churrascaria do 35 CTG, homenageia a rendição dos inimigos na Guerra do Paraguai.

BARÃO DO AMAZONAS – Rua que atravessa os bairros Petrópolis e Partenon. Começa na Protásio e acaba na Paulino Azurenha, com mais de 3 km de extensão. Na Planta Municipal de 1916, convergiam para a atual Bento Gonçalves duas pequenas vias, que eram então novas e de pequena extensão: a própria Barão, vinda dos lados do Arroio Dilúvio, e a avenida Esmeralda, que subia até a meia encosta do morro de Santo Antonio.
Até a década de 30 essa duplicidade de nomes continuou. Com a unificação, pela lei de 6.7.1936, mudou-se a denominação de avenida Esmeralda para Barão do Amazonas. Com o desenvolvimento de Petrópolis, esta rua prolongou-se até a Protásio Alves e, no sentido oposto, do Partenon, subiu o morro e superou a crista, descendo no rumo da Glória, até se encontrar com a Paulino Azurenha. O nome é uma homenagem ao Almirante Francisco Manoel Barroso, o Barão do Amazonas, herói da Batalha do Riachuelo, quando, ousadamente, mandou seu frota chocar-se contra as naves inimigas, afundando-as. A Batalha praticamente decidiu a guerra. A sua - a nave capitânea - se chamava "Amazonas". Para homenageá-lo, o governo imperial concedeu-lhe o título de Barão do Amazonas.

GUILHERME ALVES - Atravessa os bairros Jardim Botânico e Partenon. Começa na Ferreira Viana, passa pela Ipiranga e acaba na rua Mario de Artagão, Partenon. Aparece na planta de 1916 com o nome de rua Progresso. Pela lei número 2, de 6.7.1936, ganhou a denominação atual. Guilherme Alves, para quem não sabe (e poucos sabem), foi o primeiro construtor dos grandes e modernos trapiches na rua 7 de Setembro, no centro de Porto Alegre, aqueles mesmos armazéns que mais tarde passaram a ser propriedade da Cia Costeira. Graças à sua iniciativa, foram construídas várias edificações residenciais no Partenon, precisamente na atual rua Guilherme Alves, que ele organizou e construiu. O progresso da rua foi vindo aos poucos. Na planta de 1928, era apenas um logradouro do Partenon, sem ter ainda ultrapassado o Arroio. Na planta de 1949 já se achava plenamente instalada no Jardim Botânico.

FELIZARDO - Jorge Godofredo Felizardo nasceu em 9.11.1901, em Porto Alegre, e faleceu em primeiro de fevereiro de 1966. Foi engenheiro agrônomo, professor catedrático de Zoologia da Faculdade de Agronomia da URGS e do curso de História Natural da Faculdade de Filosofia da PUC, além de alto funcionário da Secretaria de Agricultura. Foi ainda genealogista e membro do Instituto Histórico e Geográfico do RS.

18 DE SETEMBRO – A data marca a rendição do Paraguai, na Guerra do Paraguai, quando forças paraguaias, cercadas pelo exército brasileiro, em Uruguaiana, se renderam sem condições. Dezenove anos depois, para comemorar o fato, foram libertados todos os escravos existentes na cidade. Conforme os registros da História, no dia 18 de Setembro aconteceu também, em diferentes anos, os seguintes feitos: o brasileiro Amyr Klink completa, em 1984, a travessia do oceano Atlântico em um caíque, sua primeira de muitas proezas; o governo militar senciona a Lei de Segurança Nacional, em 1969, prevendo inclusive pena de morte, prisão perpétua e banimento; em 1946, a teceira constituinte brasileira promulga a Constituição Brasileira. É também o Dia dos Símbolos Nacionais, Dia do Perdão. Santos do dia: José de Copertino, Metódio de Olimpo, Ricarda. Curiosidades: em 18 de setembro de 1950 entrou no ar a TV Tupi, de São Paulo, dando início à Era da TV no Brasil. Só havia tevê então em quatro países: EUA, Inglaterra, Holanda e França. Nasce Greta Garbo, em 1905. É também o dia da fundação da Central Inteligency Agency, CIA, em 1947, e da fundação do jornal New York Times, em 1851. O Chile comemora sua Independência neste dia, no ano de 1818.

* Voluntários que desejam participar do estudo que visa avaliar modificações no estilo de vida e risco cardiovascular da Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da PUCRS têm até o dia 31 para entrar em contato. É necessário ter entre 30 e 60 anos, e estar com o peso acima do ideal, pressão arterial elevada, ter glicose e colesterol e não praticar qualquer atividade física. Os selecionados terão acompanhamento nutricional e participarão de um programa de condicionamento física por três meses. Informações pelo Tel.: 3320-3938, das 8 às 11 horas.
* Exame de Proficiência de Língua Inglesa Toefl, na modalidade Internet-Based Test acontece no próximo dia 23 de agosto, na Faculdade de Letras da PUC (campus da avenida Ipiranga). O exame avalia a competência de candidatos a universidades e centros de estudos em países de língua inglesa. Os interessados podem inscrever-se e pagar a taxa correspondente pelo site http://www.ets.org/. Até 8 de agosto.
* Curso de Especialização em Direito e Cultura Indígena tem inscrições abertas até o próximo dia 25 de agosto, como parte do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da PUCRS. O objetivo é proporcional uma compreensão maior sobre a cultura e as formas de contato existentes entre as populações indígenas e outros povos. Os encontros serão às sextas-feiras à tarde e noite, e sábado pela manhã, com início previsto para o dia 5 de setembro. Informações pelo Tel.: 3320-3537
* 35 CTG (avenida Ipiranga, ao lado do Bourbon Shopping) realiza neste sábado, 16, a sua Festa das Etnias 2008. O evento, gratuito, inicia às 19 horas, com apresentações de danças alemãs, polonesas, ucranianas, argentina, espanholas, libanesas e brasileiras, e comemora o Dia do Folclore - 23 de agosto. O 35 CTG tem como patrão Luis Carlos Maffei. Vá conferir.
* Dom Dadeus, Arcebispo de Porto Alegre, estará presente na Missa Festiva dos 40 Anos de instalação da Paróquia São Luiz Gonzaga (rua Guilherme Alves, próximo ao supermercado Gecepel). A missa inicia às 10 horas, seguida de um almoço comunitário, já tradicional. Entre os convidados, estão antigos párocos da igreja, como o Padre Irineu. O atual padre responsável é Paulo Kunrath. Informações pelo Tel.: 3336-1065.
* A Faculdade de Informática da PUCRS (Facin) promove o "2º Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquiteturas e Reutilização de Software" (SBCARS). O evento reúne pesquisadores, estudantes e profissionais com uma ampla gama de interesses em engenharia de software. O SBCARS está organizado em uma única trilha, composta por sessões técnicas, sessões da indústria, palestras internacionais, mini-cursos e sessões de demonstração de ferramentas, que buscam contribuir para o aprimoramento científico e tecnológico dos seus participantes. As atividades serão realizadas no período de 20 a 22 de agosto no auditório térreo da Facin, prédio 32 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). As inscrições do Simpósio serão realizadas via formulários eletrônicos que podem ser obtidos no site www.inf.pucrs.br/sbcars2008, que também fornece todas as informações necessárias às pessoas interessadas. As inscrições via web podem ser feitas até 19 de agosto ou durante o evento, no local onde será realizado.
* A Faculdade de Informática da PUCRS (Facin) realiza, de 11 a 15 de agosto, o curso "Introdução a Engenharia de Requisitos". As aulas serão ministradas das 8h às 11h30min e abordarão conceitos básicos em engenharia de requisitos, como importância dos requisitos no processo de software, processos de engenharia de requisitos e técnicas de casos de uso para especificação de requisitos, entre outros. A atividade é coordenada pela professora Miriam Sayão. O curso tem como pré-requisito ter conhecimentos básicos em engenharia de software e é voltado aos profissionais de empresas atuantes em gerenciamento de projetos de software, alunos de graduação ou graduados em Informática, Sistemas de Informação ou Engenharia da Computação. Informações e inscrições na Pró-Reitoria de Extensão, sala 201 do prédio 40, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), pelo telefone (51) 3320-3680 ou (51) 3320-3543.
* O Centro de Pesquisa Clínica do Hospital São Lucas da PUCRS seleciona pessoas que tenham diagnóstico de artrite reumatóide para participar de pesquisas com um novo medicamento. Estão sendo recrutados voluntários que façam tratamento com metotrexato. Mais informações pelos telefones (51) 3339.9022 ou 9988.8822, a partir das 11h.
*A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a implantação do curso de "Doutorado em Ciências Criminais", do Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da Faculdade de Direito da PUCRS (Fadir). A atividade será oferecida em 2009 e é destinada a mestres em Ciências Criminais e demais áreas do Direito, em Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas. Com o novo curso, a Universidade passa a contar com 40 opções de mestrado e doutorado.As inscrições deverão ser feitas, no período de outubro e novembro, na secretaria do Programa, sala 1030 do prédio 11, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681- Porto Alegre). Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3537.
* Você sabe o que significa oxímoro, dêixis e anáfora? São alguns dos recursos de linguagem que serão explicados nos encontros do projeto "O que é?", organizado pela Faculdade de Letras da PUCRS (Fale). A atividade busca apresentar temas relacionados à Lingüística e Literatura, por meio de aulas expositivas e dinâmicas, utilizando exemplos práticos para esclarecer dúvidas. Todos os temas foram levantados por professores da Fale, a partir de dificuldades expostas pelos alunos em sala de aula. Os encontros serão realizados sempre das 18h às 19h na sala 305 do prédio 8, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). O próximo será no dia 5 de agosto e abordará Fone e fonema, fonética e fonologia, ministrado pela professora Letícia Farias. No dia 19 de agosto, o assunto será Dêixis e Anáfora e no dia 28 de agosto serão explicadas as Formas da narrativa: autobiografia, autoficção, diário, romance epistolar. Também haverá palestras nos meses de setembro, outubro e novembro. As inscrições, gratuitas, serão feitas nos horários e datas dos encontros. Outras informações e a programação completa podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3676, ramal 8277. * A PUCRS sediará no próximo sábado, dia 9 de agosto, das 8h às 18h, o "Workshop Nutrição Esportiva & Treinamento". A atividade gratuita é realizada pela Probiótica Laboratórios, atuante no mercado de suplementos alimentares, e tem apoio do curso de Nutrição da Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da Universidade (Faenfi). Na ocasião, serão abordados temas como importância da nutrição esportiva, marketing esportivo, técnicas avançadas de treinamento, entre outros. Também será realizada mesa-redonda com os palestrantes Marcelo Bella, especialista em Marketing Esportivo, Fernando Marques, bodybuilder e treinador, Rodolfo Peres, professor e nutricionista esportivo, Erico Caperuto, médico fisiologista do esporte, e Paulo Muzy, médico ortopedista, traumatologista, fisiologista e biomecânico do exercício. O encontro será realizado será realizado no auditório térreo do prédio 50, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Inscrições podem ser feitas na secretaria do curso de Nutrição, 8º andar do prédio 12. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3646.
* O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS realiza mais uma edição do ciclo de conferências "Projetos de Filosofia - Pensadores". Na próxima sexta-feira, dia 8 de agosto, será apresentada a palestra Levinas: uma introdução ao seu pensamento, ministrada pelo professor Pergentino Pivatto. O encontro ocorre às 14h30min no auditório do 9º andar do prédio 50, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). O ciclo, que será realizado até outubro, busca apresentar ao público, em linguagem acessível, as pesquisas desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade e sua relevância para os desafios da contemporaneidade. A entrada é franca mediante doação de um brinquedo novo (R$1,99). Informações adicionais pelo e-mail filosofia-pg@pucrs.br ou pelo telefone (51) 3320-3554.

segunda-feira, agosto 04, 2008

Maníaco do Parque, o crime que marcou 1998

Na cadeia onde cumpre pena, o maníaco encontrou uma namorada...
O nome dele é Francisco de Assis Pereira e tinha 30 anos quando se tornou conhecido como o "Maníaco do Parque". Há dez anos - em agosto - Francisco foi preso na cidade de Itaqui, no Rio Grande do Sul, acusado de ter assassinado oito mulheres em São Paulo. Condenado, cumpre pena e até se casou na cadeia.
O caso do Maníaco do Parque foi um dos mais comentados, senão o mais, do ano de 1998. Foragido durante 23 dias, ele foi reconhecido por pescadores, em Itaqui, para onde havia viajado, usando documentos falsos.
Os crimes, que aconteciam no Parque do Estado, na capital paulista, desafiavam a polícia: no local foram encontrados os corpos das mulheres, que ele estuprava, enforcava e roubava e depois largava, mortas, em clareiras de uma das maiores áreas verdes de SP.
À polícia informou terem sido, na realidade, nove vítimas, e falou do seu "lado negro":
"Eu tenho um lado ruim dentro de mim. É uma coisa feia, perversa, que eu não consigo controlar. Tenho pesadelos, sonho com coisas terríveis. Acordo todo suado. Tinha noite em que não saía de casa porque sabia que na rua ia querer fazer de novo, não ia me segurar. Deito e rezo, pra tentar me controlar."
Os atos de Francisco ganharam as manchetes em 12 de julho de 1998, quando os jornais publicaram o primeiro retrato falado do maníaco. No mesmo dia, a manicure Selma Rodrigues Goes, 35 anos, afirmou ter visto uma fumaça saindo de dentro da empresa J.R. Express, na rua Alcântara Machado, em São Paulo. O morador do local era ele: Francisco de Assis Pereira, o único funcionário que trabalhava e dormia na empresa.
Ao chegar ao trabalho, o empresário Jorge Sant' Ana, o patrão, encontrou um bilhete sobre a mesa, com um recorte do jornal em que havia o retrato falado. No bilhete, Francisco lamentava ter ido embora e pedia desculpas pela partida.
No mesmo dia o empresário percebeu que havia algo de errado com o vaso sanitário da empresa. No conserto foi encontrado um bolo de papéis queimados, que entupira o esgoto. Junto, estava a carteira de identidade de Selma Ferreira Queiroz, uma das vítimas Alguns dias depois, a estudante Sara Adriana Ferreira reconheceu na polícia a voz do homem que, no dia 4 de julho, telefonou para a sua casa, na cidade de Cotia, exigindo mil reais pela libertação de sua irmã Selma. Ele identificou a voz ao ver uma entrevista que Francisco havia dado a uma rede de televisão, em 1994, sobre um grupo de patinadores noturnos: era ele.
Todas as mulheres mortas foram namoradas ou se relacionaram com o maníaco, um motoboy que adorava patinação, usava roupas coloridas, era jovial e alegre e, segundo alguns mulheres, era também carinhoso e brincalhão. O tipo comum, que não desperta desconfianças e com quem pode se puxar conversa no elevador.
Ao fugir, Francisco passou pela Argentina e voltou ao Brasil. Em Itaqui, na fronteira com a Argentina, chegou a frequentar missas e se tornou familiar aos pescadores do rio Uruguai, que logo desconfiaram dele e imediatamente o associaram ao retrato falado que saía na televisão.
O motoboy era popular no Parque do Ibirapuera, onde costumava fazer malabarismos sobre patins, esporte que ele dominava e ensinava a outras pessoas. Era querido e respeitado até pelas crianças, que costumavam cercá-lo e falar com ele.
Em depoimento de muitas horas à Polícia paulista, o Maníaco do Parque confessou os oito assassinatos e mais um. Também admitiu outros cinco estupros. Foi nesse momentos que falou de seu "lado ruim", de sua "fixação em seios" e contou uma dramática história de relacionamentos, de molestamento sexual na infância, de um ex-patrão, com quem teria um relacionamento homossexual.
O maior caso policial do ano logo se transformou em um grande circo midiático. Um encontro entre Francisco e os pais foi transmitido ao vivo no programa do Ratinho e alcançou 38 pontos no Ibope - quase o mesmo da novela da Globo em horário nobre. Cinco mulheres se apresentaram à polícia identificando o homem que as havia violentado no Parque do Estado - as sobreviventes. Todas indicaram Francisco como o autor.
Entre as vítimas fatais do Maníaco, estava Elisângela Francisco da Silva, de 21 anos, cujo corpo foi encontrado no Parque em 28 de junho. Ela estava nua. Paranaense, de família humilde, Elisângela era conhecida pela excessiva timidez e pertencia à igreja Batista e, depois, à igreja Deus é Amor.
Outra, Raquel Rodrigues, de 23 anos, era "uma moça muito ingênua", como diziam suas amigas. Sua família vivia em Gravataí, na grande Porto Alegre. Nos finais de semana, em São Paulo, Raquel costumava frequentar barzinhos com suas amigas e trabalhava como vendedora, no bairro de Pinheiros. No dia da sua morte, telefonou para uma prima, dizendo que conhecera um rapaz e que aceitara posar de modelo para ele. Seu corpo foi encontrado em um matagal do Parque, no dia 16 de janeiro.
Outra, Selma Ferreira Queiroz, balconista, ainda não havia completado 18 anos. Desapareceu em uma sexta-feira. No dia seguinte, um homem telefonou para sua irmã, dizendo que ela havia sido sequestrada e exigindo mil reais de resgate. Mas não ligou de volta. O corpo foi encontrado no dia seguinte: ela estava nua, com sinais de estupro e espancamento. Nos ombros, seios e interior das pernas havia marcas de mordidas. Francisco também fazia sexo anal com a maioria de suas vítimas. Ele não usava armas, apenas as mãos.
Já Patrícia Gonçalves Marinho, 24 anos, saiu da casa da avó, onde morava, e nunca mais foi vista com vida. Seu corpo só foi encontrado no dia 28 de julho, em uma área erma do Parque do Estado. Morreu por estrangulamento e foi estuprada. Seu sonho era se tornar modelo e, segundos seus conhecidos, tinha uma confiança ingênua nas boas intenções de todo mundo.
O Maníaco do Parque mantinha um diário onde flava de suas conquistas amorosas, romances impossíveis e momentos de muita agressividade. Em um desses dias, ele escreveu: "Quando lembro daqueles momentos fico completamente excitado, malvado, carente, as coisas de englobam de uma só vez. (...) Estou procurando uma criança de 12 ou 13 anos que eu possa dominar" (...)
Transformado em superestar do Mal, Francisco deu entrevistas coletivas, falou em Deus, em Igreja - uma de suas fixações - e disse aos repórteres: "Eu sou ruim, gente, muito ruim."
Há dez anos trancafiado, Francisco foi um dos mais conhecidos seriall killer do Brasil - um clube que inclui Chico Picadinho, esquartejador, e Marcelo de Andrade, que estuprou e degolou nada menos do que 14 crianças e foi preso no Rio de Janeiro, em 1991.
Condenado a 269 anos de prisão, ele cumprirá, no máximo, 30 anos, como prevê a lei brasileira. (Pesquisa: Conselheiro X.)
* Será realizado nos dias 15 e 16 de agosto o I Simpósio de Atualização em Saúde Mental e Psiquiatria Geriátrica da PUCRS - O Idoso e suas Vivências. Promovido pelo Serviço de Psiquiatria do Hospital São Lucas, pelo Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Universidade e pelo Centro de Estudos de Psiquiatria Integrada, o evento é dirigido a profissionais e estudantes de Medicina, Psicologia, Serviço Social, Pedagogia, Terapia Ocupacional, Farmácia, Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Educação Física e Nutrição.
O simpósio, que acontecerá no Anfiteatro Irmão José Otão, no São Lucas, terá a participação de profissionais do centro do país em cinco mesas-redondas.
As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de agosto, no Ambulatório de Psiquiatria do Hospital São Lucas (avenida Ipiranga, 6690, sala 309). O valor é de R$ 60,00 para universitários e de R$ 100,00 para profissionais. No dia de evento, o custo será de R$ 90,00 e R$ 150,00, respectivamente. Mais informações pelos telefones (51) 3320.3367, 3339.5798.
* Nesta quarta-feira, dia 6 de agosto, às 11h, ocorrerá a assinatura do contrato de cessão do acervo do arquiteto Theodor Alexander Josef Wiederspahn para a Universidade. O material ficará no "Delfos - Espaço de Documentação e Memória Cultural". Alemão, Wiederspahn migrou para o Brasil no início do século 20 e é responsável por obras como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Edifício Ely (Tumelero), Casa de Cultura Mário Quintana e Memorial do Rio Grande do Sul, todos no centro de Porto Alegre. No acervo, há 687 pastas com projetos e estudos, além de desenhos de próprio punho do arquiteto. O material estará disponível para consulta após a catalogação que iniciará nos próximos meses.
* O projeto "Sobremesa Musical" desta quarta-feira, 6 de agosto, preparou um repertório especial para homenagear o Dia dos Pais, comemorado no próximo final de semana. A Camerata da Orquestra Filarmônica da PUCRS executará as músicas "Canto Alegretense", de E. Fagundes Filho e A. Augusto Fagundes; "Amigo", de Roberto Carlos e Erasmo Carlos; "Pai", de Fabio Junior; "Eu sei que vou te amar", de Vinicius de Morais e Tom Jobim; "Guri", de Cesar Passarinho; "Como é grande o meu amor por vocês", de Roberto Carlos e "Amigos para sempre", de A. Lloyd Weber, todas com arranjos de Davi Coelho, integrante da Orquestra. A promoção é do Instituto de Cultura Musical, do Centro de Pastoral e Solidariedade, da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e da Gerência de Recursos Humanios da Instituição. A atividade tem entrada franca e é realizada todas as quartas-feiras, às 13h, no átrio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade, prédio 9 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
Também são aceitas sugestões de músicas para o repertório das próximas apresentações, que podem ser enviadas pelo site www.pucrs.br/icm ou pelo telefone (51) 3320-3582.
*Até 29 de agosto estão abertas as inscrições para o "2º Torneio Empreendedor". Pela primeira vez a competição tem um patrono, André Johannpeter, presidente do Grupo Gerdau e formado em Administração de Empresas pela PUCRS. O evento, promovido pelo Núcleo Empreendedor da Universidade, terá premiação no dia 20 de novembro. Os três primeiros colocados receberão bolsas de estudo (R$ 14,4 mil para o 1º lugar), poderão entrar na etapa final de seleção na Incubadora Raiar e ganharão cursos. O grande vencedor terá ainda seis meses de incubação no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (Idéia).
Podem participar equipes de dois a quatro alunos de graduação. O objetivo é despertar o espírito empreendedor. Inscrições pelo site www.pucrs.br/eventos/nucleoempreendedor.
* A Faculdade de Direito da PUCRS promove o "Reencontro de seus Professores e Diplomados". A reunião ocorre no dia 15 de agosto, às 11h45min, em um almoço de confraternização, por adesão, no Restaurante Panorama, prédio 41, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). O evento é alusivo ao Dia do Advogado, que será comemorado no dia 11 de agosto. Para confirmar presença, enviar e-mail para diplomadospucrs@pucrs.br até o dia 14 de agosto.
* Na próxima quinta-feira, dia 14 de agosto, a PUCRS realiza a palestra "O debate sobre as células-tronco embrionárias na Alemanha: aspectos éticos, a questão legal e perspectivas". A atividade será ministrada pela professora Regine Kollek, membro do Comitê de Bioética da Unesco e do Comitê Nacional da Alemanha, além de professora titular da Universidade de Hamburgo. A iniciativa é do Escritório de Ética em Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, do Instituto de Bioética e da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade (FFCH), em parceria com o Instituto Goethe de Porto Alegre.
A palestra será proferida em inglês e acontece às 14 horas no auditório da FFCH, prédio 5, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca.
* A Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos) realiza, entre os dias 25 e 29 de agosto, o curso "A grande reportagem no jornalismo e as conexões com a História". Destinados a estudantes de comunicação social e público em geral, os encontros abordarão temas como A grande reportagem, que tratará sobre o surgimento da pauta, a elaboração e a execução de projetos e a edição de grandes reportagens; O que é história, o que é jornalismo, que mostrará os pontos de aproximação e de distanciamento entre os ofícios do repórter e do historiador em relação à escrita, à utilização de fontes e a utilização do jornal como fonte histórica, entre outros aspectos e O repórter e o historiador: narrativas da realidade?, que mostrará diferenças entre textos de historiadores e de jornalistas. Os ministrantes serão os jornalistas da Zero Hora Carlos Etchichury e Ângela Ravazzolo e as aulas ocorrerão das 11h30min às 14h30min.
As inscrições devem ser feitas na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Outras informações podem ser obtidas no site www.pucrs.br/cursoseeventos ou pelo telefone (51) 3320-3680
* A Academia de Polícia Civil (Acadepol), com apoio da Polícia Federal e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) inicia, nesta terça-feira (05/08), os trabalhos da segunda edição do curso de capacitação para combate ao crime eletrônico.
Conforme o delegado Emerson Wendt, coordenador do curso, cerca de 500 policiais civis estarão capacitados, ao longo de 18 novas edições. Esta segunda edição do curso se realiza durante os dias 5, 6 e 7 de agosto, ainda com sede em Porto Alegre. Após, todas as demais 17 edições serão itinerantes pelo interior do Estado, sendo realizadas até o final do ano de 2008. O curso objetiva capacitar agentes no combate ao delito praticado pela internet, tendo como foco o crime cibernético. Nas aulas, são oportunizadas ferramentas e técnicas de preparo e instalação de redes de segurança e investigação, formatação e perícia em computadores, com monitoramento de aplicativos e softwares.

Gisele Bünchen aos 14 aninhos, sem a fama


Quando ainda era uma promessa - e tinha apenas 14 aninhos - Gisele Bünchen, vinda da distante Horizontina,se dizia injustiçada por ter perdido um concurso de modelos (ficou em segundo lugar) e seguia na trilha da mais famosa modelo da época - Cindy Crawford, hoje cinquentona. Mas conseguiu o seu primeiro contrato internacional - ganhou 50 mil dólares. Hoje a moça é dona de um patrimônio de mais de 200 milhões de dólares.
Matéria da revista Veja, de setembro de 1994.

domingo, agosto 03, 2008

Felizardo, um gigante de 952 apartamentos


Paulo: nova pintura geral para os oito blocos.
Na foto ao alto, o Condomínio, quando da sua construção, na década de 70. O terreno era, então, uma chácara de agrião.

Um condomínio com oito edifícios de 10 andares, quase mil apartamentos e cerca de 3.500 moradores. Administrar um gigante habitacional desses – um dos cinco maiores de Porto Alegre, mais populoso que muitas cidades do interior gaúcho – é uma tarefa complexa e difícil. É esta, precisamente, a função do síndico-geral do Condomínio Residencial Felizardo Furtado, na divisa entre o Jardim Botânico e Petrópolis. Inaugurado em 1976, pelo então presidente da República, Ernesto Geisel (além do governador e do prefeito, e vários ministros que vieram na comitiva de Brasília), o conjunto se tornou uma das melhores áreas para se residir neste canto da cidade.
Nesta entrevista ao Conselheiro X., Paulo Cezar Vieira, 56 anos, o "prefeito" desta pequena cidade, fala do condomínio, dos moradores, de números, e comenta o dia-a-dia do seu trabalho.



CX – O que é, precisamente, o Condomínio Felizardo Furtado?
Paulo – O Condomínio possui 952 unidades, sendo que oito pertencem aos zeladores – diminuindo, dá 944 para os moradores. Têm 3,6 hectares, oito prédios com 119 apartamentos cada. A estimativa é de termos 3.500 moradores, mais ou menos.
CX – Qual o perfil desses moradores?
Paulo – É variado. Tem muitos aposentados, e um bom número de jovens também. Eu diria que é um perfil de gente de classe média. Cinqüenta por cento deve ser inquilino, e os outros cinqüenta são proprietários.
CX – E dos antigos proprietários, ainda restam alguns?
Paulo – Restam sim. O Condomínio foi inaugurado em outubro de 1976, está com 32 anos, ainda tem gente.
CX – Administrar um Condomínio com esse tamanho deve ser complicado.
Paulo – É, de início foi complicado, até porque eu não tinha experiência, fazia Faculdade à noite, chegava de madrugada, vinha atender o Condomínio. Então realmente foi complicado. Mas depois o Condomínio saiu da área de imobiliária e passou para administração própria, e aí eu fui montando meu esquema no decorrer dos anos, através de uma auto-gestão, e aí foi. O que complica um pouco é o pessoal não aprender a saber viver em condomínio. A minha principal briga aqui é o barulho, cachorro, criança.
CX – Cachorros, pelo que a gente saiba, não são permitidos em condomínio, mas isso é letra morta, até porque não tem como evitar. E isso aumentou muito nos últimos anos?
Paulo – Por quê? Existe uma regra, existe uma jurisprudência formada que diz assim: o cachorro incomoda? , causa insalubridade?, tem algum dano à saúde?, o juiz vai perguntar assim. Não, não tem. Então nem se fala em retirar o cachorro, mesmo a convenção prevendo. Agora, se o cachorro latir, se anda solto na rua, se a pessoa não leva ele na guia, aí basta três ou quatro pessoas entrarem com a queixa que nós retiramos ele. Nós tiramos daqui uma senhora de 84 anos com nove gatos. Inclusive foi colado no livro de reclamações as pulgas dos gatos, e isso foi levado para a Justiça, e a juíza mandou a curadora – que cuidava dessa senhora – alugar uma casa para ela, e ela se mudou daqui.
CX – Afinal, qual é o poder do síndico-geral?
Paulo – O síndico tem os poderes dele definidos na lei e na convenção. Que é administrar o condomínio, fazer o seguro do condomínio, contratar e demitir funcionários, prestar contas aos moradores. Administrar da melhor forma possível o condomínio. Mas eu, por exemplo, não tenho poder de polícia, não posso nem mandar guinchar um carro daqui de dentro. Por que? Se esse carro sai daqui e é depenado, ou capota, ou sofre um acidente, quem é que autorizou tirar esse carro de lá? Foi o síndico.
CX – E o índice de inadimplência dos inquilinos e proprietários?
Paulo – Bom, isso é complicado. Eu faço a minha previsão orçamentária e boto 1%, só, na previsão orçamentária. Se tu me perguntar agora, com o vencimento do condomínio, que foi dia 10, deve estar em torno de 25%. Mas no decorrer, no final do mês, ele já baixa para 18%. No segundo mês ele está em torno de 12%. No terceiro mês já está em torno de 3%. Vai baixando. A minha advogada é que tem que atuar, que cobrar. Ela tem que repor essa diferença, para juntar com o 1% e manter o equilíbrio das contas. Que, na verdade, eu deveria devolver essa diferença para os moradores. Porque a advogada cobrou. Mas como fica difícil devolver, eu cobro 1% na frente, o resto eu me viro.
CX – Qual a estrutura do Condomínio hoje?
Paulo – Eu tenho um total de 24 funcionários no condomínio. Funcionários do condomínio mesmo. São quatro dentro da administração, mais um sindico geral e vice síndico. São nove serventes, oito zeladores e três de serviços gerais. Além disso, eu tenho a segurança, que é terceirizada. Por que eu terceirizo a segurança? Porque é difícil pra mim sair de madrugada levar um funcionário desses, doente, numa vila. Ou buscar alguém na vila. Imagina entrar na Cachorro Sentado às 3 da manhã pra pegar alguém pra substituir um funcionário? Me degolam lá. É por causa do risco mesmo, se não eu poderia botar tudo por aqui.
CX – E o sistema de câmeras, está funcionando?
Paulo – Só o dos elevadores. O sistema de câmeras que tinha queimou através de um curto-circuito que houve na rede elétrica da CEEE. O condomínio perdeu as ações contra a CEEE aqui, e ganhou no Tribunal. A CEEE foi obrigada a pagar o prejuízo. Esse dinheiro foi depositado em poupança, mas a câmera queimou.
CX – E esse sistema de câmeras filmadoras nos elevadores funciona de fato? O senhor já teve algum resultado prático, já identificou pessoas?
Paulo – Olha, lá fora não funcionava porque o sistema era de micro-câmeras, quando na verdade teria que ser câmeras de alta definição, inclusive com aquelas letrinhas. Nós não tínhamos conhecimento do tipo de câmera, porque quem botou foi a empresa de segurança, a Dielo. Já as câmeras dos elevadores, essas sim, já são um pouquinho melhores, são coloridas, elas pegam sim, já pegou vários depredadores.
CX – Os elevadores foram a última grande obra do Condomínio?
Paulo – Não, a última grande obra foi a rede elétrica. Custou 980 mil, os elevadores custaram 648 mil reais.
Paulo – Foi em sua gestão que houve o cercamento total do Condomínio?
Paulo – Não. Em 1981 foi feito o cercamento total, na gestão do Benami. Foi quando eu vim morar aqui.
CX – O senhor tem uma idéia do número total de veículos dos moradores do conjunto?
Paulo – Nós temos 250 vagas para 750 veículos. O pessoal deixa os automóveis nos estacionamentos dos arredores.
CX – Esse é um problema difícil de resolver, me parece.
Paulo – Nós temos que alterar a convenção do Condomínio. Eu até tenho dado palestras em convenções de condomínios, essa semana eu dei treinamento para um grupo de pessoas que vai morar em um prédio que a Caixa Econômica Federal está construindo na Lomba do Pinheiro, são 440 unidades. Eu passei quatro quartas-feiras lá, dando palestras para as pessoas novas que foram morar lá, sobre como viver em condomínio, todas as regras possíveis.
CX – E a estrutura física do Condomínio, o que tem?
Paulo – Temos a quadra de esporte, aliás duas, uma tá desativada, pretendemos reativar no futuro. A próxima grande obra é a pintura total do condomínio, vai sair algo em torno de 3 milhões de reais. Pintura interna e externa.
CX – E vão mudar as cores?
Paulo – Não, não porque isso está na convenção. Eu quero reduzir uma cor, tentar, não mudar. Mas para isso nós temos uma comissão própria. O Condomínio tem uma estrutura assim: começa com o síndico-geral, conselho de administração, conselho fiscal e comissão de obras. Ainda, se Deus quiser, quero criar a comissão de disciplina, comissão social, melhorar algumas coisas. Mas o condomínio tem uma peculiaridade, o pessoal resiste muito a essas coisas, a gente tem dificuldade, não estão interessados.
CX – Há muito individualismo no condomínio, me parece. O pessoal entra no seu apartamento e se tranca.
Paulo – É, isso eu tenho debatido. Dar bom dia, boa tarde, boa noite, olá, como vai o senhor, a convivência. Nosso condomínio tem isso aí, as pessoas mal se cumprimentam.
CX – E está havendo mudança no perfil dos moradores nos últimos anos?
Paulo – Ta havendo mudança, sim, estão vindo mais jovens. E 50% dos moradores são proprietários, os outros 50% são inquilinos.
CX – E os apartamentos daqui são disputados para aluguel e venda, acredito.
Paulo – São disputados, não é fácil se alugar, principalmente os de um dormitório. Os aluguéis variam de 350 a 750 reais, entre um e três dormitórios.
CX – Há quantos de um dormitório, no total?
Paulo – Se não me engano são 52 de três dormitórios por cada prédio, 40 de dois dormitórios, que têm dois tamanhos. Depois, se não me engano tem um que é 19, e de um dormitório só tem nove. Por prédio, isso.
CX – Os imóveis aqui valorizaram nos últimos anos?
Paulo – Valorizaram. Um apartamento de três dormitórios ta em torno de 120 mil reais, os de dois em torno de 90 mil e o de um ta variando na base de 70 mil.
CX – E quanto à nova pintura? Quando está previsto o início das obras?
Paulo – As licitações já foram liberadas, e devem chegar dia 30 de agosto. Aí a comissão de obras vai abrir, eu não me envolvo em nada, ta, a comissão de obras faz tudo e eu só assino o contrato. Leio, passo para o advogado e assino.
CX – E a questão da violência, que tem aumentado no bairro, seu Paulo?
Paulo – Olha, a nossa empresa de segurança, a Dielo, faz um bom trabalho. Mas a gente sabe que a violência tem aumentado no bairro. Por isso eu to prevendo botar mais câmeras, tinha 12, quero botar pra 32, inclusive na entrada de cada prédio.
CX – São quantos vigilantes aqui?
Paulo – São quatro de dia e cinco à noite, que é o período mais complicado, pelo barulho.
CX – Já aconteceu do condomínio tomar algum imóvel, por falta de pagamento das taxas?
Paulo – Três imóveis já foram à leilão.
CX – Um condomínio com este tamanho tem um movimento dia e noite. O senhor tem idéia do total de recolhimento de lixo?
Paulo – São em torno de 18 sacos de 100 quilos por prédio, diariamente.
CX – E dá para se ter uma idéia de quantos moradores tem Internet?
Paulo – Não. Eu até não gosto da NET. Porque quando eles começaram aqui, e eu autorizei, eles prometeram uma coisa e acabaram fazendo outra, deu problema. Acabei brigando e fiquei mal com eles. Mas não posso proibir o morador de ter. Sei que tem um bom número da NET, um bom número da Sky, um bom número da outra, de assinaturas da Zero Hora, do O Sul, do Correio, de revistas. Deixe eu te falar alguma coisa a mais a respeito de segurança, da Dielo. A Dielo está conosco há oito anos. O que eu fiz? Eu fiz um contrato com eles aonde eu retenho, da parcela mensal deles, 6% para uma poupança em nome do condomínio. Para eventuais indenizações trabalhistas. Por exemplo, se houve o cancelamento de contrato, ou se a firma falir, se até dois anos do cancelamento do contrato nenhum funcionário entrar na Justiça o condomínio devolve o dinheiro para eles.
CX – São muitas indenizações trabalhistas?
Paulo – Não, não, a Dielo, nesses oito anos, se teve cinco ou seis ações trabalhistas foi muito.
CX – O condomínio não pára nunca...
Paulo – Não pára. Nós temos aqui o recolhimento de óleo, recolhimento de pilhas, de remédios.
CX – Agora, o site do condomínio deixa a desejar...
Paulo – Com certeza. Eu tentei, mas eu preciso arrumar um cara bom, que faça um site bom. Mas eu quero um site onde tu consigas, inclusive, tirar uma segunda via. Tenha uma senha, isso aí, ver o balancete.
CX – Qual é o seu currículo, seu Paulo?
Paulo – Meu nome é Paulo Cezar Vieira, 56 anos. Tenho um mandato de um ano, todos os anos tem eleições.
CX – O senhor alguma fez já foi agredido fisicamente aqui no Condomínio?
Paulo – Já fui agredido, já agredi, já demoli, já apanhei, já fui parar na Justiça. Mas isso um tempo atrás, quando eu não tinha muita experiência. Eu entendo também que a função do sindico é administrar o condomínio, não aplicar multas. Porque a multa é uma coisa desagradável, em vez de agregar ela desagrega. Com certeza a pessoa que tomar multa vai acabar virando meu inimigo. Mas eu tenho um certo limite, quando passa do limite não tem escapatória. Se eu aplico 20 multas por ano, a Geni aplica 70. Mas o nosso sistema de multas ainda não está informatizado, isso vai acontecer.
CX – Há muitos fatos curiosos que acontecem no Condomínio?
Paulo – (ri) Tem, tem muitos fatos curiosos que acontecem, tem muita coisa. De tudo quanto é tipo. Mas não me lembro de algo em particular. Mas de vez em quando eu também saio do sério. Minha função é permanente, não tem horário, se der problema às 3 horas da manhã eu tenho que ir. Mas é importante ressaltar que este condomínio é um dos melhores locais para se morar. Tu entras com teu carro, sem perigo de assalto. E tu tá centralizado, vai pro centro, pra qualquer canto da cidade. Tem várias linhas de ônibus, táxi, escola, supermercado, tudo ao redor. Cinema. Quer correr, vai na ESEF. O condomínio está muito bem situado, por isso a conservação dele é importantíssima, valoriza.
CX – A linha imaginária que separa o Jardim Botânico de Petrópolis passa pelo meio dos blocos, não é isso?
Paulo – Os blocos C, o F e o E são considerados Petrópolis. O D, o B e o A são Jardim Botânico. Mas, se não me engano, tá havendo uma reformulação disso aí, teria que ver bem.

sábado, agosto 02, 2008

Condomínio inaugurado junto com São Lucas

Estava lá, na contracapa da edição de sábado, 30 de outubro de 1976 do jornal Correio do Povo, sob o título “Inaugurados Hospital da PUC e Bloco de 944 Apartamentos”:
“O Presidente da República presidiu, na manhã de ontem, os atos de inauguração do Núcleo Habitacional Felizardo Furtado, com 944 apartamentos, e o Hospital Universitário da PUC. Acompanhado pelo governador Sinval Guazzelli, pelo chefe do gabinete militar da Presidência da República, general Hugo de Abreu, e pelos ministros Rangel dos Reis e Arnaldo da Costa Prietto, o presidente chegou ao bairro Jardim Botânico, onde foi construído o núcleo habitacional, às 9 horas e 30 minutos, sendo aguardado pelo prefeito Guilherme Socias Villella, pelo diretor-superintendente do INOCOOP, Renato Eickstaed, e demais autoridades. Estudantes de todo o bairro e bandas marciais saudaram o chefe da Nação em sua chegada ao Núcleo Habitacional Felizardo Furtado. No local, o presidente Ernesto Geisel solicitou amplas informações sobre a obra que custou 130 milhões de cruzeiros, interrogando principalmente o diretor-superintendente da INOCOOP. A seguir entregou a chave de um apartamento a Eduardo Araújo, o primeiro morador do Núcleo”.

Na verdade o presidente Geisel havia chegado ao Estado na quinta-feira, seguindo imediatamente a Santo Ângelo, onde abriu oficialmente a colheita do trigo. Em seguida foi a Caxias do Sul e lá inaugurou o Centro de Tecnologia e Pesquisa da Universidade de Caxias do Sul, UCS.
Era, em essência, uma agenda política, pois estava-se às vésperas das eleições municipais (as únicas permitidas para cargos executivos) e Geisel queria dar “um empurrãozinho” no seu partido, a Aliança Renovadora Nacional, Arena. Ele também esteve em Estrela, sua terra natal, e em Bom Retiro, onde inaugurou outras obras e fez um discurso sobre a importância de “se votar bem”.
No Conjunto Felizardo Furtado, Geisel e comitiva descerraram a placa de inauguração, conheceram um apartamento e depois seguiram para o Hospital da PUC.
Durante a inauguração do conjunto habitacional, o Presidente da República foi saudado pelo presidente da Cooperativa Habitacional que construiu o “núcleo” (INOCOOP), Gilberto Rodrigues. Segundo transcreveu o Correio do Povo, Rodrigues, ao se referir à obra e ao presidente Geisel, falou em “libertação” dos trabalhadores:
“Esse momento, consagrado com a presença de Vossa Excelência, significa a libertação de 944 famílias de trabalhadores que passam da condição de inquilinos e peregrinos de tetos alheios, a proprietários da casa própria”.
Na verdade o Conjunto de 944 unidades, 8 prédios, 62 mil metros quadrados de obras (iniciadas em fevereiro de 1974), beneficiava famílias com renda mensal de cinco a oito salários mínimos – ou seja, era um condomínio para a classe média baixa. As prestações eram relativamente suaves (menores que o aluguel correspondente) e longas, o que atraiu um grande número de interessados.
A maioria dos apartamentos, de um, dois e três dormitórios (poucos), havia sido vendida na planta, antecipadamente. Um empreendimento desssa magnitude, é claro, atraiu a atenção do mercado imobiliário e de muitos especuladores que viram uma boa oportunidade de lucrar com a revenda dos imóveis, como se pode ver pelos anúncios classificados do Correio do Povo (o maior jornal da época). No domingo, 31 de outubro, lia-se no CP:
“Transfere-se vários apartamentos com um, dois e três dormitórios, living, banho social, cozinha e área de serviços. Conjunto novo com play-graud, estacionamento e área verde. Conj. Residencial Felizardo Furtado. Chaves em nosso poder. Diversos preços e condições. Tratar Riachuelo, 1513, s/loja, f.244471.” Outro anúncio, na mesma edição, dizia: “Preciso urgente de um apto no parque residencial FF. Negócio direto. Tratar f. 255004”. Dezenas de anúncios desse tipo – bem antes da data oficial da inauguração – saíam regularmente na imprensa.

Toniolo: "Sou o maior pichador do mundo".

Escrivão de polícia, ele queria ser Presidente do Brasil pelo "Partido Anarquista".

Uma idéia na cabeça – divulgar o seu próprio nome – e um spray na mão. Autodenominado-se o “Rei Mundial da Pichação”, Sérgio José Toniolo levou isso às últimas conseqüências e tornou-se quase uma lenda viva em Porto Alegre: quem, com mais de 30 anos, alguma vez não viu a palavra “Toniolo” escrita em algum muro, algum prédio, alguma passarela, algum monumento ou até mesmo alguma calçada ou asfalto?

CELEBRIDADE - Um rei cujo reinado não é nada recente – iniciou, mais exatamente, no final dos anos setenta e ganhou força nos anos 80, quando, de fato, se tornou uma celebridade incontestável, foi preso, ameaçado de morte, algemado, internado e até levou alguns tiros.Nada disso, naqueles anos, tirou a disposição desse homem calvo, hoje com 60 anos, escrivão de polícia aposentado, solteiro, segundo grau completo, sem filhos e morador do vizinho bairro de Petrópolis – mais exatamente na avenida Taquara, onde reside na parte baixa de um edifício. Hoje Toniolo está mais sossegado, não freqüenta mais as manchetes de jornais, não é notícia. Está, por assim dizer, apagado, ou em recesso. Talvez seja a idade, o tempo, o cansaço, a saúde. Sem reposição, seu nome, antes tão onipresente, foi se apagando dos edifícios, dos muros e vias públicas, por força do tempo, da limpeza, da chuva. É a fase do crepúsculo.Mas a lenda urbana chamada Toniolo persiste – o Pai e o Rei dos Pichadores, ou, como ele dizia, “o único pichador que não faz símbolos incompreensíveis e assina o seu próprio nome”.Louco ou não, Toniolo entrou para a História por suas próprias mãos. Literalmente. Em um tempo em que a pichação se tornou uma praga, obra de gangues sem rosto e muitas vezes violentas, de pessoas semi-alfabetizadas e toscas, Sérgio José Toniolo distingue-se por ter pertencido a uma outra espécie: inteligente, esse homem que os médicos apontaram como “esquizofrênico paranóide” (aposentou-se por força da doença), e que foi interditado e preso, julgava-se um “anarquista”. Isso, é claro, depois de ter sido impedido de se candidatar a deputado estadual pelo PMDB no início dos anos 80. Depois, em sua própria cabeça, tornou-se várias vezes candidato pelo inexistente Partido Anarquista Brasileiro – foi inclusive, em sua cabeça, candidato à Presidente da República, usando, em todas as vezes, o seu número cabalístico 1543.
"BRASILEIRO É ACOMODADO" – Segundo a Medicina, quem sofre de esquizofrenia paranóide tem, geralmente, mania de grandeza e de perseguição. As duas coisas não faltaram a Toniolo: foi, nos anos setenta, o recordista brasileiro em colaborações às seções de “Cartas do Leitor” de todos os jornais possíveis – escreveu mais de mil, sobre todos os assuntos, da sujeira das ruas, das fezes dos caos à cretinice dos políticos. E vivia fugindo da polícia e dos donos de imóveis.Quanto às pichações, garante que fez bem mais de 70 mil delas, gastando, pelos seus cálculos, mais de 100 mil reais ao longo de tantos anos, tudo do seu próprio bolso. Gastou em sprays (às vezes mais de um por noite), tintas, pincéis. Mandou fazer pandorgas com seu nome escrito para lançá-las ao ar. Defendeu o voto nulo, o anarquismo. Costumava dizer que o brasileiro é “frouxo e acomodado” – o que ele, de fato, não era: grão-mestre da autopromoção e da publicidade-artesanal-em-série-ininterrupta, apanhou, desafiou deliciosamente, experta e inocentemente o Poder com seu spray, divertiu os cidadãos da cidade e demonstrou o poder de fogo de um homem só – maluco, com certeza, mas, vá lá, incrivelmente e determinado como só estes podem ser. E divertido. Palhaço. Cavaleiro solitário. Carlitos com mania de grandeza.
ENGANANDO A BRIGADA - Matéria de reportagens e notícias em jornais, sua história foi ao ar no programa Fantástico, da Rede Globo, em 1981. Em 1984, quando Jair Soares era o Governador do Rio Grande do Sul, anunciou a todos – telefonava às redações – garantindo que iria pichar seu nome na fachada do Palácio Piratini.
A segurança foi alertada e reforçada. Não contavam eles, porém, com a astúcia do Rei Mundial da Pichação: para identificá-lo e barrá-lo, tinham apenas uma foto sua, antiga, em que aparecia com cabelos. Toniolo, contudo, já era careca àquelas alturas. Caminhando, saiu tranquilamente da vizinha Catedral Metropolitana e, passando pelos brigadianos, chamou-os angelicamente de “meu irmãos”. Quando se deram conta, já havia pichado a quase totalidade do seu nome (faltaram duas letras) na imponente sede do Governo do Estado. Mandado então ao Hospital Psiquiátrico São Pedro, aplicou outro golpe digno dos melhores filmes de Hollywood.
Conhecido dos plantonistas, disse a estes que os dois policiais civis que o escoltavam eram colegas seus, “com mania de polícia”. Desconcertados, os plantonistas foram para cima dos homens da lei – e Toniolo, sorrateiramente, fugiu pelos fundos do prédio. Mais tarde, anunciou que iria pichar o Palácio do Planalto, mas essa parada ele perdeu – foi detido dentro do ônibus que seguia para Brasília. “Mas consegui o que queria”, disse o mestre da Publicidade. “Não tenho medo de ser preso: é uma propaganda”, alardeava ele, com toda a razão.
Quanto ao conteúdo do seu discurso, as suas “propostas”, bom, deixa pra lá: ele não é diferente da grande maioria dos políticos brasileiros.CACHÊ – Toniolo sempre disse que ninguém nunca contou, verdadeiramente, a sua história, e por isso ele cobrava, mais recentemente, 10 mil reais por entrevista a qualquer veículo de comunicação e 100 mil para estrelar comerciais, onde apareceria, inclusive, com seu célebre spray. Obviamente, nenhum jornal, revista ou tevê pagou o que ele pediu e nenhuma agência o convidou para ser garoto-propaganda, nem mesmo da Casa das Tintas. Talvez tenha sido um talento não aproveitado da propaganda gaúcha.
O dinheiro, que nunca veio, serviria, afirmava, para ressarci-lo das despesas com o material de pichação, desde quando iniciou na atividade para realizar a missão que, afinal, conseguiu: firmar no mercado a “marca Toniolo”. Firmar uma marca custa muito dinheiro. Quanto vale a marca Toniolo? Rei da publicidade artesanal, Dom Quixote, da idéia na cabeça e do spray na mão, Toniolo é, dizem, um homem solitário que não dá entrevistas e não permite fotos. Há quem diga que está com problemas de saúde. A pessoa que ligar para sua residência (como fez este blog) ouvirá a indefectível gravação: “Mensagem gratuita: este telefone temporariamente fora de serviço. A Brasil Telecon agradece.”Nesta campanha eleitoral que se avizinha Toniolo estará fora e não será candidato, nem mesmo pelo seu imaginário Partido Anarquista.
Um dia, talvez, a lenda viva da propaganda pessoal vire tema de filme ou documentário, do tipo “Contador de Histórias”. Quem sabe. (Conselheiro X.)

AMMPA, associativismo nascido no Botânico

Odir: "O pequeno empresário não pode pensar que o seu vizinho é o seu inimigo."


A primeira luta, a que levou eles a se unirem, foi perdida. Paradoxalmente, essa derrota serviu ainda mais para uni-los e levá-los à frente. Hoje, a AMMPA - Associação dos Mini-Mercados de Porto Alegre - é uma entidade associativa consolidada, com 52 membros na Grande Porto Alegre, patrimônio próprio, e uma representatividade que não pode ser ignorada. E tudo isso tem a ver com o Jardim botânico, onde a AMMPA nasceu. Mais exatamente: a rua Barão do Amazonas, 856 (esquina com a Itaboraí), no Mercado Guarani - empresa que existe há 38 anos no bairro.
É lá que está o empresário Odir Otto Fetzer, fundador, ex-presidente e patrono da Associação, surgida no ano de 2001, como um canal de luta dos pequenos comerciantes contra o que lhes parecia (e de fato, se tornou) a grande ameaça aos seus negócios - a abertura dos supermercados, especialmente das grandes redes, aos domingos. Para quem não se lembra, não faz muito o comércio de Porto Alegre era proibido de abrir aos domingos. Se, de um lado, isso parece arbitrário, de outro parte beneficiava os micro e pequenos comerciantes, os donos de mercados, mercearias e açougues, que tinham no domingo o seu melhor dia de faturamento.
BATALHA PERDIDA? - A batalha foi perdida - as grandes redes, hoje, funcionam aos domingos - mas isso não impediu que a Associação fosse adiante e se consolidasse como uma rede associativa e se tornasse uma marca conhecida do grande público.
"Procuramos, de início, nos unir para termos força. Mas logo vimos que, pela lei, não dava para proibir ninguém de trabalhar aos domingos", recorda Odir. "Queríamos que aquela lei continuasse, mas não deu".
Metendo a mão na massa, procurando os comerciantes, um a um, Odir foi convocando-os para reuniões e discussões, que aconteciam, então, na antiga sede da Associação dos Moradores do Jardim Botânico, na rua La Plata. "Chegamos a ter 180 pessoas lá, de toda a Porto Alegre", afirma. Quando descobriram que a lei não poderia ser alterada, procuraram outras formas de luta e aí surgiu a questão: se formassem uma associação, esta seria uma cooperativa ou uma rede (há distinções jurídicas entre as duas formas)? Como se fossem cooperativa teriam um sistema centralizado, em que a diretoria se responsabilizaria por todos, optaram por ser uma rede, na qual cada qual responde por si - tal como é hoje.
A Prefeitura Municipal (final do governo de João Verle) lhes deu apoio, contratando consultores da FEEVALE - Faculdade do Vale do Rio dos Sinos, os quais prestaram serviços à Associação durante dois anos.
"Era necessário, nós não conhecíamos nada nessa área", informa Odir. A AMMPA passou a congregar proprietários de mini-mercados, açougues e padarias, com estatuto, diretoria e obrigações: o estabelecimento associado deve ter de 100 a 400 metros quadrados de área e nome limpo na praça (não pode ter títulos protestados, por exemplo), além de uma fachada igual e o mesmo lay-out interno.
A idéia da união em uma rede não só reduziu custos como serviu - o que é mais importante - para integrar e dar respeito aos pequenos comerciantes.
LONGO PRAZO - "O mais importante, porém, não é a questão imediata da redução de custos e sim a mudança de mentalidade", diz Odir. "O pequeno comerciante sempre pensa que o seu concorrente é o outro pequeno que está perto dele, quando na verdade o concorrente é o grandão. Ele precisa mudar essa mentalidade, ser parceiro e não concorrente".
Ainda mais importante, afirma Odir, é a troca de informações entre eles. Hoje isso é uma realidade, e se consolida ainda mais nas reuniões semanais que fazem em sua sede própria (600 metros quadrados), no interior da CEASA, no Porto Seco. A sede foi adquirida com recursos próprios e é lá que as coisas acontecem: as negociações com os fornecedores, a compra, a estocagem.
"Mas pra fazer isso tudo, nós tivemos muitas dificuldades, é um trabalho a longo prazo", informa o patrono. A sede conta com uma câmara fria, que serve para estocagem de carne. Comprando coletivamente, conseguem melhores preços - o que se reflete em menores preços ao consumidor. "Temos contratos com 30 empresas fornecedoras, distribuidoras, indústrias, e compramos mais de 100 itens, carne, arroz, feijão, carne, tudo". Logo surgiram as parcerias - com a Blue Ville, por exemplo, indústria sediada em Camaquã, além de mídia gratuita na Rádio Farroupilha. Mais: mediante a cobrança de 300 reais mensais do associado, a Rede fornece a eles cartazes e embalagens e divulga seus nomes.
"Temos promoções, sempre em cada um associado diferente, cinco vezes por semana". Hoje, a AMMPA compra entre 80 a 100 toneladas mensais de produtos, que são repassados aos 52 associados.
LADO SOCIAL - "Também não descuidamos da parte social, fazemos festas e eventos. A gente trabalha a parte social, fizemos a Campanha do Agasalho, da Alimentação, coisas assim", esclarece o ex-presidente. "Todos os meses temos promoções. O consumidor encontra os mesmos produtos pelo mesmo preço em qualquer um dos nossos associados". A carne, por exemplo, é distribuída coletivamente por um caminhão contratado para isso. Comprar melhor significa, obviamente, vender melhor - e assim enfrentar a concorrência dos grande supermercados e redes. Uma prova cabal do poder de força surgiu no dia em que a AMBEV - uma das maiores fabricantes mundiais de cerveja, e que responde pela marca Pepsi-Cola no Brasil, resolveu esnobá-los. Sem querer conceder desconto, dizendo que, para eles, "essa associação não existia", levaram o troco de uma forma contundente. Sentindo-se menosprezados, os integrantes da AMMPA resolveram, durante um final de semana, fazer uma promoção: duplicaram o preço da Pepsi litro e baixaram levemente o da Coca - só para mostra o poderio da Associação. Comunicaram isso à AMBEV: "Nos dias seguintes eles vieram nos procurar, dizendo que a coisa não era bem assim, que eles nos reconheciam, blá-blá-blá. A verdade é que viram a queda sensível nas vendas e recuaram. Foi a demonstração do nosso poder de fogo", conta Odir Fetzer.
Nascida no Jardim Botânico, a Associação tem hoje filiados em quase toda a Grande Porto Alegre. A grande maioria são mini-mercados. E não são só os muito pequenos. "Temos empresas com até 25 funcionários", diz Odir. Uma agência de publicidade foi contratada para cuidar da imagem da AMMPA, aberta a novos associados. O atual presidente é Mauro Pinheiro, proprietário de um mercado no bairro Jardim Leopoldina, e que foi vice de Odir - hoje o dono do Mercado Guarani é "diretor de marketing", além de patrono da entidade. Presentes na Internet, têm o seguinte endereço: http://www.ammpa.com.br/
* Você sabe o que significa oxímoro, dêixis e anáfora? São alguns dos recursos de linguagem que serão explicados nos encontros do projeto "O que é?", organizado pela Faculdade de Letras da PUCRS (Fale). A atividade busca apresentar temas relacionados à Lingüística e Literatura, por meio de aulas expositivas e dinâmicas, utilizando exemplos práticos para esclarecer dúvidas. Todos os temas foram levantados por professores da Fale, a partir de dificuldades expostas pelos alunos em sala de aula. Os encontros serão realizados sempre das 18h às 19h na sala 305 do prédio 8, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). O próximo será no dia 5 de agosto e abordará Fone e fonema, fonética e fonologia, ministrado pela professora Letícia Farias. No dia 19 de agosto, o assunto será Dêixis e Anáfora e no dia 28 de agosto serão explicadas as Formas da narrativa: autobiografia, autoficção, diário, romance epistolar. Também haverá palestras nos meses de setembro, outubro e novembro. As inscrições, gratuitas, serão feitas nos horários e datas dos encontros. Outras informações e a programação completa podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3676, ramal 8277.
* A PUCRS sediará no próximo sábado, dia 9 de agosto, das 8h às 18h, o "Workshop Nutrição Esportiva & Treinamento". A atividade gratuita é realizada pela Probiótica Laboratórios, atuante no mercado de suplementos alimentares, e tem apoio do curso de Nutrição da Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da Universidade (Faenfi). Na ocasião, serão abordados temas como importância da nutrição esportiva, marketing esportivo, técnicas avançadas de treinamento, entre outros. Também será realizada mesa-redonda com os palestrantes Marcelo Bella, especialista em Marketing Esportivo, Fernando Marques, bodybuilder e treinador, Rodolfo Peres, professor e nutricionista esportivo, Erico Caperuto, médico fisiologista do esporte, e Paulo Muzy, médico ortopedista, traumatologista, fisiologista e biomecânico do exercício. O encontro será realizado será realizado no auditório térreo do prédio 50, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Inscrições podem ser feitas na secretaria do curso de Nutrição, 8º andar do prédio 12. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3646.
* O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS realiza mais uma edição do ciclo de conferências "Projetos de Filosofia - Pensadores". Na próxima sexta-feira, dia 8 de agosto, será apresentada a palestra Levinas: uma introdução ao seu pensamento, ministrada pelo professor Pergentino Pivatto. O encontro ocorre às 14h30min no auditório do 9º andar do prédio 50, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). O ciclo, que será realizado até outubro, busca apresentar ao público, em linguagem acessível, as pesquisas desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade e sua relevância para os desafios da contemporaneidade. A entrada é franca mediante doação de um brinquedo novo (R$1,99). Informações adicionais pelo e-mail filosofia-pg@pucrs.br ou pelo telefone (51) 3320-3554.
* O "Diário do Campus", revista eletrônica da PUCRS exibida na televisão e na Internet, estréia um novo formato nesta segunda-feira, 4 de agosto. O programa vai ao ar às 20h50min na UNITV, canal 15 da NET, e também diariamente na capa do site da PUCRS. A nova proposta editorial surgiu em comemoração aos cinco anos de programa e também do Centro de Produção Multimídia da Faculdade de Comunicação Social (Famecos), onde o Diário do Campus é produzido, em parceria com a Assessoria de Comunicação da PUCRS (Ascom). A idéia é aproximar cada vez mais a comunidade acadêmica - professores, estudantes e funcionários - das notícias da Universidade, através de uma afinidade estética com a identidade visual da PUCRS, além da adoção de uma linguagem mais voltada ao público jovem. Uma das novidades são os novos canais de interatividade, como a criação do quadro ¿Eu no Diário¿, em que o público da Instituição pode enviar vídeos caseiros com dicas de leitura ou contando como é a sua faculdade ou local de trabalho. Há cinco anos são os próprios estudantes da Faculdade de Comunicação Social que apresentam, produzem, editam e finalizam o conteúdo da revista eletrônica, com a orientação de professores e com o suporte de técnicos. De acordo com o coordenador do Centro de Produção Multimídia, Eduardo Pellanda, a idéia é que os alunos tenham a oportunidade, dentro da universidade, de colocar em prática, diariamente, o que aprendem em sala de aula. Além disso, a redação onde os estudantes trabalham é também um centro de pesquisa em produção audiovisual, que experimenta novas possibilidades digitais no fluxo de produção. O projeto deu tão certo que, em cinco anos, mais de 50 estudantes já passaram pelo estágio e, a maioria deles, atualmente, têm excelentes colocações no mercado de trabalho. Sugestões de pauta, críticas, elogios e outras mensagens podem ser encaminhadas ao e-mail diariodocampus@pucrs.br.
* A PUCRS dará início ao segundo semestre letivo de 2008 nesta segunda-feira, 4 de agosto, recebendo cerca de 30 mil alunos de graduação e pós-graduação. No dia 21 de agosto é a vez dos novos alunos serem recebidos de forma divertida no "Stand Calouros", um ambiente de lazer, troca de experiências e acolhida. É um espaço de convivência entre os acadêmicos, onde eles podem esclarecer dúvidas, conversar, realizar atividades de arte, música, jogos e integração com a comunidade universitária.