sexta-feira, julho 03, 2009

*Experimentos, estudos coreográficos e performances são os ingredientes que compõem a programação da Mostra de Dança do Grupo Experimental da Cidade nos dias 11 e 12, no Teatro Renascença (av. Érico Veríssimo, 307). Em cena, alunos e professores se revezam, revelando um pouco dos processos e resultados de um programa intensivo de aulas e de ateliês de criação. Importantes nomes da cena local que ministram aulas no grupo apresentam fragmentos de trabalhos e também dançam, como Andréa Spolaor (Medalha de Prata na França) e Alexandre Rittman (duas vezes vencedor do Açorianos de Melhor Bailarino). A programação de sábado conta com sessão dupla, às 19h e às 21h. E domingo, 12, às 19h, haverá a apresentação do espetáculo "...ou algo assim que me intrigue", com coreografia de Luciana Paludo. Os ingressos custam R$ 10,00 com desconto de 50% para estudantes, classe artística e pessoas acima de 60 anos. Informações pelos fone 9236-7320 / 3289-8065 ou pelo e-mail centrodedanca@smc.prefpoa.com.br.Atualmente o projeto do Grupo Experimental conta com 60 alunos que, desde abril, cumprem uma carga-horária semanal mínima de 15h/aula, entre dança contemporânea, educação somática, balé clássico, dança moderna, improvisação, jazz, técnicas corporais chinesas, Sistema Laban e Axis Syllabus. Além disso, cada aluno deve participar de um atelier coreográfico, com foco em criação. O projeto idealizado pelo coreógrafo e diretor do Centro Municipal de Dança, Airton Tomazzoni, teve início em junho de 2007 e a primeira turma de alunos montou a exitosa montagem Follias Fellinianas. Em 2008, duas novas turmas ingressaram e duas novas montagens fora apresentadas: "Eu me faço simples por você" e ..."ou algo assim que me intrigue".
A iniciativa vem oferecendo uma formação intensiva (um total de 400h/aula ao ano), gratuita, com qualificados profissionais e que permite a conexão de várias técnicas e linguagens complementares. No programa, os alunos têm aulas com profissionais reconhecidos da dança e das artes cênicas do Rio Grande do Sul, como Eva Schul, Tatiana da Rosa, Alexandre Rittmann, Cibele Sastre, Karenina de Los Santos, Liane Venturella, Luciana Paludo, Silvia Canarim, entre outros, bem como sessões comentadas de dança na P.F. Gastal e análise e produção de textos. Paralelamente, há intensa atividade de orientação no processo de criação e produção.Resultados - O projeto do Grupo Experimental de Dança da Cidade, da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), está produzindo resultados no âmbito da criação e da formação além das fronteiras do país. O bailarino Márcio Canabarro, de 21 anos, passou na audição e ganhou bolsa para estudar na Salzburg Experimental Academy of Dance (Sead), na Áustria. Dois outros integrantes, Douglas Young e Luiza Moraes, foram selecionados para o projeto Incubadora de Novos Coreógrafos, promovido pela Gaia Cia de Dança e estreiam suas primeiras produções neste final de semana na Sala Álvaro Moreyra. Vários integrantes que tiveram sua estreia na dança com Follias Fellinianas já integram o elenco de outros grupos e companhias profissionais, como aconteceu com Roberta Savian, que está no elenco de Re-sintos, de Jussara Miranda.
PROGRAMAÇÃO:Sábado, 11/7, às 19hEu me faço simples por você, direção de Airton Tomazzoni Sábado, 11/7, às 20h30Fragmentos coreográficos:Obras das turmas de Alexandre Rittman, Airton Tomazzoni, Cibele Sastre e Eva Schul. Apresentações especiais: Alexandre Rittman, Andréa Spolaor, Didi Pedone, Eva Schul e Mônica Dantas.Domingo, 12/07, às 19h... ou algo assim que me intrigue, coreografia de Luciana PaludoLocal: Teatro Renascença - av. Erico Veríssimo, 307 Ingressos: R$ 10,00 com desconto de 50% para estudantes, classe artística e pessoas acima de 60 anos. Informações: 9236-7320 / 3289-8065 / e-mail centrodedanca@smc.prefpoa.com.br

Nenhum comentário: