quinta-feira, julho 02, 2009


*A Fundação Zoobotânica do RS divulga o chimpanzé, como o animal do mês de julho. Em sua 5ª edição o Projeto A Hora do Bicho tem como tema os filhotes do Parque Zoológico.
O chimpanzé é o primata mais próximo do homem e tem facilidade de adaptação em qualquer ambiente. Prefere comer folhas, frutos e insetos, mas aceita o que for possível encontrar. O filhote fica com a mãe até os sete anos de idade, perto da maturidade sexual. Neste tempo, tem de aprender os hábitos sociais, a sobrevivência, os jogos, e os significados dos sons e gestos. As brincadeiras dos pequenos são parte do aprendizado da vida.
No Parque Zoológico, pela atração que exercem sobre o público, o recinto dos chimpanzés é um dos mais visitados Muitos chimpanzés já nasceram no Parque, mas atualmente o Zôo tem uma família formada por Tição (pai), Muka (mãe) e o filhote Sudão, nascido em 2004. São muito inteligentes e brincalhões. Muka é bastante protetora e atenta com seu filhote, o que garante a sua segurança.
A espécie está ameaçada de extinção em razão do desmatamento e da caça ilegal, que tornaram as populações pequenas e altamente fragmentadas e consta da lista de Espécies Ameaçadas da IUCN, na categoria Em Perigo.
O Projeto A Hora do Bicho
iniciou em 2004 apoiando à coleta seletiva do lixo realizada no Parque Zoológico. Tendo como temática as espécies da fauna que compõem o acervo do Zôo, o Projeto visa conscientizar sobre a importância da conservação da natureza e os cuidados que se deve ter com o meio ambiente.

Ficha de identificação da espécie:
Espécie: Pan troglodytes
Família: Hominidae
Ordem: Primates
Gestação: 240 dias
Alimentação: Onívora
Habitat: Florestas e savanas
Distribuição: África

Nenhum comentário: