Translate

quarta-feira, setembro 16, 2009

No sábado, 19, acontece a 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomelite. A abertura oficial acontecerá às 10h no Acampamento Farroupilha, com a presença do prefeito em exercício, José Fortunati, e do secretario municipal da saúde, Eliseu Santos. A meta para esta etapa da campanha é vacinar de 84 mil crianças menores de cinco anos. O número representa cerca de 95% das crianças nesta faixa etária, meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Durante o sábado, Porto Alegre contará com 227 pontos de vacinação, número alcançado através da inclusão de postos volantes, localizados em supermercados, shoppings, mercado público, rodoviária, e praças da capital, além de toda a rede de serviços de saúde. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas até 18h, e as Equipes de Saúde da Família (PSF) e postos volantes, até 17h.
Pólio - A poliomielite é uma doença infecciosa provocada por vírus que atinge o sistema nervoso, podendo causar sequelas e até a morte. No Brasil, as campanhas contra a paralisia infantil são realizadas há 27 anos, consolidando o controle epidemiológico e a ausência da doença no país. Conhecida há mais de três mil anos, a poliomielite é uma doença que, em seu apogeu, afetou ou levou à morte cerca de 500 mil pessoas. Após 37 anos, o cientista americano Albert Sabin desenvolveu a vacina oral, derivada de um vírus vivo atenuado. No início dos anos 60, ela substituiu a vacina Salk. A Sabin, que proporciona uma imunidade completa, é de fácil administração e mais barata e, em 1988, se transformou na vacina mais usada nas campanhas mundiais de erradicação. Atualmente, a poliomielite existe apenas em alguns países da África.

Nenhum comentário: