Translate

terça-feira, setembro 15, 2009

*O Centro de Excelência em Pesquisa sobre Armazenamento de Carbono da PUCRS (Cepac) promove a partir desta quarta-feira, 16 de setembro, o "3º Simpósio do Carvão Gondwânico". O evento apresentará estudos sobre os carvões formados no continente Gondwana - que unia América do Sul, África, Índia e Austrália - e suas aplicações tecnológicas (clean coal technologies), caracterização geológica e petrográfica, aplicações e demais pesquisas relacionadas ao mineral. A abertura, às 9h, contará com a participação do chefe executivo do Instituto Mundial do Carvão Milton Catelin.
No segundo dia, o coordenador do Cepac João Marcelo Medina Ketzer e o geólogo Roberto Heemann falarão das atividades e estudos desenvolvidos na PUCRS, como o uso do carvão gondwânico como sequestrador de CO2.
O Simpósio é voltado a geólogos, engenheiros químicos e de minas e profissionais que trabalham com carvão e desejam conhecer as mais novas tecnologias da área. O encontro segue até sexta-feira, dia 18. Todas as palestras serão ministradas em inglês, já que estarão presentes pesquisadores dos cinco continentes. No último dia será realizada uma visita à jazida de Charqueadas, em Triunfo (RS), onde o Cepac está fazendo a primeira sondagem na América Latina para avaliar o potencial de produção de metano e armazenamento de CO2. Informações e inscrições no site www.pucrs.br/ima/3sgc ou pelo telefone (51) 3320-3689.

Nenhum comentário: