Translate

sábado, fevereiro 28, 2009

*Os cães encaminhados para adoção pelo canil municipal passarão a receber identificação eletrônica. Por meio da implantação subcutânea de um microchip, pouco maior que um grão de arroz, na região da escápula, será possível monitorar os animais, encontrar cães perdidos e localizar mais facilmente os donos, caso seja necessário. A previsão é de que a Secretaria Municipal de Saúde comece a utilizar a tecnologia a partir da segunda metade de março.
Cada transponder implantado terá um número que ficará armazenado com o cadastro do animal e os dados do proprietário no Centro de Controle de Zoonoses. Estima-se que exista um cão para cada grupo de cinco a sete habitantes. Cerca de 95% dos animais possuem donos responsáveis.
“Nosso foco é a saúde humana", afirma o veterinário do Centro de Controle de Zoonoses, José Carlos Sangiovanni. "Com a identificação dos animais, podemos identificar também os proprietários e responsabilizá-los em caso de abandono, agressão, mordeduras ou qualquer dano causado pelo cão. A política de controle da população animal parte do princípio da identificação”, explica.
Posse responsável - A responsabilidade legal dos proprietários de animais de estimação está prevista no Código Municipal de Saúde, Código de Posturas do Município e pela Lei de Crimes Ambientais. Atualmente, cerca de dois mil proprietários são notificados por ano por abandono ou negligência.
Sangiovanni lembra que é fundamental pensar muito antes de adquirir um bicho de estimação. “Muitas pessoas compram ou adotam por impulso. Antes de adquirir um cão ou um gato, é necessário ter em mente que esses animais vivem cerca de 15 anos. Eles exigem atenção e, muitas vezes, causam transtornos. Se eu for me mudar, se for morar num apartamento, se o cachorro começar a latir ou se eu tiver um filho, eu vou poder continuar com esse animal?" Essas perguntas devem ser feitas por quem está pensando em ter um animal, alerta Sangivanni.
Como adotar - Quem quiser adotar um cão deve comparecer munido de identidade ao canil municipal (Estrada Bérico José Bernardes, 3489, Bairro Planalto, Viamão), de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Para adotar animais de pequeno porte, basta ser maior de 18 anos. Animais de médio e grande porte só podem ser adotados após vistoria da residência do pretendente pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses para verificação das condições de segurança do local. Os animais saem do canil vacinados, vermifugados e esterelizados.

Nenhum comentário: