Translate

sábado, fevereiro 28, 2009

*A Delegacia de Polícia para a Mulher de Porto Alegre, situada à Rua Freitas de Castro, sem número, bairro Azenha, amplia a estrutura, em benefício da mulher vítima de violência, bem como dos policiais que ali trabalham. A obra, que será inaugurada na Semana da Mulher (1º a 08 de março), foi erguida durante um ano, obedecendo aos critérios de conforto e funcionalidade. Com a nova estrutura criada, a mulher poderá registrar a ocorrência em salas individuais, longe do público, podendo tirar dúvidas e receber conselhos. Hoje se pode constatar que é a Delegacia da Mulher o primeiro órgão a ser procurado pela vítima após um delito ocorrido no âmbito familiar. É ainda a Delegacia o único órgão aberto 24 horas para o atendimento específico às mulheres vítimas de violência.
Com a ampliação, será possível evitar a entrada do agressor pela mesma porta que a vítima, haverá cela para a detenção dos agressores, evitando-se o contato entre eles. Além disso, os filhos dessa relação, durante todo o procedimento policial, poderão distrair-se na recepção com um ambiente criado exclusivamente para eles. A sala de recepção é climatizada proporcionando maior conforto durante a espera pelo registro da ocorrência policial. Foi criada uma sala específica para atendimentos de assistentes sociais e psicólogos que de forma gratuita atenderão as vítimas de violência após o registro. Aos policiais que trabalham 24h na Delegacia o novo espaço conta com uma cozinha, refeitório e banheiros exclusivos.
É a partir do registro da ocorrência que a mulher é encaminhada ao sistema de saúde, ao Judiciário, à Defensoria Pública, às Casas de Apoio, aos Conselhos, ao Centro de Referência e às Coordenadorias.
A Delegacia de Polícia para a Mulher de Porto Alegre foi criada em março de 1988, tendo sido a primeira do Rio Grande do Sul. Hoje, a Polícia Civil conta com 10 Delegacias de Polícia Especializadas no Estado, são elas: Porto Alegre, Canoas, Caxias do
Sul, Cruz Alta, Santa Cruz do Sul, Ijuí, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria e Novo Hamburgo.
A Delegacia para a Mulher de Porto Alegre tem como titular a delegada Nadine Tagliari Farias Anflor.
Fonte: Ascom PC

Nenhum comentário: