Translate

quinta-feira, janeiro 21, 2010

Incubação na Raiar desperta interesse de empresários de Viamão e região metropolitana
Os detalhes de um processo de incubação e os conceitos que envolvem empreendimentos inovadores marcaram o evento de apresentação da Incubadora Multissetorial da Base Tecnológica e Inovação Raiar da PUCRS, realizado na noite de ontem, dia 20, no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Viamão (Acivi). O encontro, promovido pela Acivi e Sindicato do Comércio Varejista de Viamão (Sindilojas), reuniu cerca de 40 empreendedores locais e da região metropolitana, além de autoridades federais e municipais.
O prefeito de Viamão, Alex Sander Alves Boscaini, acompanhado do presidente da Câmara de Vereadores do município, Valdir Elias, salientou a importância das atividades da Incubadora Raiar em Viamão e agradeceu a oportunidade proporcionada pela Universidade aos empresários locais. "Este é um momento fantástico para investirmos na motivação de empreendedores que estão planejando seus negócios. Contamos com a infraestrutura da PUCRS para aumentar a geração de emprego e renda no município", apontou Boscaini.
O incentivo aos empresários foi evidenciado pelo presidente da Acivi, André Pacheco. Ele considera que esta mobilização coincide com um momento de expansão vivido atualmente. "Viamão tem avançado em termos estruturais, na melhoria de estradas e no aprimoramento de serviços de turismo, por exemplo. Parcerias como esta, com a PUCRS, por meio da Raiar, colaboram para preenchermos uma lacuna ainda existente no setor empresarial", considerou. Túlio Barbosa, presidente do Sindilojas, observa que há muitos jovens empreendedores com necessidade de orientação. "Temos uma juventude muito interessada e com evidente espírito inovador. Com a Raiar, teremos apoio para direcionar essas ideias de forma adequada", entende Barbosa.
A gerente da Incubadora Raiar, professora Moema Nunes, conduziu a apresentação e respondeu questões dos participantes. Ela expôs o histórico da Raiar dentro da Universidade, os serviços disponíveis aos empresários incubados e trouxe exemplos de empreendimentos inovadores, considerando que este é o foco da Incubadora em Viamão. Em âmbito municipal, estiveram presentes o vice-presidente do Sindicato Rural, Nino Tuctenhagen; presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Jose Onofre Saikoski; gerente da Corsan, Glazileu Gloria Aragonês; presidente da Associação dos Contabilistas, Ricardo Kerkhoff; presidente do Comitê de Qualidade, Antônio Martin Santos; advisors e membros de miniempresa ligados à Junior Achievement e representantes da imprensa. O Deputado Federal Geraldo Antonio de Souza Henrique Filho participou do evento representando a esfera federal.

Incubação na Raiar
Para ingressar na Incubadora Raiar é necessário desenvolver um plano de negócios e encaminhá-lo para avaliação. Um dos pré-requisitos considerados no processo de seleção é a identificação do perfil inovador do negócio, seja na produção de um produto ou na prestação de serviços. Os empreendedores que necessitarem de ajuda para o desenvolvimento de seus planos de negócio, antes de submeterem-no à seleção, podem agendar assessoria gratuita na secretaria da Raiar, seja no Campus em Viamão ou em Porto Alegre. A viabilidade técnica e econômica do empreendimento, o diferencial de mercado e competitividade do produto ou serviço e a qualificação dos candidatos são outros importantes critérios utilizados para a avaliação.
Os empresários incubados podem usufruir de espaço físico individualizado e compartilhado, recepção e secretaria, espaço de convivência, salas de reuniões, vigilância e infraestrutura geral, acesso a laboratórios, serviços especializados, bibliotecas e outras facilidades da PUCRS. A Incubadora também oferece apoio na busca de parcerias e fontes de fomento, na promoção e divulgação das empresas, o Serviço de Apoio à Gestão Empresarial (Sage) nas áreas de gestão, design e comunicação e custos subsidiados. Em Viamão, o valor pago pelo uso das salas corresponde a R$ 7,68 m².Os processos de seleção para empresas residentes, fisicamente instaladas na Incubadora, usufruindo do espaço e de todos os serviços oferecidos, e empresas associadas, instalando-se fora da Raiar, utilizando igualmente os benefícios, são de fluxo contínuo, o que significa que estão abertos em caráter permanente. No site da Raiar estão disponíveis mais detalhes para o processo de seleção. Informações adicionais em www.pucrs.br/raiar.

Liana Rigon
Incubadora Raiar
Endereço: Avenida Ipiranga, 6681 - Prédio 94
Telefone: (51) 3320-3673, ramal 27

Nenhum comentário: