Translate

domingo, janeiro 17, 2010

Palestra divulga cultura chinesa
A Coordenação de Relações Internacionais da Secretaria de Coordenação Política e Governança Local promove na segunda-feira, 18, às 10h, no Auditório da Escola de Gestão Pública (Rua Siqueira Campos, 1300 – 14° andar), palestra da professora e tradutora Márcia Schmaltz, intitulada “Porto Alegre na Expo 2010 – Hábitos Culturais da China”.
Schmaltz é instrutora sênior de Português da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Macau, República da China. A tradutora fez intercâmbio na Universidade Normal e especialização em tradução na Universidade de Língua e Cultura, ambas de Beijing. A professora é também co-autora do livro 50 Fábulas da China Fabulosa, com o professor e escritor Sérgio Caparelli. É formada em Letras e mestre pela UFRGS, com especialização em tradução na Universidade de Língua e Cultura de Beijing (BLCU). Em 2000 ganhou o prêmio Xerox/Livro Aberto pela tradução de Histórias da Mitologia Chinesa e, em 2001, o Prêmio Açorianos de Literatura, categoria tradução.
Márcia Schmaltz colabora com seu conhecimento sobre a China e vivência naquele país, compartilhando com os servidores da prefeitura e público em geral conhecimentos sobre hábitos e cultura chineses, que estarão ainda mais em evidência quando da realização da Expo 2010, a partir de 1° de maio.
Porto Alegre é uma das 55 cidades do mundo que foram selecionadas para participar da Expo 2010, em Xangai, na China, pelo Bureau Internacional de Exposições, integrado por vários organismos e instituições internacionais. A Expo 2010 tem como tema “Cidade Melhor, Vida Melhor”. Na cidade que é o maior centro econômico da China, Porto Alegre mostrará como ações conduzidas com base no conceito de governança solidária local têm transformado comunidades, ampliando perspectivas de desenvolvimento, com parceria, cooperação e responsabilidades compartilhadas.

Nenhum comentário: