quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Nova carteira de identidade é aprovada por jornalistas
Documento é emitido com agilidade em sindicatos como o do Rio Grande do Sul
A nova carteira de identidade profissional dos jornalistas já está sendo emitida e com aprovação dos profissionais, conforme divulgado no site da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). O processo é realizado rapidamente nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. A razão para a agilidade é a aquisição, por parte dos Sindicatos de Jornalistas, dos scanners apropriados para a produção da carteira de identidade profissional com os dados biométricos dos interessados (impressão do polegar, assinatura e fotografia digitais).
Para as demais localidades do país, a emissão ocorre num prazo médio de 20 dias. Em formato de cartão magnético, o novo documento tem validade de três anos e é resultado de um contrato entre a FENAJ e a GD Burti, detentora da tecnologia de produção. O novo processo garantirá maior segurança, durabilidade e qualidade na identificação dos jornalistas.
A nova identidade profissional já poderá ser usada na Identificação Positiva de Passageiros, nova medida da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a ser adotada a partir de 1º de março, quando todos os passageiros que embarcarem nos aeroportos brasileiros deverão apresentar documento de identificação, com foto, no portão de embarque das aeronaves.
Os interessados em obter a carteira de identidade profissional devem entrar em contato com o Sindicato dos Jornalistas de seu estado ou região para obter informações sobre a documentação e procedimentos necessários.
Leia também em Coletiva.net:
Fenaj lança nova carteira nacional de jornalista

Nenhum comentário: