quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Pró-reitor de Pesquisa e Pós integra comissão organizada pela Capes

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS, Jorge Audy, integra a partir desta semana um grupo de trabalho que irá propor ações para estimular o ingresso de estudantes nos cursos de graduação na área das engenharias. A comissão, organizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e formada por dez especialistas, estimulará também o desenvolvimento da pesquisa, da pós-graduação, da produção científica e da inovação tecnológica nesta área do conhecimento.
O primeiro encontro do grupo será nesta quinta-feira, 11 de fevereiro, em Brasília. Além de Audy participam o diretor de Relações Internacionais da Capes, Sandoval Carneiro Júnior, Roberto Leal Lobo e Silva Filho; Manuel Marcos Maciel Formiga, da CNI; Luiz Carlos Scavarda do Carmo e José Ricardo Bergmann da PUC-Rio; Guilherme Sales Soares de Azevedo Melo, da UnB; Carlos Hoffmann Sampaio, da UFRGS; Nei Yoshihiro Soma, da USP e Antonio Marcus Nogueira Lima da UFCG.
Conforme consta em documento publicado no Diário Oficial da União de segunda-feira, dia 8, entre as razões para a criação da comissão está o entendimento de que a capacidade de inovação tecnológica de um país e sua competitividade industrial estão ligadas ao desenvolvimento das engenharias. Porém, no Brasil, o número de engenheiros formados, a produção de patentes e os avanços na área de inovação tecnológica estão abaixo do desejado para o desenvolvimento tecnológico do país. Além disso, a formação de profissionais nesta área vem se desenvolvendo aquém do desejado para acompanhar as rápidas mudanças mundiais.

Nenhum comentário: