terça-feira, agosto 19, 2008

* O Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS, em conjunto com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH), promove o simpósio "A Globalização do Pensamento Libertário: imagens e representações de Garibaldi em movimentos internacionais". As atividades realizadas na Universidade representam a última etapa de um grande evento internacional, cujo primeiro momento desenvolveu-se na Universidade de Urbino, na Itália, em novembro do ano passado, e o segundo desenvolveu-se na University of South Caroline, em Colúmbia, nos Estados Unidos, no mês de abril deste ano. O objetivo principal do evento é registrar a passagem do bicentenário de nascimento de Garibaldi, como personagem destacado na história latino-americana e européia, ao integrar ações internacionais que analisarão diferentes contextos em que atuou. O público-alvo abrange professores universitários, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores em História, Antropologia, Ciências Sociais, Letras e Comunicação Social e outros profissionais, como museólogos e arquivistas, e a comunidade em geral. O Simpósio ocorre de 10 a 12 de setembro de 2008, no auditório do prédio 9, no Campus Central da Instituição (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Inscrições e informações adicionais sobre a programação, organização e mapas de localização podem ser obtidas no site www.pucrs.br/eventos/garibaldi.
* Foi divulgado recentemente o ranking da Webometrics, considerado um dos mais confiáveis índices de avaliação de universidades do mundo. Tendo por base dados de mais de 16 mil instituições (pesquisas, publicações internacionais qualificadas dos docentes e pesquisadores), a PUCRS ocupou a posição número 969. No Brasil, a Universidade ficou em 14º lugar, sendo segunda comunitária e particular do País e a primeira da Região Sul. Em relação à América Latina, está entre as 30 melhores. O ranking completo pode ser visto no site http://www.webometrics.info/. A Instituição também se destacou num estudo encomendado pela empresa alemã Bosch. Nele foram identificadas as principais universidades latino-americanas na área de Engenharia de Sistemas e Software. A PUCRS ficou em 2º lugar, tendo a primeira colocação entre as universidades privadas do Brasil e da América Latina. Dentre os indicadores observados estavam as publicações, qualidade e quantidade de projetos (principalmente envolvendo empresas), parcerias, entre outros.
* A Faculdade de Direito da PUCRS (Fadir), através do Departamento de Direito Público, realiza a 10º edição do "Grupo de Estudos em Direito Internacional Econômico. "Os professores Ricardo Koboldt de Araújo e Guilherme Pederneiras Jaeger serão os coordenadores da atividade, que tem como objetivo implantar no meio acadêmico a análise e discussão de assuntos vinculados ao direito internacional público e privado, relacionados à economia mundial. Os encontros estão divididos em três módulos: O Direito do Comércio Internacional, Os contratos internacionais e Os investimentos internacionais. O evento é destinado aos alunos e professores da PUCRS e demais interessados, com início no dia 23 de agosto e término em 29 de novembro, sempre aos sábados, das 9h às 12h. Outras informações e inscrições na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), pelo telefone (51) 3320-3680 ou através do site www.pucrs.br/cursoseeventos.
* O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS está realizando mais uma edição dos "Projetos de Filosofia - Pensadores". A próxima palestra será realizada no dia 22 de agosto, às 14h30min, e terá como tema "Cenários da liberdade de imprensa e opinião pública em Hegel". A atividade tem a coordenação do professor Agemir Bavaresco e acontecerá no auditório do 9º andar do prédio 50, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). O encontro busca apresentar ao público as pesquisas desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Instituição, enfatizando a sua relevância para o enfrentamento dos desafios da contemporaneidade. A entrada é franca e a inscrição pode ser feita, mediante uma doação de brinquedo novo por palestra, através do e-mail filosofia-pg@pucrs.br. Outras informações através do telefone (51) 3320-3554.
* A Editora Universitária da PUCRS (Edipucrs) está lançando a obra "CiberCultura e Pós-Modernismo", do professor Francisco Rüdiger. O livro trata da importância que o humanismo tem na história universal e a relação com a cibercultura. A Edipucrs oferece preços promocionais, com descontos de 20%. A Livraria fica no prédio 41, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações adicionais no site www.pucrs.br/edipucrs ou pelo telefone (51) 3320-3906.
Estão abertas as inscrições para a Mostra Competitiva do "21° Set Universitário", promovido pela Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos). O evento tem como objetivo estimular a troca de experiências entre alunos, professores e profissionais das áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Produção Audiovisual, Cinema e Vídeo. A Mostra, que existe desde 1998, premia os estudantes autores dos melhores trabalhos desenvolvidos em atividades acadêmicas e os professores orientadores.
* Os interessados dos cursos superiores de Comunicação Social e Cinema/Audiovisual podem se inscrever até o dia 10 de setembro. Os trabalhos devem ter sido realizados em atividades curriculares nos semestres de 2007/2 e 2008/1. As categorias da mostra são: Jornalismo, com 24 subcategorias, Relações Públicas, com 12 subcategorias, Cinema/Audiovisual, com 5 subcategorias, e Publicidade e Propaganda, com 9 subcategorias. O regulamento a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.pucrs.br/famecos/set. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3500, no ramal 4116.

Nenhum comentário: