sexta-feira, agosto 22, 2008

Pichadores foram autuados na Bento Gonçalves

* Através de denúncia feita pelo 153, telefone do disque-pichação, agentes da Guarda Municipal autuaram na noite desta quinta-feira, 21, seis pichadores integrantes de uma gangue, no bairro Partenon, zona leste da Capital. O grupo pichou oito prédios ao longo da Avenida Bento Gonçalves. Entre eles estavam dois adolescentes de 14, dois de 15, um de 17 e um adulto de 19 anos.
De acordo com os agentes da Guarda Municipal, foram apreendidos com pichadores: dois tubos de spray, duas garrafas pet com tintas, esponjas e mochilas. Os adolescentes foram conduzidos ao Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca) onde serão submetidos a medidas sócio-educativas e o adulto foi apresentado a área judicial.
Empenho - O secretário Marco Antonio Seadi, afirmou que a Guarda Municipal está empenhada 24 horas por dia na luta para retirar estes delinqüentes das ruas da cidade. "Não seremos complacentes e estamos trabalhando com afinco para não deixar espaços para estes vândalos", completou.
No período de 01 de janeiro a 14 de agosto de 2008, o Disque Pichação recebeu um total de 258 denúncias que resultaram em 56 prisões. Hoje, a corporação possui um efetivo de 569 Guardas Municipais, 25 carros que ficam à disposição 24 horas por dia, além de 13 motocicletas. A população, sempre que observar atos de vandalismo (pichação ou destruição do patrimônio público ou privado), pode acionar o Disque-Pichação no telefone 153.
* O Caminho do Livro segue como uma opção de lazer, todos os sábados, no Centro Histórico. A feira funciona das 10h às 16h, na Rua Riachuelo, entre a Avenida Borges de Medeiros e a Rua General Câmara. Neste trecho, são instaladas cerca de 40 bancas de livreiros já estabelecidos na Riachuelo e de outras lojas inscritas para participar do evento. A cada edição, é preparada uma programação especial, que inclui apresentações artísticas, sessões de autógrafos e bate-papos com escritores.
Para este sábado, 23, a partir das 11h40, está prevista a presença da banda “Saudade que Ficou”, que interpretará sucessos da Jovem Guarda. Às 11h, será realizada a leitura de microcontos, com a Editora Casa Verde e convidados. Na parte da tarde, uma das atrações será a participação a atriz Bárbara Camargo, que participa desde 1997 da equipe permanente de contadores de história da Feira do Livro. A partir das 15h, Bárbara vai coordenar a contação de histórias no Caminho do Livro.
Outras atrações - Há ainda atrações paralelas, como a IV Mostra de Pesquisa: Produzindo a História a partir de Fontes Primárias, no auditório do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (Rua Riachuelo, 1031), das 8h30 às 12h. O tema é "Guardando o Passado: arquivistas e historiadores", e as inscrições devem ser feitas antecipadamente pelos telefones 3227-1698 e 3211-2867.
Durante a realização do Caminho do Livro, a Rua Riachuelo fica bloqueada ao trânsito entre a Avenida Borges de Medeiros e a Rua General Câmara. A rota alternativa se dá pela Rua Jerônimo Coelho, e o acesso para moradores e expositores deve ser feito pela esquina com a Rua General Câmara. Em caso de chuva, a feira será cancelada, tendo em vista que todas as atrações são ao ar livre.
A programação completa está no site www.portoalegre.rs.gov.br/vivaocentro.

Nenhum comentário: